InícioEspecialImperatriz além da técnica: escola preza pela diversão na Sapucaí

Imperatriz além da técnica: escola preza pela diversão na Sapucaí

Por Juliana Cardoso

Em 2019, a Imperatriz Leopoldinense mudou o seu modo de desfilar na Marquês de Sapucaí. Mais divertida e com críticas irreverentes, a escola de Ramos apresentou um enredo contando a história do dinheiro, deixando de focar apenas na técnica para passar pela Avenida com alegria e bom humor. As alas “Consumo – Cartão de Crédito” e “Paraísos Fiscais”, e a alegoria “Minha Casa, Minha Vida” foram exemplos dessa transformação da agremiação na madrugada de desfiles desta segunda-feira.

As alas, posicionadas no quarto setor da escola, trouxeram fantasias diferentes daquelas que a Imperatriz costumava retratar. Uma mostrou as facilidades do cartão de crédito, fator que torna os titulares consumistas. Ela era colorida, com objetos como bolsas e sapatos adornando o traje. Pequenos adesivos com estampas de cartões deram o toque final à roupa.

Já a 17ª ala representou os redutos caribenhos de lavagem de dinheiro, foi baseada em elementos tropicais, como frutas e coqueiros, para fazer alusão às ilhas utilizadas na corrupção. Os componentes pareceram aprovar a mudança e a leveza das novas fantasias da agremiação.

“É importante que a escola aborde temas diferentes e diversifique sua estética. Achei a minha fantasia muito colorida e confortável, aquela roupa que o componente se sente bem para desfilar. A Imperatriz só tem a ganhar com isso e nós, que desfilamos, também”, afirmou Thiago Dias, integrante da escola.

A quinta alegoria da verde e branca de Ramos também foi um símbolo da visível mudança artística da agremiação. Ela representou a desigualdade social e foi dividida em dois lados diferentes, o rico e o pobre. A parte do carro que trazia esses mundos inversos girou durante o desfile. Por várias vezes, a sacada de um bairro nobre deu lugar às casas de tijolos de uma favela. Os componentes representaram essa “guerra” entre as duas realidades e deram um ar teatral a alegoria.

A escola foi a sexta a entrar na Avenida na madrugada de segunda, apresentando o enredo “Me dá Um Dinheiro Aí”, que criticou as diversas faces da ganância.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...