InícioGrupo EspecialGovernador veta passar gestão do Sambódromo da Prefeitura do Rio para o...

Governador veta passar gestão do Sambódromo da Prefeitura do Rio para o Estado

Em decisão publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, o governador Cláudio Castro vetou totalmente o projeto de lei de autoria do deputado Rodrigo Amorim, aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que transferia o Sambódromo para o governo fluminense, tirando o local da administração municipal. O Sambódromo do Rio de Janeiro completa 40 anos no carnaval deste ano.

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

O veto do governador será apreciado pelos deputados após o recesso, que deve terminar no próximo dia 31. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) concluiu, em seu parecer, que a medida é inconstitucional, já que viola lei federal e lei municipal.

De acordo com a justificativa apresentada por Amorim, a medida objetiva a transferência do domínio do terreno onde se localiza o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, para que o espaço possa ser explorado durante todo o ano, e não somente no carnaval. O projeto estende a transferência a todos os bens do município do Rio de Janeiro no bairro da Cidade Nova, “desapropriados pela prefeitura do Distrito Federal ou estado da Guanabara ao estado do Rio de Janeiro, a própria sede administrativa do município, com seus vários órgãos, o Terreirão do Samba e outros imóveis”.

No entender da PGE, não cabe ao legislador estadual impor a alteração de domínio de bem municipal, transferido pelo devido procedimento instituído pela Lei Complementar nº 20/1974, editada pela União, sob pena de infringir o Princípio Constitucional do Devido Processo Legal (Artigo 5º, LIV da Carta Magna c/c o Artigo 6º da Constituição Estadual). “A medida, não se pode negar, é uma evidente violação ao poder geral de administração do município sobre os seus bens, infringindo o Artigo 343 da Constituição Estadual.”

O parecer da PGE destaca que a questão já foi objeto de ação judicial, ganha pelo município. “Por todo o exposto, não me restou outra escolha senão apor veto total ao projeto de lei”, assinalou o governador.

As informações são da Agência Brasil

- ads-

Escolas do Grupo Especial do Rio produzirão rodos para enviar ao Rio Grande do Sul

O mundo do samba segue unido pela solidariedade às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de ajudar as famílias...

Danilo Dantas explica enredo de 2025 da Nenê de Vila Matilde para compositores e torcedores

A quarta-feira foi de ensinamentos na Zona Leste de São Paulo. Na tradicionalíssima quadra da Nenê de Vila Matilde, onze vezes campeã do carnaval...

Tuiuti apresenta sinopse do enredo para Carnaval 2025 na próxima segunda-feira

O Paraíso do Tuiuti apresenta na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, a partir das 19h, a sinopse do enredo "Quem tem medo de...