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Com presença de Eli Corrêa no ensaio técnico, Águia de Ouro canta forte

Radialista esteve presente e discursou na concentração

Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins

Na noite desta quinta-feira, houve um ensaio técnico geral solo no Anhembi. O Águia de Ouro colocou a sua comunidade da Pompeia para treinar visando o desfile de 2024. Dentro disso, se viu uma comunidade bem forte em seu canto. Fez valer o estereótipo de ser uma das escolas que mais coloca a voz para fora. Outro ponto importante foi a bateria de mestre Juca, que ao longo do ensaio, soltou várias bossas, o que não era corriqueiro da “Batucada da Pompeia”. O ensaio marcou a presença da porta-bandeira Monalisa Bueno, que fez a sua estreia junto a comunidadeia, após a saída de Lyssandra Grooters.

O presidente Sidnei Carrioulo falou sobre o ensaio. “Fizemos um ensaio razoável, a escola tem um potencial muito maior do que isso, mas não vou dizer para você que eu não fiquei satisfeito não. Gostei do astral, gostei da energia que foi mais importante. Lógico, sempre tem muita coisa para corrigir, muita coisa pra gente resolver, mas temos mais um ensaio técnico”, avaliou.

De acordo com o presidente, a energia da escola foi importante. “A energia da escola foi boa, quando a escola está com a energia boa, tudo fica melhor, fica mais fácil. Foi bom, isso para mim me deixou muito satisfeito”, comentou.

Comissão de frente

A ala, que é coreógrafa por Ruy Oliveira, não apresentou tantos elementos consideráveis para uma análise profunda. O grupo evoluiu de um lado para o outro e saudou o público a todo instante, sendo de forma sincronizada. O diferente é que havia dois integrantes (um homem e uma mulher) logo atrás, onde ficava acenando para as arquibancadas e beijando a camisa. Suponha-se que represente o futebol no rádio.

Vale ressaltar que o coreógrafo Ruy Oliveira retornou recentemente, pois Marcelo Gomes, que estava comandando a ala, teve o seu desligamento da agremiação.

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal João Camargo e Monalisa Bueno fez uma dança segura. Foi a estreia da porta-bandeira com o pavilhão da Pompeia. Nitidamente a dupla ainda está se entendendo, visto que a dançarina foi apresentada nesta última terça-feira, véspera do ensaio, em decorrência da saída de Lyssandra Grooters. O casal se mostrou sorridente e realizou os giros horário e anti-horário, sem dar prioridade à coreografia dentro do samba.

“A gente teve poucos dias de ensaio, como vocês já sabem, mas tudo foi dentro do que a gente ensaiou. Vai ter muitos consertos, a gente vai se conectar e se entrosar muito mais. Agora é ensaiar muito para conseguir um resultado positivo”, disse a porta-bandeira.

“Foi o nosso quarto ensaio junto, mas posso dizer que foi muito positivo. Obviamente, como qualquer outro casal, a gente tem ajustes a serem feitos, mas nós estamos satisfeitos com a entrega como casal. É muito importante a gente falar sobre entrega, energia, conexão, não soltar a mão do outro e entender o processo que está acontecendo com a gente. A pista é um pisto de emoções. Independente de prazo, estamos nos entregando um para o outro. É isso que faz a magia do casal acontecer”, concluiu o mestre-sala.

Harmonia

Foi o ponto alto da escola no ensaio. Os componentes da Pompeia fizeram valer o título de ser uma das melhores escolas de harmonia de São Paulo. O canto é um quesito que a agremiação sempre pode contar com a sua comunidade. As alas demonstraram um alto volume com uma constância do início ao fim. Vale destacar o “Oiiii Gente”. Tal parte tem uma entonação que se estende, mas tudo foi feito corretamente. Era um receio.

Porém, houve uma falha considerável devido à falta de carro de som. Quando a bateria estava no recuo, soltou uma bossa. As últimas três alas que estavam entrando em frente ao setor A, se embolaram de uma maneira em que tiveram que parar o canto para ver onde estavam. É uma parte em que a escola deve se atentar para fazer as devidas correções.

