InícioSão PauloComissão de Frente é destaque em ensaio da Camisa 12

Comissão de Frente é destaque em ensaio da Camisa 12

A Camisa 12 abriu a maratona de seis dias seguidos de ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi nesta terça-feira, em preparação para os desfiles do Grupo de Acesso II. Com destaque para a bela e criativa Comissão de Frente, a Pantera realizou ensaio regular, podendo melhorar em especial o quesito Harmonia. A escola será a 11ª a desfilar no dia 11 de fevereiro com o enredo “Da inclusão à superação. Todos somos iguais. Sou um Campeão”.

Comissão de Frente

A Camisa 12 abre seu desfile apresentando as aventuras de Mogli, o menino-lobo, na selva da diversidade. Com dez componentes, o protagonista, representado por um menino trans, desvenda esse mundo de várias cores apresentado pelo enredo da escola, formado pelos demais dançarinos, ao longo de uma passagem do samba. Assistir a apresentação sem as fantasias atiça ainda mais a curiosidade para o desfile oficial, levando em consideração a boa execução de movimentos do conjunto e a expressividade do ator principal.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Luan Camargo e Mari Santos realizaram um treinamento focado aparentemente na sincronia de movimentos, que foram bem executados. Falta praticar mais a velocidade na dança da dupla, afinal a diversidade de movimentos foi ampla e agradável de se ver. O vento foi outro elemento que atrapalhou em alguns momentos, e pode ser levado em conta nos treinamentos futuros.

Harmonia

O canto da Camisa 12 teve altos e baixos. No primeiro setor, muitas alas quietas, com pessoas até mesmo conversando entre si. Isso é perigoso e precisa ser mais cobrado dos componentes nos ensaios de quadra. O canto evoluiu ao longo da passagem pela Avenida, com destaque para a ala de passistas, que vem falhando nesse aspecto em outras escolas, mas em um concurso tão disputado não se pode dar ao luxo de abrir mão da nota de um jurado.

Evolução

Um bom ensaio do quesito Evolução no geral. A escola fluiu bem e soube elaborar uma boa estratégia de entrada no recuo de bateria. Os ritmistas inverteram suas posições ainda dentro da pista, e entraram de forma que já ficassem prontos para sair ao fim da passagem. O treinamento da Camisa 12 foi encerrado com 46 minutos, e mesmo que o contingente fosse menor do que o estimado pela escola para o desfile oficial, ainda sobra tempo para analisar no próximo ensaio previsto.

Samba-Enredo

Em mais um carnaval com samba assinado por Dudu Nobre, a Camisa 12 tem em mãos uma obra leve e de fácil assimilação, que ajuda na criação de bossas pela bateria. O canto pode ser melhorado nos próximos ensaios levando esse trunfo em consideração.

Outros destaques

A noite foi delas! Destaques de chão dançaram com entusiasmo, mostrando que poderão contribuir positivamente para ilustrar os diferentes segmentos da escola. A Rainha de Bateria Tatá Soares está em grande harmonia com a bateria “Ritmo 12”, com direito a dança no meio dos ritmistas.

A Camisa 12 traz para o Sambódromo do Anhembi em 2023 um enredo cada vez mais necessário em uma sociedade tomada pelo preconceito e violência contra minorias, mas é preciso levar mais os valores desse importante tema para seus componentes. Todos são em algum grau atores da grande ópera chamada Carnaval, e quanto mais fazerem seu papel melhor a mensagem será transmitida.

- ads-

Jackson Carvalho, Marcelinho Emoção e Fabão Rodrigues assumem Comissão de Harmonia no Arranco

Para o Carnaval 2025, o Arranco contará com uma Comissão de Harmonia formada por Jackson Carvalho, Marcelinho Emoção e Fabão Rodrigues. Jackson Carvalho começou sua...

Vizinha Faladeira será homenageada com conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto

No próximo dia 23 de abril, a histórica Associação Recreativa Escola de Samba Vizinha Faladeira, uma das pioneiras no cenário do carnaval carioca, terá...

Jorge Silveira exalta preparação da Mocidade Alegre para ganhar duas categorias no Estrela do Carnaval: ‘São Paulo cada vez mais competitivo’

Em 2024, a Mocidade Alegre foi bicampeã do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, conseguindo unir beleza e facilidade de leitura para tratar...