A Dragões da Real foi a última a desfilar nos últimos dois carnavais. Entretanto, devido às alterações no regulamento, a agremiação ficará fora desta posição. Entrar na pista ao amanhecer não foi uma experiência tão satisfatória para a ‘comunidade de gente feliz’. Em 2022, na noite de sexta-feira houve uma grande demora entre o intervalo da quarta para a quinta escola por problemas na pista. Isso fez com que os horários dos espetáculos fossem afetados e, consequentemente, a Dragões da Real foi prejudicada. A sua porta-bandeira oficial teve um mal-estar e foi retirada do desfile.
O último carnaval foi bastante chuvoso. Apesar de a escola ter comemorado a posição para se apresentar pela combinação com o tema, a agremiação tricolor sofreu a maior chuva entre as 14 escolas do Grupo Especial, fechando o carnaval na manhã de domingo. Mesmo assim, a comunidade da Vila Anastácio comemorou um quinto lugar e foi ao desfile das campeãs.
O carnavalesco Jorge Freitas conversou com o CARNAVALESCO e opinou sobre o sorteio. De acordo com o artista, a Dragões deve estar preparada para qualquer horário. Ainda ressaltou a importância de se adaptar ao novo critério de julgamento.
“Nós já sabemos que não seremos a última e nem a primeira a desfilar de acordo com o regulamento do carnaval de São Paulo. Independente da ordem de desfile, a escola tem que estar preparada para desfilar em qualquer colocação, até mesmo com as mudanças que ocorrerão no critério de julgamento. A parte artística tem que estar muito bem preparada juntamente com os módulos de dança e os musicais. Com essa mudança de critério, você tem que estar preparado para chegar em qualquer ordem e fazer a grandiosidade do seu espetáculo no módulo música, visual e dança”, disse.
O artista explicou algumas situações e falou das suas experiências de carnaval. Está indo para o seu segundo carnaval na agremiação e em busca do primeiro título. O profissional também falou dos resultados que obteve dentro das ordens sorteadas.
“Eu tenho experiência em algumas posições. Eu já fui campeão sendo a segunda a desfilar, já fui vice-campeão também na segunda colocação. Ganhei título sendo a terceira, fui vice sendo a quarta a desfilar. Eu ainda friso muito em cima da minha primeira resposta. Independente da ordem, você tem que estar realmente preparado. Agora com esse novo método eu acho que mais do que nunca tem que fazer um grande desfile para atingir o objetivo maior que é ser campeão. Sendo a segunda, terceira ou quarta eu já ganhei, fui vice e não tive colocações boas. Na verdade, eu acho que é se empenhar cada vez mais dentro do projeto para o próximo carnaval”, declarou.
A Dragões da Real tem como enredo para 2024 “África – Uma Constelação de Reis e Rainhas”.