Os dias de descanso do sambista de Duque de Caxias já terminaram. A partir desta terça-feira, a quadra do Acadêmicos do Grande Rio retoma suas atividades visando o Carnaval 2024. A partir das 20h, os ritmistas comandados pelo mestre Fafá voltam a afinar seus instrumentos para dar início a mais um ciclo de preparação para o próximo desfile na Marquês de Sapucaí. É o próprio comandante que explica a antecedência com a qual os treinos acontecem.

Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação

“Para nós, o entrosamento cumpre um papel fundamental para a execução perfeita na Avenida. Quanto antes começarmos esse aquecimento, melhor. Logo teremos as outras etapas do pré-Carnaval, como a escolha do samba-enredo, e é preciso que estejamos preparados desde já para entrarmos no ritmo e desenvolvermos nosso trabalho com base na obra que levaremos para o desfile”, explica o mestre.

Mas não só a orquestra de Fabrício Machado vai entrar em cena na Grande Rio nesta terça. O chão da quadra também começa a ser riscado pelas alunas e alunos que desejam aprender ou aprimorar seu samba no pé. Comandado pelos premiados Marisa Furacão, Luciene Santinha e Avelino Ribeiro, o projeto Samba de Ouro terá periodicidade semanal, começando também nesta terça-feira, às 19h e promete formar novos talentos do Carnaval.

“Nossa bandeira é o samba. Queremos propagar essa arte e transmitir nossa paixão através dessa oficina. E, quem sabe, incorporar novos integrantes à nossa ala para o próximo desfile”, avisa a diretora da ala de passistas Marisa Furacão, que já foi ganhadora do Estandarte de Ouro e tem uma história de mais de duas décadas defendendo as cores da tricolor caxiense. Se esse era o incentivo que faltava, basta comparecer na quadra da Grande Rio na data e hora do projeto e se inscrever. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor simbólico de R$ 15, sem pagamento de mensalidade. É possível obter mais informações pela página do Instagram @passistasdagranderiooficial.

O Acadêmicos do Grande Rio será a quarta escola a desfilar no domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro de 2024, e levará para a Sapucaí o enredo “Nosso destino é ser onça”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.