Campeão com a Imperatriz Leopoldinense no Carnaval 2023, o carnavalesco Leandro Vieira viu seu trabalho ser reconhecido também nas premiações do carnaval. No site CARNAVALESCO, através do Estrela do Carnaval, o artista faturou duas categorias: Enredo e Melhor Conjunto de Fantasias do Grupo Especial. Em entrevista, ele citou que costuma buscar o trabalho autoral e que vencer na categorias “Melhor Conjunto de Fantasias” engrandece ainda mais toda a atividade exercida no barracão.

Foto: Alexandre Vidal/Divulgação Rio Carnaval

“Fico feliz em ter o trabalho lembrado pelo júri que compõe a premiação. Ter o trabalho em fantasia visto dessa forma qualifica não apenas a minha maneira de pensar o figurino que veste o folião carnavalesco, mas, também, engrandece as centenas de mãos que se dedicam comigo na reprodução desse conjunto de adereços, chapéus, estandartes, saias, calças, batas, arames, blusas, costeiros e tantos outros artigos mais que enchem os desfiles de beleza e qualidade visual. Como um criador em busca de autoralidade nas coisas que realizo me sinto lisonjeado com o prêmio. Como operário da produção carnavalesca diária me sinto honrado e estendo essa honra aos que trabalham comigo fazendo disso, uma obra possível. Esse prêmio é meu, é de quem fez isso comigo e também é do componente que vestiu a fantasia para que ela atingisse a plenitude”.

Sobre o prêmio de melhor Enredo, Leandro Vieira explicou o que sente quando produz o desenvolvimento para o desfile de uma escola de samba.

“O desenvolvimento de um enredo é a mola que impulsiona a criação diária de um carnavalesco. Pesquisar, escrever, dar contorno textual à minha criação e fazer do visual um refém do discurso é o maior tesão que tenho com a minha profissão. Creio que é essa condição de conciliar um pensamento traduzido em texto com a expectativa de produção de discurso atrelado ao visual que forja a tal figura do carnavalesco que se consolidou no imaginário da festa. Ser um carnavalesco “enredista” que é reconhecido como bom pelo júri do site me alegra de forma particular, já que gosto de desenvolver como artista e não como teórico aquilo que idealizo para apresentar na Avenida de desfiles. Agradeço o prêmio e dedico esse reconhecimento aos dois artistas que me forjaram como carnavalesco crendo que o texto e o desenho que dá contorno aos pensamentos andam de mãos dadas na feitura de grandes desfiles: Renato Lage e Rosa Magalhães, esse prêmio é de vocês. Eu nada saberia sem as mãos de vocês escrevendo e desenhando para me ensinar o caminho do êxito”, disse o artista campeão pela Imperatriz.

Vencedor com a bateria da Imperatriz, mestre Lolo também comentou o prêmio recebido pelo Estrela do Carnaval. “É muita felicidade, cara. Satisfação, né? A gente trabalha o ano inteiro pra chegar lá e tomar nota máxima, que esse é o objetivo principal da escola, né? E da bateria. E ser agraciado ainda com o prêmio, num tem nada melhor. Feliz, a rapaziada está muito feliz! Ainda veio o título junto, aí ficou perfeito. Afinal, todo mundo almeja isso”.

Veja apresentação da Imperatriz na premiação do Estrela do Carnaval 2023