Já em clima de desfile, a comissão de frente evoluiu com o tripé que parece ser o oficial. Interagiu com as arquibancadas e demonstrou sincronia na coreografia. No início, o intérprete Carlos Jr. deu um breve discurso, animou e defendeu: “Império é uma escola de personalidade, é uma escola que tem a sua história, a sua vida. Obrigado Carlinhos Maia”.
“Balanço é extremamente positivo. Uma escola vibrante, uma escola pulsante. Uma escola que veio para o ensaio sabendo do tamanho da responsabilidade, ainda mais em uma noite tão especial que parece uma noite de desfile. Parece que a escola veio bem. Acho que dentro da nossa proposta, cumprimos com o combinado. Acho que deu para corrigir o andamento. Veio melhor. Alinhamento das alas, que hoje vieram melhores também. O ponto alto foi a vibração da escola. Eu fico na faixa amarela tirando ala por ala, e o que você percebe no olhar das pessoas é que elas estão satisfeitas e felizes de fazer parte da família imperiana. No meu olhar de hoje, sem dúvida, foram os componentes que fizeram a diferença”, disse Serginho, diretor de harmonia.
Bateria
A bateria Barcelona do Samba, do mestre Zoinho, foi um ponto alto do ensaio. Primeiro pela postura segura. Por exemplo, ao zerar a batucada no refrão de cabeça em determinados momentos da avenida. Apenas o surdo marcava o tempo e os instrumentos da cozinha batiam no aro. As bossas realizadas tiveram execuções seguras, inclusive no ataque das caixas. No recuo, a bateria faz um “caracol” entre os surdos de marcação das pontas e as duas linhas do corredor.
“Estamos ensaiando faz tempo, começamos nosso trabalho em outubro. Foi tudo por etapa, primeiro ensaio técnico, pudemos fazer um bom ensaio. E esse ensaio aqui a gente pode confirmar tudo que tinha no plano. O nosso projeto foi concluído hoje. Com sucesso, pois fizemos um bom ensaio, no andamento que queríamos, as bossas que tinha para acertar, acertamos. E foi super produtivo, agora é passar no dia e deixar nosso recado. O ponto alto foi o andamento. Do começo ao fim, o mesmo andamento. Não deixamos cair, fizemos um grande trabalho. Esse samba e esse andamento tem tudo a ver”, comentou mestre Zoinho.
Mestre-sala e Porta-bandeira
O primeiro casal, Rodrigo Antonio e Jessica Gioz, esbanjou simpatia durante o técnico e demonstrou domínio na sincronia entre a dança e o samba. Rodrigo vestiu um terno dourado e Jessica um vestido azul.
Harmonia
O carro de som trouxe arranjos vocais que chamaram a atenção. No trecho “O ar que touxe a lua pra você, ô flor”, “Pelo som que se propala” e “tempos que não vivi”, os intérpretes realizam segunda voz, terças e contra-cantos. A ala, logo atrás do abre-alas, chamou a atenção pela intensidade no canto e empolgação.
Evolução
A escola trouxe um andamento condizente com a cadência do samba. Apenas quando o terceiro setor passava em frente ao setor C, houve um descompasso que ocasionou num andar acelerado. Os componentes não vestiam camisetas específicas das alas, o que dificultou a percepção das divisões de alas.
Outros Destaques
Já com o tripé que parece ser do desfile, a comissão de frente contagiou o ensaio. A coreografia apresentada foi dividida por 2 grupos em 4 momentos. O ponto central é a interação entre os dois grupos.
Um detalhe importante é que, mesmo quando apenas um grupo está encenando, alguns componentes do outro estão em cima no tripé, interagindo com o público. Atitude que influência diretamente no julgamento do quesito.