InícioGrupo EspecialInício com o pé direito! Beija-Flor realiza primeiro ensaio de rua para...

Início com o pé direito! Beija-Flor realiza primeiro ensaio de rua para o Carnaval 2023 com show da comunidade debaixo de chuva

Temporal caiu durante todo ensaio, mas força do samba fez a diferença em uma demonstração do rolo compressor de Nilópolis

A Beija-Flor realizou na noite de sábado o seu primeiro ensaio de rua rumo ao Carnaval 2023. Como é tradição, o treino ocorreu na Avenida Mirandela, no Centro de Nilópolis. Mesmo com a forte chuva, o público encheu o local e presenciou um show de canto e evolução da comunidade da Baixada Fluminense. Com o enredo “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues, a Beija-Flor será a quinta escola a desfilar na segunda noite de desfiles no Grupo Especial.

Mesmo sendo o primeiro ensaio de rua, o número de componentes impressionou e o tradicional canto da agremiação se fez presente, nem mesmo o temporal que caiu durante todo ensaio foi capaz de segurar o povo nilopolitano. Neguinho da Beija-Flor, em turnê pela Europa, foi ausência, mas o carro de som mostrou que está em total sintonia. A cantora Ludmilla não participou. A comissão de frente também não esteve presente e abertura da escola contou com a velha-guarda e Claudinho e Selminha Sorriso. * OUÇA AQUI O SAMBA DA BEIJA-FLOR NA VERSÃO OFICIAL

“A gente vem numa pegada de um mês ensaiando a comunidade. Estamos muito felizes do que a gente está fazendo na quadra e surtiu efeito aqui. Não foi surpresa a comunidade cantar, mas esse elemento surpresa da chuva parece que deu um ânimo a mais. A Beija-Flor tem um histórico com chuva. Quando chove a gente levanta. Foi um grande ensaio. odemos melhorar em muita coisa. É o primeiro ensaio, ainda tem mais sete ou oito ensaios aqui na rua. O ponto alto foi sem dúvida a entrega da comunidade. Todo mundo cantou o samba. O canto está muito bom”, analisou Dudu Azevedo, diretor de carnaval.

Dudu Azevedo, diretor de carnaval da Beija-Flor

O diretor falou da importância do ensaio de rua para escola de samba. “É quando a gente coloca realmente uma dinâmica de desfile. Conseguimos dar uma evolução, a gente para pras cabines já marcadas aqui. Então, quando paramos tem um tempo de evolução que é diferente da quadra. A gente vai preparando e quando chega aqui o povo explode”.

Harmonia e Samba-Enredo

Mesmo antes de ser escolhido como o samba oficial da escola, a obra de Léo do Piso, Beto Nega, Manolo, Diego Oliveira, Julio Assis e Diogo Rosa já havia caído nas graças da comunidade nilopolitana. O que se viu no ensaio foi uma escola aguerrida e com a obra na ponta da língua. Naturalmente, não é preciso muito para que os componentes da Beija-Flor cantem com muita garra, tendo em seu samba a frase “Deixa Nilópolis cantar”. É esperar uma explosão, não foi diferente neste primeiro ensaio, a escola pulsou e não deixou o samba cair em momento algum. Mesmo sem a presença de Neguinho, o carro de som deu conta do recado e mostrou sintonia com a bateria dos mestres Rodney e Plínio.

Carnavalesco André Rodrigues, divide com Alexandre Louzada, a produção do desfile

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Claudinho e Selminha Sorriso são duas entidades da Beija-Flor e também são duas celebridades. Por onde passam arrancam aplausos, no ensaio deste sábado não foi diferente, eles brilharam mais uma vez no asfalto da Mirandela. Diferente do último carnaval, dessa vez eles vieram logo na abertura da escola. Após anos juntos, a sintonia entre os dois é evidente e apenas com os olhos eles se entendem. A chuva, que poderia atrapalhar o bailado do casal, foi mera coadjuvante. Durante todo o bailado foi possível ver Claudinho riscar a avenida, já Selminha se manteve firme e graciosa durante toda a apresentação, demonstrando destreza em lindos giros. A dupla manteve o contato visual durante toda a dança e levantaram as pessoas que acompanham o ensaio.

Selminha destacou que ensaiar na rua é importante para manter viva as tradições das escolas, para ela, o contato com o público é fundamental para o sambista, e que para Beija-Flor é ainda mais importante, pois a escola representa muito para os moradores de Nilópolis, portanto, ter esse momento do ensaio une ainda mais a agremiação com o seu torcedor.

“Ensaiar na rua é outra coisa, é estar em contato com a comunidade, comunidade nilopolitana, alguns nem desfilam, mas torcem e vem todo mundo assistir a Beija-Flor que é o patrimônio, não só mais do município, mas do estado do Rio de Janeiro e do mundo, porque Nilópolis é conhecido no mundo inteiro, porque tem a Beija-Flor como seu patrimônio. Então, está nos dados do povo, em contato com a comunidade, com os cachorros da rua, com os amigos que já beberam um pouquinho, tudo isso é nosso, é do samba, é do chão da escola”, disse Selminha.

Claudinho e Selminha no primeiro ensaio de rua da Beija-Flor para o Carnaval 2023

Selminha aproveitou para agradecer a todo o público presente na Mirandela, mesmo debaixo de muita chuva o público se manteve fiel e ficou até o fim do ensaio. Ela exaltou o canto da comunidade e valorizou o enredo da escola. Segundo Selminha, ela tem se tornado uma mulher e sambista mais esclarecida por conta dos últimos enredos da escola.

