InícioGrupo EspecialLuto no carnaval! Samba perde Hélio Turco, compositor e presidente de honra...

Luto no carnaval! Samba perde Hélio Turco, compositor e presidente de honra da Mangueira

Compositor venceu 16 sambas na Mangueira, sendo o maior da história, e conquistou seis títulos no carnaval

O carnaval e a Estação Primeira de Mangueira perderam Hélio Rodrigues Neves, o Hélio Turco, aos 87 anos, compositor e presidente de honra da verde e rosa. O sepultamento do compositor será na sexta-feira, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, às 10h30. O velório terá início às 8h. Confira abaixo a nota da escola sobre o falecimento do baluarte.

Fotos: Thiago Mattos/Divulgação

“É com enorme pesar que a Estação Primeira de Mangueira informa o falecimento, aos 87 anos, de seu Presidente de Honra Hélio Rodrigues Neves, conhecido carinhosamente por todos como Hélio Turco.

Sambista, compositor e baluarte da Verde e Rosa, seus sambas embalaram o sonho da Mangueira na Avenida por 16 vezes, conquistando seis títulos, o que o tornou o compositor com maior número de conquistas da Escola.

Nascido no Grajaú, Turco se mudou com 2 anos para o morro que passou a fazer parte de sua vida. Seu primeiro samba-enredo, “Brasil através dos tempos” (1959), foi ovacionado, assim como o último, “Se todos fossem iguais a você” (1992), em homenagem a Tom Jobim, que lhe rendeu o Troféu Cidade do Rio de Janeiro de melhor samba. Uma de suas obras de maior sucesso, “100 anos de liberdade, realidade ou ilusão” (1988), se tornou em abril desse ano o Hino Oficial do Dia Nacional da Consciência Negra no Estado do Rio de Janeiro, motivo de grande orgulho para a Mangueira.

Apesar de ser o autor de grandes sucessos, em recente entrevista para o jornalista Fernando Paulino, no Instagram da Mangueira, Hélio Turco declarou ter ficado muito feliz com seus 16 sambas vitoriosos, porém os que realmente lhe fizeram chorar foram as duas obras que escreveu para a Mangueira do Amanhã.

Em nome da presidenta Guanayra Firmino e toda sua diretoria, a Estação Primeira de Mangueira abraça com todo carinho seus familiares e amigos neste momento de grande dor”.

- ads-

Império Serrano anuncia que Darlin não é mais rainha de bateria da escola

O Império Serrano anunciou nesta sexta-feira que Darlin Ferrattry não segue cono rainha de bateria para o Carnaval 2025. Veja o comunicado da escola. "A...

Carnavalescos da Grande Rio promovem visita mediada em exposição neste sábado

Neste sábado, 02 de março, às 14h, acontecerá uma visita mediada pela exposição "Laroyê, Grande Rio!", em exibição no Museu de Arte do Rio,...

União da Ilha anuncia saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A União da Ilha anunciou nesta sexta-feira a saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Thiaguinho e Amanda. A dupla recebeu o prêmio "Estrela...