InícioGrupo EspecialGrande RioCompositores do samba de 2020 da Grande Rio fazem apelo contra intolerância...

Compositores do samba de 2020 da Grande Rio fazem apelo contra intolerância religiosa

Na retomada dos enredos culturais dos anos 1990, a Grande Rio promete um grande desfile misturando a temática afro, religiosa e ao mesmo tempo falando de sua própria terra. Não se pode esquecer que o líder religioso Joãozinho da Gomeia estabeleceu um terreiro em Duque de Caxias valorizando a cultura e as religiões de matriz africana. O samba vencedor para 2020 ficou a cargo dos compositores Derê, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro e Toni Vietnã.

“Achei o enredo maravilhoso pois Joãozinho da Gomeia se tornou filho desse chão por adoção e levou a cultura, o axé para várias pessoas”, disse Robson Moratelli.

A parte mais comemorada pela parceria é a que faz um pedido pelo fim da intolerância religiosa ressaltando a diversidade de crenças presentes no Brasil: “Pelo amor de Deus, pelo amor que há na fé, eu respeito o seu amém, você respeita o meu axé”.

“A parte que mais curtimos foi o refrão principal pois damos um salve para o candomblé e mandamos uma mensagem ao mundo pedindo mais tolerância religiosa, respeito e harmonia entre as religiões respeito com a fé do próximo”, conta Robson Moratelli.

Robson também revelou que os compositores tiveram um cuidado para falar sobre Joãozinho de uma forma mais lírica, não tanto histórica e narrativa.

“O processo de confecção foi da seguinte forma: procuramos contar a história do Joãozinho da Gomeia de uma forma mais poética e não muito descritiva. Também tivemos o cuidado em não colocarmos demasiadamente palavras em yorubá para não dificultar o canto”.

- ads-

Posição de desfile e critérios de julgamento: Presidente Paulo Serdan fala perspectivas do Carnaval 2025 em São Paulo

A Mancha Verde foi a sexta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval. Entretanto, o presidente Paulo Serdan revelou ter outra preferência de horário...

Começa a 2ª FLIC, Feira Literária e Cultural da Mangueira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Nesta sexta-feira, a quadra da Estação Primeira será palco da 2ª edição da FLIC Mangueira, com estandes de editoras, oficinas de criação poética, de...

Confira a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025

Estou aqui para contar a minha história… 1 - Nascente. Olho d’água... Útero do mundo. Numa cabaça mergulhada no fundo do rio turvo, um espelho...