InícioGrupo EspecialIrmãos Raoni e Dandara Ventapane estreiam show no Circo Crescer e Viver

Irmãos Raoni e Dandara Ventapane estreiam show no Circo Crescer e Viver

Representantes da terceira geração da família Ferreira, a porta-bandeira Dandara Ventapane, do Paraíso do Tuiuti, estreia na sexta, às 20h, no Circo Crescer e Viver, o show “Atravessando Gerações”, em que divide o palco com o irmão Raoni. O espetáculo inédito marca o início da temporada de divulgação do primeiro EP dos netos de Martinho da Vila, gravado pela Sony em 2021 e até então disponível apenas nas principais plataformas de streaming musical. Os ingressos estão com venda antecipada pelo link www.sympla.com.br/evento/canta-canta-minha-gente/1651779.

Foto: Divulgação

Com direção musical de Ana Costa, cantora que é madrinha da dupla, e direção artística do tio Martinho Filho, Raoni e Dandara aproveitam a ocasião para lançar os clipes de quatro das cinco faixas do EP: Que preta é essa, Namoradeira, Meu enredo e Seja feliz. A música que dá título ao EP e ao show, Atravessando gerações, é a única que já tinha clipe, que contou com as participações da mãe, Analimar, e do avô.

O repertório do show apresenta obras marcadas pela herança e genética musicais da família. As canções do EP – quatro delas de autoria de Raoni, ora solo, ora em parceria com Ana Costa (Seja Feliz), Mart´nália e Thiago da Serrinha (Meu Enredo) – desfilam na luxuosa companhia de composições de Martinho, entre elas as antológicas Canta, Canta, Minha Gente e Casa de Bamba. Outro destaque é Odilê, Odilá, de João Bosco e Martinho, em que a dupla de irmãos divide a interpretação com o avô no mais recente álbum do artista, Mistura Homogênea.

Sucessos das rodas de partido alto cariocas e de novas gerações de sambistas também marcam presença. O roteiro abriga de Reinaldo, Arlindo Cruz, Mart’nália e Luiz Carlos da Vila, a Ferrugem (O Som do Tambor) e Luedji Luna (Banho de Folhas), incluindo ainda Nossa Escola, verdadeiro hino de exaltação a grandes partideiros, surgido nas rodas de samba.

“Queremos mostrar nosso trabalho independente, mostrar as distintas gerações do samba que nos influenciam, sem, claro, perder o clima familiar, essa ligação que nos fez estar aqui hoje, o samba lá de casa, o samba dos Ferreiras, o samba de Martinho”, afirma Raoni.

A dupla de sambistas entra em cena escoltada por uma banda formada por músicos que os acompanham pelas rodas de samba (baixo, cavaco, banjo, violão e percussão) e, ainda, pela mãe Analimar Ventapane (vocais e percussão) e o irmão mais novo Guido Ventapane (percussão).

Amadurecimento – Prestes a completar cinco anos de carreira, os sobrinhos de Mart´nália apostaram desde o início em um formato nada comum neste segmento musical: a dupla de sambistas. No show Atravessando Gerações, eles apostam também em um espetáculo sem convidados ilustres.

“Sempre estivemos muito atrelados às participações, que nos ajudavam a contar um pouco da nossa história, da história da família e de nosso avô. Neste show queremos focar em contar e escrever a nossa própria história. Além de ser uma aposta, é também uma fase de amadurecimento”, reflete Dandara.

A pandemia de Covid-19 adiou o início da turnê de divulgação do EP, lançado no segundo semestre do ano passado. “Nossa volta da pandemia foi gradual, fomos voltando devagar às rodas de samba e eventos; ao mesmo tempo em que acompanhamos com cautela a retomada das atividades, fomos observando pra onde o vento estava a nos levar”, conta Raoni.

“Outro fator que nos fez lançar o show baseado no EP só agora é que somos uma família muito movida a carnaval e era preciso encerrar o ciclo do carnaval 2022, que só aconteceu em abril”, completa Dandara, que é primeira porta-bandeira da Paraíso do Tuiuti, escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Raoni é percussionista da Unidos de Vila Isabel, escola cuja história é intimamente ligada à própria trajetória da família de Martinho.

SERVIÇO
Show/Samba: Atravessando Gerações
Raoni e Dandara
Local: Circo Crescer e Viver
Endereço: Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova – RJ
Data: 26 de agosto de 2022 (sexta-feira)
Horário: 20h
Ingresso: R$ 20,00
Classificação: livre
Vendas: www.sympla.com.br/evento/canta-canta-minha-gente/1651779

- ads-

Grande Rio faz primeira reunião com a comunidade e presidente de honra crava: ‘2025 será incrível’

Depois de lançar o enredo que levará para a Avenida em 2025, a Acadêmicos do Grande Rio iniciou o trabalho junto a sua comunidade....

Porto da Pedra confirma Mauro Quintaes na equipe de 2025

A Porto da Pedra confirmou o nome do carnavalesco Mauro Quintaes no time de 2025. O artista, que assinará seu sétimo trabalho na vermelha...

Sinopse da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval 2025

Enredo: “LAÍLA DE TODOS OS SANTOS, LAÍLA DE TODOS OS SAMBAS” INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA "Veje bem", A importância do Laíla para o Samba e o Carnaval é...