Doze anos depois a Porto da Pedra volta a gravar o samba-enredo para o disco oficial da Liesa. Foram dez desfiles no Grupo de Acesso esperando a vez de voltar à elite do carnaval carioca. Mas se engana quem pensa que o Tigre chega tenso ou pressionado para este momento. A agremiação vem curtindo cada etapa do processo e essa leveza foi possível perceber durante a gravação da faixa oficial para o carnaval 2024 na Cidade das Artes. Mestre Pablo, sempre característico em sua vestimenta, trouxe um pouco da pele do tigre para a gravação que também tem vídeo e chamou a atenção de quem estava presente no Complexo Cultura da Prefeitura. Já a bateria Ritmo Feroz mostrou estar bem afinada com a música escolhida no dia 26 de agosto para embalar o próximo desfile da Porto da Pedra . Trazendo alguns traços do Nordeste, os ritmistas gravaram com o uso de triângulo, instrumento típico de ritmos nordestinos, em uma bossa do samba.
De volta à comunidade Vermelha e Branca de São Gonçalo depois de 25 anos, Wantuir mostrou-se muito alegre e preparado não só para o trabalho na Cidade das Artes, mas também para as próximas etapas. O cantor inclusive brincou um pouco sobre o número de vezes que deu o grito de guerra neste processo desenvolvido no Complexo Cultural da prefeitura do Rio.
“O samba foi cantado do mesmo jeito que nós ensaiamos e do mesmo jeito que a obra ganhou o concurso. Tivemos a preocupação de não mudar muito o samba. O samba ganhou na quadra de um jeito, e tem que ser cantado desse jeito que o povo, a comunidade de São Gonçalo já aprendeu. Foi muito fácil. A parte técnica em relação a gravação deu tudo certo. Foi bastante confortável para todo mundo. Para mim foi um pouco menos porque tive que dar 15 gritos de guerra (risos). Cantar o samba 15 vezes é mole, mas o grito de guerra é mais difícil. Mas, tudo bem. Está maravilhoso. É importante a valorização da prata da casa, cavaquinho, violão, coral da escola. Isso é muito bom. Parabéns a Liga pela iniciativa”, parabenizou o intérprete.
Wantuir contou que já deu para sentir o carinho e a energia da comunidade nestes meses em que retornou à escola à qual tem tamanha identificação.
“Já tenho sentido essa energia da comunidade nos ensaios de quadra todas as quintas-feiras. Daqui a pouco começa o ensaio de rua. A gente já sente isso lá, o samba deu uma energia muito grande. É com certeza um dos melhores enredos deste carnaval 2024. Uma história bastante interessante e de muita importância e relevância para o nosso país. Estamos muito felizes por tudo que está acontecendo com a Porto da Pedra” , define Wantuir.
O enredo “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, é de autoria do enredista Diego Araújo e do carnavalesco Mauro Quintaes. O tema tem como proposta celebrar o saber popular, além de narrar a história do almanaque, escrito na Espanha, que veio parar no Brasil depois de 200 anos, se tornando o livro mais lido pelo povo nordestino. Diretor musical da Porto da Pedra, Vinicius Chocolate apresentou à reportagem do site CARNAVALESCO como foi desenvolvido o arranjo para a faixa do Tigre e apontou o que o público pode esperar do samba.
“Tivemos um cuidado bem grande porque o samba tem uma melodia um pouco ‘forrozeada’, para a gente não perder a mão de samba, porque a gente precisa ir para a Avenida tocar samba, mas com uma pegadinha de nordeste, bem legal. O cuidado tem sido com isso e a gente quer a galera bem alegre, bem solta. Não nos preocupamos em colocar muito solo. A gente vai bem tranquilo para matar a saudade do Grupo Especial e mostrar que a comunidade de São Gonçalo é bem forte, bem alegre. A questão musical é isso, é vir bem leve. E em relação ao Wantuir, muita facilidade, até me espantou, que na semana seguinte do samba escolhido, reunimos para passar e ele já estava com o samba bem dominado. Acho que o trabalho está sendo bem feito”, acredita o músico.
Mestre Pablo quer levar eficiência na Série Ouro para o Especial
Gabaritando o quesito nos últimos dois carnavais na série Ouro, o desafio de Mestre Pablo agora é manter a excelência no Grupo Especial. O comandante da Ritmo Feroz explicitou mais detalhes sobre o processo de trabalho com os ritmistas e deixou no ar a expectativa para mais um ano chamando a atenção do mundo do samba com a sua vestimenta.