“Fico muito feliz, a Beija-Flor começou o primeiro ensaio hoje com chuva, entretanto, quantitativo muito elevado de pessoas assistindo, de apaixonados pela escola mesmo com o tempo ruim vieram assistir a Beija-Flor, o nosso canto lá em cima, o canto com esse samba que é maravilhoso que é a voz do povo, eu tô descobrindo um Brasil que eu não conhecia, estou muito feliz, porque agora sim eu sei de fato o que a história não me contou. Estou muito feliz de ser uma mulher mais esclarecida, uma sambista mais esclarecida e escola de samba”, destacou a porta-bandeira.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Beija-Flor, Claudinho e Selminha

Sobre a fantasia que usará no próximo desfile, Selminha disse que já viu os desenhos e ficou muito feliz com o presente que os carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues deram para o casal, ela disse ainda que já está confeccionando a roupa e que até o carnaval dará tudo certo.

“Já vi e estou bem em cima porque o carnaval vai ser mais cedo. Estamos em preparação já da fantasia. Está bem na hora porque estamos no finalzinho de novembro e dezembro é um mês mais curto. Mas eu estou muito tranquila, porque o Edmilson (quem produz a fantasia) é um excelente profissional e os nossos carnavalescos preparam uma roupa muito linda pra nós. Muito obrigada Alexandre Louzada e André Rodrigues”, finalizou Selminha.

Bateria


Comandada pelos mestres Rodney e Plínio, a bateria soberana impulsionou o samba e o canto da escola, bastante seguros, os ritmistas realizaram seis convenções e até o desfile oficial serão oito. A chuva que caiu durante o ensaio não parece ter prejudicado os 270 da “Bateria Soberana”. O mestre Rodney foi só elogios ao final do ensaio, disse estar muito satisfeito com o ensaio e orgulhoso de seus ritmistas. Nos próximos dias, o site CARNAVALESCO apresenta uma coluna especial sobre a bateria.

Lorena e Raissa juntas no primeiro ensaio de rua da Beija-Flor para o Carnaval 2023

“Pode até ser presunção da minha parte, mas achei perfeito. Com essa chuva o empenho, a garra dessa escola, da bateria, chovendo um dilúvio literalmente, a bateria se comportou maravilhosamente bem. Eu estou muito satisfeito, muito feliz e muito orgulhoso deles. Eu não esperava outra coisa que não fosse total entrega. Eles são demais, demais mesmo, foi perfeito. Serão oito convenções. A gente já fez seis, faltam duas que a gente vai colocar de acordo com os ensaios pra não inserir muita informação na cabeça da galera, mas eles foram muito bem. Estou muito orgulhoso deles. Eu acho que quem não veio perdeu um grande espetáculo. Mesmo com a chuva a galera tava aí, não arredou o pé e ficou feliz com o que viu. E a gente tá muito feliz. Nilópolis ama carnaval, o carnaval para o nilopolitano é muito importante”, disse o mestre.

Mestre Plínio, a rainha Lorena e mestre Rodney no ensaio de rua da Beija-Flor

Foi a primeira vez de Lorena Raíssa a frente da bateria em um ensaio de rua e nem mesmo a chuva foi capaz de parar a jovem, ela esbanjou muito carisma, samba no pé e por onde passou teve seu nome gritado. No final do ensaio o número de pessoas para tirar jovem com a rainha foi enorme, já está nos braços da comunidade.

Lorena agradeceu e disse estar feliz por receber o carinho da comunidade: “Esse momento está sendo mais do que feliz, estou sendo abençoada de verdade, sinto que a comunidade está abraçando a gente e nós vamos com tudo para 2023”.

Evolução

A evolução da escola se mostrou extremamente acertada, o ensaio durou pouco mais de uma hora e durante todo o tempo os componentes evoluíram com bastante desenvoltura e animação. A Beija-Flor fez todo o percurso sem sustos e de forma uniforme, não foram observados descompassos e todos os integrantes das alas estavam se divertindo. Nem mesmo a chuva que caiu assustou os componentes das alas. Serviu de combustível para uma evolução ainda mais descontraída. Vale destacar que a escola levou algumas alas coreografadas e todas elas arrancaram aplausos durante todo o percurso.

Outros Destaques

A eterna rainha de bateria, Raíssa de Oliveira esteve presente no ensaio e arrancou muitos aplausos de quem acompanhava o cortejo. Ela veio a frente da ala das Damas e demonstrou o habitual samba no pé. As finalistas do concurso “Rainha da Comunidade”, Flávia Custódio e Aieny Mendes são as novas princesas da ala de passistas e desfilaram juntas à frente da ala.

- ads-

Leia a sinopse do enredo da Portela sobre Milton Nascimento para o Carnaval 2025

Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol Uma homenagem a Milton Nascimento “Só quem toma um sonho Como sua forma de viver Pode desvendar o...

Três novos enredistas se juntam à equipe da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2025

A Beija-Flor de Nilópolis anuncia a chegada de três novos talentos que formam a equipe de enredistas para o Carnaval de 2025. Bianca Behrenda,...

Conheça o enredo da Colorado do Brás para o Carnaval 2025

A Colorado do Brás divulgou na noite desta quarta-feira seu enredo para o Carnaval 2025; Confira abaixo a publicação da escola. "A energia e a...