InícioGrupo EspecialFirma na palma da mão! Saiba como foi a gravação do samba-enredo...

Firma na palma da mão! Saiba como foi a gravação do samba-enredo do Império Serrano para o Carnaval 2023

Reizinho de Madureira terá samba com andamento mais cadenciado

O Império Serrano está de volta ao Grupo Especial do carnaval carioca e promete emocionar o mundo samba com uma linda e justa homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz, o enredo “Lugares de Arlindo” está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Alex Souza que fará sua estreia no Reizinho de Madureira. A ideia é passear pela carreira, vida e os gostos do grande baluarte da escola.

Um dos diferenciais do samba-enredo é o seu formato. Feito em acróstico, as primeiras letras de cada verso formam o nome Arlindo Domingos da Cruz Filho no sentido vertical, o samba é de autoria de Sombrinha, Aluísio Machado, Carlos Senna, Carlitos Beto Br, Rubens Gordinho e Ambrosio Aurélio. O site CARNAVALESCO esteve presente na gravação da faixa e conta um pouco sobre o que o torcedor apaixonado pela escola pode esperar.

Wilsinho Alves, diretor de carnaval do Reizinho de Madureira, falou sobre as alterações que a escola promoveu no samba, segundo ele, essas mudanças foram necessárias pensando no público, interprete e jurados, mas que nada na melodia foi alterado. Wilsinho acredita que a obra escolhida é digna de nota dez.

“A gente fez algumas mudanças porque durante a disputa a gente já identifica nos sambas, nos três finalistas principalmente, o que a gente mudaria pra deixar mais confortável pro público, tentando ver a questão do julgamento mais pra frente. A gente fez uma mudança na segunda-feira e ontem à noite a gente resolveu fazer uma outra mudança que vai ser feita aqui na gravação. É justamente pra isso, pra melhorar a obra, pra ficar mais confortável pro canto do componente e já pensando também no julgamento, a gente tem certeza que nosso samba é digno de nota dez”, pontua Wilsinho.

Sobre a gravação, o diretor aproveitou para elogiar o mestre de bateria Vitinho, para Wilsinho o trabalho que ele vem desenvolvendo na Sinfônica do Samba deve ser reverenciado. Ele aproveitou para destacar que confia muito na parte melódica do samba e que isso vai ser um diferencial na faixa do Império.

“O que o Vitinho prepara é sempre muito legal, ele é um cara que faz coisas maravilhosas, as paradinhas e bossas dele são sempre inovadoras. Ano passado já foi assim e ele está preparando uma um lance bem legal de partido alto pro samba. Eu acho que é valorizar muito a questão da melodia do samba, o arranjo de cordas que valorize toda essa linha melódica que o samba segue e que sem dúvida nenhuma é o samba que do CD vai ser o que mais vai brilhar na questão melódica”, finalizar Wilsinho.

Completamente identificado com o Império Serrano, mestre Vitinho fará sua estreia no Grupo Especial no próximo carnaval, durante a gravação da faixa oficial do CD, Vitinho disse que não programou muita coisa especial, para ele, o samba deve brilhar para que a comunidade ouça, aprenda e cante com empolgação. Porém, Vitinho preparou um arranjo em homenagem a Arlindo Cruz, com toques de partido alto e pagode.

“O andamento pra gravação é 138. Não tem muita coisa de especial, então é só mostrar mais o samba mesmo. Lógico que a gente fez um arranjo, o que lembra o Arlindo, o partido alto, o pagode, tudo isso lembra o Arlindo. A gente tá com coisa boa pro desfile, mas hoje é mais atenção, hoje é mais mostrar o samba, fazer algumas coisas só pra dar um brilho a mais no samba, mas o mais importante é o samba pra comunidade aprender e todo mundo curtindo o material que a Liesa está disponibilizando para todos. As mudanças não mexeram em nada pra atrapalhar, só melhorar ainda mais ainda essa linda obra do Império”, disse Vitinho.

O produtor Alceu Maia falou sobre o que podemos esperar da faixa do Império Serrano, segundo ele, o samba terá um andamento mais lento, focando realmente na obra. Ele ainda afirmou que o agogô, marca registrada do Império, terá destaque. Alceu aproveitou para destacar a força e energia de Ito Melodia, que estreia na escola nesse carnaval.

“O Jorge Cardoso fez o arranjo, valorizou a história do agogô, que é uma tradição da escola, e tá vindo com andamento maravilhoso, com andamento mais lento. A gente sempre comenta que cada samba tem o seu andamento mais bacana pra você cantar. Então tem os sambas que ficam assim mais agradáveis de se ouvir em certos andamentos pra não ficar muito corrido, sem entender a mensagem, entender as palavras da música. Então veio com esse andamento mais bacaninha, mais adequada, eles souberam escolher muito bem isso e Ito Melodia é energia pura, ele é bom demais”, conta Alceu.

- ads-

Darlin Ferratty é a nova rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo

A Inocentes de Belford Roxo anunciou nesta quinta que Darlin Ferratty é a nova rainha de bateria para o Carnaval 2025. Veja abaixo a...

Com lema de ‘ser feliz’, casal da Dragões comemora prêmio de ‘Melhor Casal de SP em 2024’

O casal Rubens de Castro e Janny Moreno é sinônimo de simpatia na avenida, assim como são nas entrevistas com a imprensa. Com um...

Paraíso do Tuiuti realiza feijoada no dia de São Jorge

O feriado pelo dia de São Jorge será de celebração na quadra do Paraíso do Tuiuti. Na próxima terça-feira, 23, a partir das 14h,...