728x90
InícioIntendenteConheça o enredo da Acadêmicos da Abolição para o Carnaval 2025

Conheça o enredo da Acadêmicos da Abolição para o Carnaval 2025

Durante a realização de sua geijoada, a GRES Acadêmicos da Abolição lançou seu enredo para o Carnaval de 2025. Com o título “Os Reis da Rua” o enredo é de autoria da Comissão de Carnaval composta por Thayssa Menezes, Jovanna Souza, Raquel Martins e Pedro Duque e tem a Direção Artística de Antônio Gonzaga. A Acadêmicos da Abolição é a quarta escola a desfilar na terça-feira de Carnaval na Intendente Magalhães.

abolicao25

Apresentação do enredo

“Nas ruas, esquinas e encruzilhadas reinam corpos mascarados que se encantam e ressignificam o cotidiano. Em cada rua, em suas curvas e dobras, acende-se as velas e vela-se as vidas, regando o chão suburbano com marafo e folia. A rua nada mais é que a simplicidade do que se passa por ela, o ordinário que se faz extraordinário. É na diversidade dos corpos que a ocupam que encontramos as escrevivencias dos saberes que resistem a beleza do dia-a-dia, dividir o pão, o suor e as fagulhas de alegria.

A rua também se apresenta como espaço democrático, é de quem nasce, se cria e morre nela, mas também que é de quem faz dela um lugar de atravessamento, do rito e da invenção de mundos. A rua é das mulheres, dos homens, das crianças e de quem ousar desafiar a sua própria lógica de existência, transgredindo o que tá posto, tecendo o emaranhado de histórias e sagacidade, disputando nas frestas e festas o banquete dos excluídos. Eis a rua e seus protetores, a gargalhada que ecoa no silêncio da madrugada, farofa, marafo e mel para adoçar os saberes e sabores da vida, eis o povo de rua e da rua.

Hoje, a Acadêmicos da Abolição vem coroar os descoroados, os corpos que se encantam, que se econtram nas vestes sagradas da existência e se materializam na coletividade das urgências, os bate-bolas.

A rua é nossa, nós somos a rua, eis aqui a dinastia suburbana que insiste em colocar a máscara para sentar em seu trono.
Eis os reis, os reis da rua!”.

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....