InícioGrupo EspecialGovernador do Rio visita quadra da Beija-Flor em noite histórica para a...

Governador do Rio visita quadra da Beija-Flor em noite histórica para a escola

Azul e branca comemorou o recebimento do título de patrimônio cultural imaterial do estado, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no fim de março e sancionado por Cláudio Castro

Em seu último ensaio de quadra rumo ao Carnaval de 2022, na quinta-feira, a Beija-Flor de Nilópolis recebeu em sua quadra a visita do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), em uma noite que entrará para a história da escola de samba. Para além do prestígio diante da maior autoridade fluminense, a azul e branca comemorou, em meio ao treino, o recebimento do título de patrimônio cultural imaterial do estado, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) no fim de março e sancionado por Cláudio Castro.

Fotos: Eduardo Hollanda/Divulgação Beija-Flor

O reconhecimento foi uma conquista articulada por Almir Reis, presidente da Beija-Flor, junto ao vereador de Nilópolis Anderson Campos (Republicanos) e ao deputado estadual Charlles Batista (PSL), autor do projeto de lei de número 5627/2022, que trata da questão. Na justificativa, o parlamentar afirma que o título concedido à agremiação se justifica pela “relevante importância (da Beija-Flor) no cenário cultural do Rio de Janeiro, reconhecida nacional e internacionalmente”.

“A lei, na verdade, só oficializa e reconhece, com louvor e muito merecimento, a relevância dessa escola que tanto move os nilopolitanos e encanta todos que vão à Sapucaí ver os desfiles das agremiações”, disse Castro durante o evento, quando foi presenteado com uma camisa do enredo deste ano (“Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor”).

No ensaio, Reis recepcionou Castro ao lado da diretoria e dos segmentos da Beija-Flor, abrindo espaço para que o chefe do Executivo estadual acompanhasse de camarote a apresentação dos componentes. O diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, também participou do evento e agradeceu publicamente pelo apoio dedicado pela atual administração ao Carnaval carioca.


Aproveitando a ocasião, a Beija-Flor reservou um espaço de sua quadra para inaugurar uma enorme faixa em homenagem a três grandes nomes de sua história: Cabana (compositor e fundador da instituição); Joãosinho Trinta (carnavalesco) e Laíla (diretor de Carnaval). O trio está eternizado no tributo que contém os dizeres “O samba agradece” e ocupa todo o pé direito da quadra e pode ser visto de qualquer ponto do local.

“Esse era o mínimo que nós poderíamos fazer para essas pessoas, tão relevantes para a história da escola e do Carnaval. Estamos muito felizes e honrados por poder homenageá-las diante do governador Cláudio Castro, que tem reconhecido cada vez mais a importância das escolas de samba do Rio. Prova disso é a sanção do projeto de lei que nos declara patrimônio cultural imaterial do estado: uma luta minha e de toda nossa comunidade”,  comemorou Reis.

A Beija-Flor realiza no sábado, 9, a partir das 21h, seu último ensaio de rua para os desfiles na Sapucaí (a escola encerra os trabalhos da Sexta-feira de Carnaval, 22 de abril). O treino acontece na Estrada Mirandela, em Nilópolis. Neste domingo, 10, está prevista a realização do Circuito Beija-Flor de Nilópolis #PréCarnaval, na quadra, com as presenças de Portela, Salgueiro, Cacique de Ramos, Cordão do Bola Preta e da Banda de Ipanema, às 13h.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...