Em julho, o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro irá se apresentar em Portugal, com a “Suíte Brasileira”. Serão cinco espetáculos compostos por trechos de grandes ballets do repertório clássico mundial, além de uma suíte neo-clássica com ritmos brasileiros, como o samba, bossa-nova, baião e forró.

Hélio Bejani, Diretor do Ballet, é o responsável pela direção e adaptação ao lado do Maître Jorge Teixeira. As apresentações acontecerão entre os dias 17 e 27 de julho, nas cidades de Pombal, Cascais, Estarreja e Valença do Minho, sendo que nesta última cidade haverá também uma Masterclass dentro da programação do Festival de Dança de Valença.

Hélio Bejani, que ocupa a cadeira da dança no Comitê de Internacionalização da Cultura Fluminense junto à SECEC, e acumula a função de coreógrafo da Comissão de Frente da Grande Rio, expressou a alegria e a responsabilidade de comandar mais um intercâmbio cultural.

“Fazer parte do Comitê de Internacionalização da Cultura Fluminense me traz a responsabilidade de incentivar e promover a diversidade cultural, fortalecer as relações entre os povos e enriquecer a experiência cultural de todos os envolvidos. É essencial que sejam apoiadas iniciativas que promovam a internacionalização da arte Fluminense e o intercâmbio cultural, que são ferramentas poderosas para que a riqueza e a diversidade da cultura da nossa região possam ser amplamente reconhecidas e apreciadas em âmbito global. Ter a oportunidade de acompanhar o Ballet do Theatro Municipal se apresentando em turnês na Europa é mais um passo nesse caminho”.

“Suite Brasileira” conta com cinco primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão, Cícero Gomes, Filipe Moreira e os solistas Carol Fernandes, Edifranc Alves e José Ailton.