InícioSérie OuroIlhaIlha encanta comitiva cearense em festa na quadra e nordestinos participarão de...

Ilha encanta comitiva cearense em festa na quadra e nordestinos participarão de projeto da escola

Um grupo de cearenses viveu um sábado inesquecível neste dia 24 de novembro. Desembarcaram no Rio de Janeiro, no início da manhã, além de conhecerem todo o projeto de carnaval da União da Ilha do Governador, fecharam com chave de ouro na quadra da agremiação a estadia na capital fluminense. A comitiva foi homenageada na quadra da escola na noite cearense. A apresentação dos segmentos foi toda baseada em traços da cultura e dos costumes do estado homenageado pela Ilha em 2019 através dos escritores José de Alencar e Raquel de Queiroz.

Coube ao mestre-sala Phelipe Lemos e à segunda porta-bandeira, Winnie (já que a titular Dandara Ventapane ainda está de resguardo após dar a luz) a apresentação da festa. Enquanto cada segmento se apresentava eles faziam uma pequena narração sobre o que representava e Ito Melodia cantava algum clássico da música nordestina. Foram lembradas as canções ‘Asa Branca’, ‘Frevo Mulher’, ‘Mulher Rendeira’, ‘Isso aqui tá muito bom’, ‘Festa do Interior’, ‘Pagode Russo’ e ‘Só quero um xodó’.

Durante a noite de homenagens à cultura cearense o carnavalesco Severo Luzardo conversou com a reportagem do CARNAVALESCO sobre a idealização da homenagem.

“A nossa principal intenção é criar uma interação e uma empatia ainda maior entre os cariocas e os cearenses. É um povo extremamente festeiro e alegre. Por trabalhar em televisão eu conheço muitos artistas cearenses e faremos diversas parcerias que poderão ser vistas em nosso projeto na avenida”, comentou Severo, que convidou artistas e instituições do estado para desenvolverem figurinos em alas e fornecerem materiais exclusivos para o desfile.

O diretor de carnaval Dudu Azevedo foi o idealizador da noite cearense e do pocket-show que mesclou sambas da Ilha com apresentações típicas do estado do Ceará. Ele se mostrou maravilhado com os traços da cultura de um dos estados mais significativos do Nordeste.

“É realmente encantador, pois eu, por exemplo, vim a saber de coisas que se não fosse nosso enredo eu jamais teria esse conhecimento. Como a Carnaúba, que está presente até em cosméticos, e nós teremos em nosso desfile. A nossa ideia com esse evento foi criar um intercâmbio mais próximo entre a escola e os cearenses que estão sendo homenageados. Eles trazem toda a peculiaridade do artesanato, da moda e da cultura do Ceará e nós retribuímos com uma apresentação que nós cariocas e o carnaval sabemos tão bem produzir”, elogia o dirigente.

Chefiando a delegação de cearenses na quadra estava o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus de Senhora no Estado do Ceará (Sindconfecções), Elano Guilherme. Foi através dele que a União da Ilha viabilizou seu enredo para o Carnaval 2019.

“Quando assumimos a instituição em dezembro do ano passado pensei em criar uma visibilidade maior para nossas confecções. E não há passarela mais espetacular que o carnaval do Rio de Janeiro. O povo do Ceará está muito lisonjeado com esse enredo, tão bem pensado e criado pelo Severo Luzardo. Estamos realmente vivendo uma noite muito especial nesta linda quadra”, derrete-se Elano.

Ito Melodia receberá título de cidadão de Fortaleza

O ponto alto da noite cearense se deu quando a comitiva subiu ao palco. Vieram, além de Elano Guilherme, representantes de entidades que desenvolverão figurinos e cederão materiais para o desfile da escola, a youtuber e influenciadora digital Morgana Camila e o vereador de Fortaleza pelo PDT, Marcio Martins. Coube ao político o momento de maior emoção da noite, quando anunciou uma homenagem ao intérprete da Ilha, Ito Melodia.

“Fico imaginando como devem estar felizes e orgulhosos no céu figuras notórias do nosso Ceará, como Padre Cícero, Lampião, Maria Bonita, e, claro, José de Alencar e Raquel de Queiroz. Pensamos em homenagear a escola através de um representante muito ilustre, que é o intérprete Ito Melodia. Vamos condecorá-lo no dia 18 de dezembro com o título de cidadão de Fortaleza. É a maior comenda de nossa cidade”, destacou.

A União da Ilha será a quarta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval pelo Grupo Especial em 2019. A tricolor insulana apresenta o enredo ‘A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do Céu’ de autoria do carnavalesco Severo Luzardo.

- ads-

‘Quando o enredo conquista, tende a iluminar o compositor’, diz Claudio Russo, após vencer o Estrela do Carnaval com o samba da Estácio

Claudio Russo, um dos autores do samba-enredo da Estácio de Sá no Carnaval 2024, festejou a vitória no prêmio Estrela do Carnaval, oferecido pelo...

Tinga sobre ter sido vencedor no Estrela do Carnaval como ‘Melhor Intérprete’ de São Paulo: ‘É uma honra ganhar pelo Império’

O intérprete Tinga está totalmente adaptado ao Império de Casa Verde. O carioca chegou ao ‘Tigre Guerreiro’ no Carnaval 2023 e logo se identificou,...

Império da Uva reforça equipe com a contratação de Alcides Kenga como diretor de carnaval

A Império da Uva deu um passo significativo ao adicionar Alcides Kenga à sua equipe como Diretor de Carnaval. Com mais de três décadas...