InícioSérie OuroSão ClementeCrítica e arte da São Clemente trouxeram uma sátira carnavalizada para Sapucaí

Crítica e arte da São Clemente trouxeram uma sátira carnavalizada para Sapucaí

A São Clemente optou por seguir a interpretação de uma vertente de carnaval para além de uma espaço de manifestação artística, uma oportunidade ampla de manifestação social e política. Se posicionar e assumir um lugar de denúncia, mas claro carnavalizando a ideia. Com o enredo “O Conto do Vigário” desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira a preta e amarela da Zona Sul trouxe um enredo de amplitude temática, desde de uma abordagem mais histórica para o surgimento da atuação dos “vigaristas” como voltada para uma análise crítica do cenário político da sociedade brasileira e de escândalos famosos do mundo atual.

Todas as alas da escola marcaram esta posição de forma contundente, irreverente e com uma linha de crítica em forma de sátira. Dentre as alas que mais afirmaram tais questões estão a “Seu voto por dentadura” que representou a ruína da política nacional que facilmente aceita troca seu voto por reles dentaduras, a “La Garantia Soy Yo” a que retrata a pirataria de produtos muito comercializados no país.

Mara Nascimento, 47 anos, é uma veterana de Sapucaí mas que desfilou pela primeira vez na São Clemente. A estreante desfilou na ala 14, “Seu voto por dentadura”

“O desfile estava perfeito. Era tudo o que queríamos. Criticar com arte e humor. Eu adorei mesmo e achei o melhor enredo. A minha fantasia é bem clara e auto-explicativa, desse povo vendido, que vai atrás de fake news. Eu achei a fantasia ótima, apesar de parecer pouco prática não é mesmo, é bem tranquila de usar. Ela é bem colorida, gostei disso, bem Brasil mesmo em todos os sentidos” contou.

Tatiane Flor, 36 anos, pisou na Avenida pela primeira vez com a São Clemente e integrou a ala 5, denominada “Lote Funerário” e ressaltou a importância da crítica forte do enredo.

“É mesmo uma crítica bem forte tanto do enredo como da nossa fantasia, uma crítica em relação a este momento horrível que estamos passando nesse país. Mesmo com tom de diversão, nós entramos na Avenida para fazer mesmo um protesto. Gostei bastante da fantasia, estava muito bonita e divertida e a proposta também”, explicou.

- ads-

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...

‘O Auto da Compadecida’ é o enredo da Unidos de Lucas no Carnaval 2025

Uma das maiores obras do mito da Literatura Brasileira, Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida” será enredo no carnaval de 2025. A Unidos de...