Portela02 3Rumo aos 100 anos a serem completos no dia 11 de abril, a Portela abordou sua história na avenida, através do enredo “Azul que vem do infinito”. Sempre muito aguardada, a águia, no abre-alas da escola, veio vestida de dourado e azul e emocionou os componentes da Azul e Branca de Oswaldo Cruz e Madureira.

Em entrevista ao Site CARNAVALESCO, componentes da Portela comentaram sobre a águia do centenário e o sentimento de representar a escola em tal data. A portelense Vânia, há cinco carnavais na escola, se emociona ao falar sobre o maior símbolo da escola.

“Me arrepia a pele, isso aqui é coração puro, Portela é um orgulho nosso, a escola de samba que tem o maior número de títulos. Participar do centenário é pertencer a comunidade, pertencer a escola que é uma das fundadoras do carnaval do Rio de Janeiro”, afirmou.

Portela04 1A emoção de Vânia é compartilhada por Daniel Reis, que desfila na escola desde 2007. Segundo o portelense, que chega a chorar durante a entrevista, a águia é sempre bonita, independente da maneira como é feita e pensada.

“A águia, independente de como venha, me emociona porque a Portela é pioneira em tudo, graças a ela, temos o carnaval que conhecemos hoje. A águia está muito bonita, mas independente de como venha, sempre vai emocionar. É pelos portelenses que não estão aqui mais, é muito emocionante”, ressaltou.

Ritmista da escola, o carioca Ricardo Martins se encantou com a águia, que não consegui ver quando foi ao barracão da Portela. Segundo ele, os componentes da bateria tiveram alguns cuidados especiais para participar do desfile do centenário.

Portela01 4“A águia é um segredo, nós ritmistas não a vemos no barracão. Está muito bonita. Participar do centenário é uma responsabilidade muito grande. Os ritmistas não estão nem bebendo para poder participar do desfile, somente água”, revelou.

Por fim, o portelense Amilton Jorge também comentou sobre a águia do desfile de 2023. O carioca revela ter compartilhado a imagem da águia com membros da sua família. “Eu já tinha visto pelo grupo da minha ala, achei linda e maravilhosa e agora pessoalmente, está ainda mais bonita. Já tirei foto e já mandei para a família. Nós vamos disputar o título”, concluiu.