InícioGrupo EspecialEdson Pereira e equipe do Salgueiro participam de encontro com liderança Yanomami

Edson Pereira e equipe do Salgueiro participam de encontro com liderança Yanomami

A equipe do Salgueiro e o carnavalesco Edson Pereira participaram de um encontro com Davi Kopenawa, liderança Yanomami, para o desenvolvimento do enredo “Hutukara”, que a escola levará para Avenida no desfile do ano que vem. Confira abaixo o texto que a escola publicou em suas redes sociais.

Foto: Divulgação/Salgueiro

“O carnaval é, antes de mais nada, uma grande oportunidade pra que o mundo possa conhecer e reconhecer traços da nossa cultura e fatos da nossa história que, muitas das vezes são desconhecidos pelo próprio povo brasileiro.

Falar dos povos originários é falar da nossa gente. Mostrar a importância de toda a comunidade indígena é fundamental para entender que não se constrói o futuro sem olhar para o passado e preservar o presente. Hoje demos um grande passo para mostrar com beleza, propriedade e muita dignidade a história Yanomami e o quão urgente é abrir os olhos para a preservação ambiental.

Estivemos no Instituto Moreira Salles para uma verdadeira aula com Davi Kopenawa, uma importante e expoente liderança Yanomami. Também estiveram conosco: Tuira Yanomami, filha do Davi; Edmar Yanomami, cineasta Yanomami; Marcos Wesley de Oliveira, Coordenador do Programa Río Negro do ISA – Instituto Socioambiental; e Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do IMS.

Foi o primeiro de muitos encontros que o carnavalesco Edson Pereira e o nosso enredista Igor Ricardo terão com as autoridades indígenas para o desenvolvimento do tema”.

- ads-

Posição de desfile e critérios de julgamento: Presidente Paulo Serdan fala perspectivas do Carnaval 2025 em São Paulo

A Mancha Verde foi a sexta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval. Entretanto, o presidente Paulo Serdan revelou ter outra preferência de horário...

Começa a 2ª FLIC, Feira Literária e Cultural da Mangueira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Nesta sexta-feira, a quadra da Estação Primeira será palco da 2ª edição da FLIC Mangueira, com estandes de editoras, oficinas de criação poética, de...

Confira a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025

Estou aqui para contar a minha história… 1 - Nascente. Olho d’água... Útero do mundo. Numa cabaça mergulhada no fundo do rio turvo, um espelho...