InícioGrupo EspecialLeandro Vieira sobre temática afro nos enredos de 2025: 'condição raríssima de...

Leandro Vieira sobre temática afro nos enredos de 2025: ‘condição raríssima de cidadania e educação pro povo brasileiro’

Tricampeão do Grupo Especial do Rio de Janeiro, o carnavalesco Leandro Vieira publicou nas redes sociais sua opinião sobre a temática afro nos enredos para o Carnaval de 2025. O artista, que está na Imperatriz Leopoldinense, apresentará no ano que vem o enredo “ÓMI TÚTÚ AO OLÚFON- Água fresca para o Senhor de Ifón”. Veja abaixo o posicionamento de Leandro Vieira.

leando enredo imperatriz2025
Foto: Divulgação/Imperatriz

“Geral sabe que, em nosso país, há uma tendência que generaliza não só o corpo negro, mas também, aspectos da cultura negra. Pra mim, é este equívoco que determina a visão de parte da turma sobre a safra de enredos que alguns estão chamando de “monotemática”.

Toda vez que leio essa parada, lembro do Milton Nascimento dizer em entrevistas sobre sempre ter sido confundido com o Djavan. Anos depois, vi a atriz Elisa Lucinda falar que, ainda hoje, é confundida com a Zezé Motta. E que o mesmo é recorrente com outros artistas pretos.

Na fala, Elisa expõe de onde parte esse olhar que invisibiliza às diferenças e os danos que resultam de, no Brasil, a turma achar que “tudo que é preto é igual”. Penso que a “queixa” de “muitos enredos afro” no carnaval que virá parte daí: De um pré-conceito que generaliza.

Nos enredos, Oxalá não é o Logun Edé. O candomblé da Casa Branca não é a devoção ao Malunguinho. O preto mineiro da Portela passa longe do negro sambista de Nilópolis. Pensar que tudo é igual, é como olhar pro Milton e errar dizendo ser o Djavan. Ver a Elisa e pensar na Zezé.

Olho a safra (e a discussão sobre ela) pensando que a variedade temática “afro” porvir oferece uma condição raríssima de cidadania e educação pro povo brasileiro: A de, ao acompanhar os enredos das Escolas de Samba, se informar pra enterrar a ideia de que preto é tudo igual”.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...