InícioSérie OuroFreddy Ferreira analisa a bateria da São Clemente no ensaio técnico

Freddy Ferreira analisa a bateria da São Clemente no ensaio técnico

Um ótimo ensaio técnico da “Fiel Bateria” da São Clemente, comandada por mestre Bruno Marfim. Um ritmo consistente e com pressão sonora provocada pela afinação tradicionalmente pesada de surdos. Tudo isso junto de bossas que se aproveitavam disso para gerar impacto em suas execuções.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Na cabeça da bateria da escola preta e amarela de Botafogo, uma ala de tamborins ressonante executou um desenho rítmico simples de modo eficiente. Um naipe de chocalhos sólido tocou interligado aos tamborins, fazendo um ritmo de bastante qualidade, além de nítida técnica. Cuícas seguras também ajudaram no preenchimento das peças leves.

Na parte de trás do ritmo clementiano, uma boa e pesada afinação de surdos foi notada, inserida nas características musicais da agremiação. Marcadores de primeira e segunda foram firmes e precisos ao longo de todo o ensaio. Surdos de terceira deram um balanço envolvente à cozinha da “Fiel Bateria”. Repiques coesos tocaram integrados a um naipe de caixas de guerra com bom volume.

As bossas clementianas seguiam as variações melódicas do samba-enredo para consolidar seu ritmo. Destaque para a paradinha do refrão principal, com contratempos chamados pelos repiques. É uma construção musical atraente, que vai se aproveitando da música, concluindo o arranjo de modo atrevido ao executar uma subida progressiva na retomada do ritmo. As bossas tiveram impacto positivo da pressão sonora obtida pela afinação mais pesada de surdos, garantindo certo impacto quando exibidas.

Uma ótima apresentação da “Fiel Bateria” da São Clemente, dirigida por mestre Bruno Marfim. Um ritmo culturalmente com maior peso de surdos se aproveitou desse fato, gerando pressão nas bossas. Destaque musical para o entrosamento entre tamborins e chocalhos, ponto alto das peças leves clementianas.

- ads-

Vote e escolha os ‘Destaques do Ano’ no carnaval de São Paulo

Está no ar a votação para escolha dos melhores do ano do Carnaval 2025 de São Paulo. A votação fica no ar até o...

Cláudia Mota e Edifranc Alves são os novos coreógrafos da comissão de frente da Portela

Na tarde desta segunda-feira, a Majestade do Samba anunciou os bailarinos Cláudia e Edifranc Alves como os novos coreógrafos da comissão de frente para...

Porto da Pedra confirma Mauro Quintaes como carnavalesco e anuncia enredo para 2026

Terceira colocada no desfile de 2025, a Porto da Pedra já está trabalhando no projeto artístico do próximo ano. Em reunião com o presidente...