“A gente ensaiou bastante, já temos um samba escolhido desde agosto, o que permitiu essa extensa preparação. Temos ensaiado todas as quintas-feiras na quadra. E para a gravação fizemos um ensaio extra para ajustar detalhes, limpeza de bossas e estou gostando bastante do resultado. Acho que vai ‘dar’ super bom, a gente quer ganhar notas máximas, prêmios. No samba tem umas levadas de baião, xaxado, e na Avenida tem a minha fantasia que é uma surpresa, mas pode esperar algo mais, além da garra povo gonçalense”, definiu mestre Pablo.
Também presente na gravação da Porto da Pedra, a preparadora vocal Ionalda Belchior explicou que há um cuidado muito grande na escola com a voz, não só com o intérprete oficial Wantuir, mas com todo o restante do carro de som.
“É um trabalho de formiguinha, cuidando da voz o ano inteiro, mas eu tenho a sorte de ter um grupo super disciplinado. A gente trabalha toda a semana com exercícios, eu vou em todos os ensaios, acompanho o grupo em todas as apresentações, tanto que acompanhei a gravação também. Eles se prontificam em exercitar e isso facilita o meu trabalho porque a base deste carro de som é a mesma praticamente há quatro anos. Eu olho e eles já sabem o que tem que fazer, quando tem que trabalhar tal músculo, já sabem o exercício. É muito fácil trabalhar para este grupo”, definiu a profissional.
Concurso de samba-enredo curto foi estratégico para cronograma
Outro que acompanhou a gravação de perto foi o diretor geral de harmonia Amauri de Oliveira. O diretor contou ao site CARNAVALESCO que o fato da escola ter utilizado apenas duas datas para o concurso de samba-enredo em agosto foi estratégico para que o trabalho pudesse ser adiantado e a agremiação cumprisse com mais tranquilidade cada etapa do processo até o desfile em fevereiro de 2024.
“Fizemos dois ensaios. A gente já chegou com as bossas ensaiadas, tudo pronto, até para não perder tempo. A gente fez esses ensaios com todo o carro de som e com os 32 ritmistas que vieram tocar aqui na Cidade das Artes. A escola chegou pronta para a gravação. E, a gente fez um pedido ao presidente que a gente não estendesse muito a eliminatória porque a gente teve cinco sambas. Foi bom ter poucos sambas, a gente precisava de um só, e dos cinco, quatro eram muito bons. A gente pediu ao presidente que encurtasse ao máximo a disputa para a gente ter tempo hábil de trabalhar o samba com a comunidade. E isso foi feito. A gente fez a nossa final no dia 26 de agosto e desde então fazemos ensaio na quadra com uma resposta muito positiva da comunidade. E o nosso ensaio de rua acontece no mesmo lugar do ano passado, próximo a sede da prefeitura, no centro do município. Esperamos que a galera participe com a gente. As inscrições da comunidade já estão quase encerradas, foi um ponto muito positivo para nós”, festejou o diretor.
A obra para o carnaval 2024 foi composta pela parceria de Guga Martins, Passos Júnior, Gustavo Clarão, Lucas Macedo, Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca, Richard Valença, Gigi da Estiva, Abílio Jr., Marquinho Paloma, Cristiano Teles e Ailson Picanço.O compositor Guga Martins foi acompanhar as gravações na Barra da Tijuca e frisou que a escola está pronta para fazer um grande carnaval e buscar a permanência no Grupo Especial, grupo que a Porto da Pedra fez parte por 11 desfiles seguidos no início do século XXI.
“O grande mote do samba é que a comunidade está feliz. O mais importante de um samba-enredo é servir a sua comunidade. Eu fico lisonjeado e feliz de estar servindo a minha comunidade. Ver a comunidade rindo com os versinhos que nós escrevemos é absurdamente incrível, enquanto torcedor, enquanto cria, é um sonho realizado. O sonho era ganhar samba, depois de ganhar o samba, o maior prêmio é esse samba servir a minha comunidade. Se a comunidade está feliz, o compositor está feliz. Nós viemos para ficar. A Porto da Pedra não vai fazer desfile só para permanecer no grupo. Podem esperar um grande carnaval”, prometeu o poeta.
A vermelha e branca de São Gonçalo irá abrir os desfiles no domingo de carnaval, dia 11 de fevereiro, sonhando em quebrar os estigmas e fazer história.