InícioSérie OuroIlhaEstilista da alta costura cearense confeccionará fantasias da velha-guarda da Ilha no...

Estilista da alta costura cearense confeccionará fantasias da velha-guarda da Ilha no carnaval 2019

A velha-guarda da União da Ilha do Governador terá motivos para passar cheia de orgulho e elegância no desfile da escola em 2019. A agremiação, através do carnavalesco Severo Luzardo, convidou o estilista da alta costura do estado do Ceará, Ivanildo Nunes, para desenhar e confeccionar os figurinos dos baluartes da tricolor insulana.

A reportagem do CARNAVALESCO conversou com o estilista, acostumado a produzir figurinos de alto padrão. Segundo o artista é a primeira vez que ele produzirá algo no carnaval, a convite de Severo, de quem é amigo.

“O Severo me ligou e convidou para assinar uma ala. Conversamos e eu quase chorei de emoção. Nunca pensei em estar no carnaval. Está sendo uma honra poder conviver nesse mundo tão desconhecido para mim, mas tão valioso do ponto de vista cultural”, destacou.

O figurino terá traços exclusivos. Primeiro porque contará com o desenho de Ivanildo e segundo porquê cada roupa será confeccionada de maneira artesanal, o que deixará cada uma diferente da outra.

“É um grande desafio pois trabalho com alta costura e artesanato. Eu não quero trazer uma fantasia em si, quero fazer uma obra de arte. Todas terão artesanato. E cada uma é diferente pois é feita manualmente. Pesquisei muito sobre fantasias de velha-guarda. São os guardiões do samba e merecem reverência. Toda a reprodução será feita no Ceará. Artesãos de richelieu e de renda birro. A renda surgiu através das mulheres de pescadores, é uma característica do litoral cearense e o richelieu é uma técnica mais característica do sertão”, explica.

Severo Luzardo conta que além de Ivanildo terá no desfile da Ilha outros artistas e artesão do Ceará, bem como materiais exclusivos vindos do estado do Nordeste, enredo da União da Ilha em 2019.

“Além de carnavalesco sou do mundo da moda e sempre fui um admirador do trabalho do Ivanildo. E como o nosso enredo terá o Ceará eu tive essa ideia de convidar não só ele mas vários artistas cearenses. No caso dele teremos a confecção do figurino da velha-guarda”, finaliza.

A União da Ilha do Governador será a quarta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval do Grupo Especial em 2019 com o enredo ‘A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do Céu’.

- ads-

Império Serrano anuncia que Darlin não é mais rainha de bateria da escola

O Império Serrano anunciou nesta sexta-feira que Darlin Ferrattry não segue cono rainha de bateria para o Carnaval 2025. Veja o comunicado da escola. "A...

Carnavalescos da Grande Rio promovem visita mediada em exposição neste sábado

Neste sábado, 02 de março, às 14h, acontecerá uma visita mediada pela exposição "Laroyê, Grande Rio!", em exibição no Museu de Arte do Rio,...

União da Ilha anuncia saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A União da Ilha anunciou nesta sexta-feira a saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Thiaguinho e Amanda. A dupla recebeu o prêmio "Estrela...