Um dos poucos romances cujo enredo gira em torno de um desfile de escola de samba, “O grande dia”, do escritor suíço Pierre Cormon, acabou de ser publicado pela editora Quixote +Do. O livro conta as aventuras de três cariocas no carnaval de Rio. Dandara vive a expectativa de desfilar pela primeira vez no Sambódromo; Tainá ajuda a organizar o evento; Ronildo se prepara para uma última noite de loucura em um bate-bola.

grandedia2

Seus planos são perturbados por uma decisão precipitada, que terá repercussões cada vez maiores à medida que as horas passarem. As três histórias se entrelaçam, mergulhando no carnaval e no cotidiano da cidade maravilhosa. Nesse vaivém, o amor poderá ser encontrado de forma inesperada.

Como um samba-enredo, o romance desfila vários aspectos da sociedade: o racismo, a violência, mas também o humor, a sensualidade e a generosidade do povo brasileiro. “É um jeito de devolver ao Brasil tudo o que me proporcionou”, explica Pierre Cormon.

O livro será lançado no Rio de Janeiro no dia 4 de setembro, das 18h às 20h, na livraria Da Vinci, na Avenida Rio Branco, 185, Centro.