Evolução

O Águia prioriza por um andamento compactado e enfileirado. Com exceção das alas coreografadas, tudo é feito bastante em linha reta desde que entra na pista. E isso também ocorreu no último ensaio. As fileiras foram feitas corretamente, sem espaços entre elas, mas é bastante ‘militarizado’. Não é um erro, mas vale ressaltar o estilo de evolução que a escola gosta de impor.

Samba-enredo

O carro de som, liderado pelos intérpretes Douglinhas Aguiar e Serginho do Porto, teve um grande rendimento neste ensaio. É uma grande sintonia que a dupla tem. Fazem poucos cacos e não atropelam uns aos outros. Isso ajuda bastante o samba, pois é uma obra com melodia acelerada o tempo todo. Por consequência, ajuda a comunidade, que consegue entender melhor o que é cantado.

As partes mais cantadas pelos componentes foram o refrão de cabeça, que é uma explosão na letra, principalmente no “Oiii gente” e os últimos versos do samba – “Águia de Ouro: A sua estação/Ligada no seu coração/Esse amor não se acabou/E no futuro assim será”.

“Eu gostei bastante, como foi o primeiro aqui na passarela do samba, no Anhembi, eu acho que ainda tem coisas que a gente precisa realmente dar uma melhorada. Mas no geral, a escola se comportou muito bem. Hoje não era dia de desfile. No próximo ensaio a gente já vai fazendo um clima mesmo de como se estivesse valendo. Hoje é ajustar alguma coisinha, mas me agradou demais, nossa escola cantou, bateria veio bem e nosso carro de som veio bem também. Eu não tive a oportunidade de prestar muita atenção em outros setores que vem na nossa frente. Comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, mas acredito que tenham vindo bem também”, disse o intérprete Douglinhas Aguiar.

O seu companheiro, Serginho do Porto, completou dizendo que foi ótimo e está ansioso pelo segundo, pois vai ser com o som inteiro da avenida. “Para um primeiro ensaio nosso aqui no Anhembi, foi maravilhoso, porque a gente já vem fazendo isso dentro da quadra e no ensaio de rua também. A pegada foi muito boa, a gente precisava ter essa conexão aqui dentro para sentir a pressão do samba, para sentir esse termo todo e foi ótimo. E no dia 27 vai ser melhor ainda porque a escola já vem mais da vontade, é mais cedo e o som todo da avenida já vai estar. Vai ser uma coisa bem gostosa, e assim, eu estou muito feliz. O Águia tem uma comunidade muito forte, que canta muito, e isso é importante para qualquer escola de samba”, finalizou.

Outros destaques

A bateria “Batucada da Pompeia”, regida por mestre Juca, soltou mais bossas do que o normal. Fizeram até um ‘algo a mais’, quando todos agacharam em frente ao setor monumental em um breque. Também fizeram isso uma vez no recuo.

Juca avaliou o ensaio. “Foi um bom ensaio. As bossas estão sincronizadas com o samba. Lógico que tem algumas coisas que a gente deve corrigir até o dia 27 ainda, mas no dia do desfile, se Deus quiser, conseguir a nota”, disse.

De acordo com o mestre, o movimento é pensado para fazer o recuo de bateria. “A bateria do Águia de Ouro sempre foi uma bateria que soltou bastante bossas, só que recentemente a gente estava vindo com o regulamento debaixo do braço. Estava dando certo. Mas esse ano a gente preferiu ousar um pouquinho mais. A entrada da bateria antigamente não era julgada, mas agora está sendo. O que a gente está fazendo ali na hora é passar todos os instrumentos leves para trás. Logicamente é uma brincadeira que o público vai gostar.

A rainha de bateria, Vanessa Alves se mostrou bastante emocionada durante todo o ensaio

A escola teve a presença de Eli Corrêa, radialista que é a cara do enredo. Ele discursou e soltou o seu bordão “Oi gente”.

Como foi dito, harmonia foi o destaque, mas vale destacar três alas que realmente era perceptível um forte canto. São elas: ‘Ala Methanol’ e ‘Ala Amigos do Ouro’.

Outro fato que vale uma observação é a ‘Ala Águia Maria’, que é composta somente por mulheres.

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