InícioSérie OuroSão ClementeCrítica e arte da São Clemente trouxeram uma sátira carnavalizada para Sapucaí

Crítica e arte da São Clemente trouxeram uma sátira carnavalizada para Sapucaí

A São Clemente optou por seguir a interpretação de uma vertente de carnaval para além de uma espaço de manifestação artística, uma oportunidade ampla de manifestação social e política. Se posicionar e assumir um lugar de denúncia, mas claro carnavalizando a ideia. Com o enredo “O Conto do Vigário” desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira a preta e amarela da Zona Sul trouxe um enredo de amplitude temática, desde de uma abordagem mais histórica para o surgimento da atuação dos “vigaristas” como voltada para uma análise crítica do cenário político da sociedade brasileira e de escândalos famosos do mundo atual.

são clemente 3

Todas as alas da escola marcaram esta posição de forma contundente, irreverente e com uma linha de crítica em forma de sátira. Dentre as alas que mais afirmaram tais questões estão a “Seu voto por dentadura” que representou a ruína da política nacional que facilmente aceita troca seu voto por reles dentaduras, a “La Garantia Soy Yo” a que retrata a pirataria de produtos muito comercializados no país.

Mara Nascimento, 47 anos, é uma veterana de Sapucaí mas que desfilou pela primeira vez na São Clemente. A estreante desfilou na ala 14, “Seu voto por dentadura”

“O desfile estava perfeito. Era tudo o que queríamos. Criticar com arte e humor. Eu adorei mesmo e achei o melhor enredo. A minha fantasia é bem clara e auto-explicativa, desse povo vendido, que vai atrás de fake news. Eu achei a fantasia ótima, apesar de parecer pouco prática não é mesmo, é bem tranquila de usar. Ela é bem colorida, gostei disso, bem Brasil mesmo em todos os sentidos” contou.

são clemente 2

Tatiane Flor, 36 anos, pisou na Avenida pela primeira vez com a São Clemente e integrou a ala 5, denominada “Lote Funerário” e ressaltou a importância da crítica forte do enredo.

“É mesmo uma crítica bem forte tanto do enredo como da nossa fantasia, uma crítica em relação a este momento horrível que estamos passando nesse país. Mesmo com tom de diversão, nós entramos na Avenida para fazer mesmo um protesto. Gostei bastante da fantasia, estava muito bonita e divertida e a proposta também”, explicou.

- ads-

Vigário Geral brilha no Estrela do Carnaval com prêmios e celebra as apostas feitas na equipe

A Vigário Geral foi uma das grandes vencedoras da premiação do Estrela do Carnaval 2025, conquistando as placas de "Melhor Comissão de Frente" e...

Mocidade Unida da Mooca celebra aniversário e presidente diz que escola está preparada para abrir a sexta em 2026

A quadra da Mocidade Unida da Mooca foi palco, no último sábado, da celebração de seus 38 anos, com apresentações das coirmãs Barroca Zona...

Mangueira embala novo ciclo com reeleição de Guanayra Firmino e projeto ambicioso para 2026

A Estação Primeira de Mangueira já traça seus próximos passos com entusiasmo após a reeleiçao da presidente Guanayra Firmino para mais três anos de...