InícioGrupo EspecialCARNAVALESCO acompanha eliminatória da Mangueira e analisa sambas concorrentes para o Carnaval...

CARNAVALESCO acompanha eliminatória da Mangueira e analisa sambas concorrentes para o Carnaval 2024

A Mangueira realizou em sua quadra, na noite desse sábado e madrugada deste domingo, a eliminatória em chave única do concurso de samba-enredo para o Carnaval de 2024. Como parte da série “Eliminatórias”, a reportagem do site CARNAVALESCO esteve presente e acompanhou essa nova fase da competição promovida pela vere e rosa. Os classificados voltam ao palco no próximo sábado, dia 16 de setembro.

mangueira0909

No ano que vem, a Mangueira será a quarta escola a cruzar o Sambódromo da Marquês de Sapucaí na segunda de Carnaval, dia 12 de fevereiro, pelo Grupo Especial. A agremiação levará para Avenida o enredo “A negra voz do amanhã”, que homenageia a cantora Alcione. O desfile terá a assinatura dos carnavalescos Guilherme Estevão e Annik Salmon.

Parceria de Thiago Meiners: A primeira parceria da noite foi dos compositores Thiago Meiners, Beto Savanna, Índio da Mangueira, Michel Pedroza, Wilson Mineiro e Julio Alves. Abrir a noite de apresentações com a quadra ainda fria é uma tarefa árdua para os compositores, mas eles conseguiram driblar e realizar uma ótima apresentação, mostrando ser uma das obras favoritas para ser o hino da Mangueira. A torcida veio numerosa com inúmeras bandeiras e com o samba na ponta da língua. O interprete da atual campeã, Pitty de Menezes veio mostrando que está em uma fase absurda e conduziu muito bem a obra. Tiveram vários pontos de destaque durante a apresentação: o refrão de cabeça que era bastante cantado pela torcida, a chamada para o refrão de cabeça que é fortíssima “Onde o samba é devoção, nasci pra te defender. Quem veste verde e rosa é sentinela de erê”. E outro ponto de grande destaque é a melodia do samba com suas inúmeras variações melódicas, como por exemplo: na primeira parte do samba “A voz forte e grave que não falha, instrumento de batalha, em seu timbre, em seu tom”. Apresentação forte da parceria.

Parceria de Gilson Bernini: Segunda parceria da noite foi composta pelos compositores Gilson Bernini, Xande de Pilares, Cadu, Edinho Gomes, Kiosque Raiola e Jorginho Bernini. Contando com uma torcida grande com inúmeras bandeiras assim como o primeiro samba, a obra mostrou que tem condições de chegar longe na disputa, realizando uma apresentação boa do início ao fim. Serginho do Porto e Ito Melodia levaram muito bem o samba, junto com os outros cantores no palco. Possui uma estrutura diferente com três refrãos que foram bem cantados pela torcida. Mas é inegável que o refrão de cabeça mexeu mais com a galera que estava lá. A parte do refrão “Ê Maranhão… Ê Maranhão” também foi um outro destaque na apresentação, assim como o primeiro verso do refrão do meio “Sou do vento de ‘mamãe’, sou ventania”. O desfecho desse mesmo refrão passou muito bem “É melhor me respeitar cada um com sua fé”.

Parceria de Lequinho: A quarta parceria da noite foi composta pelos compositores Lequinho, Júnior Fionda, Gabriel Machado, Fadico, Guilherme Sá e Paulinho Bandolim. A torcida também foi outra que marcou grande presença com bandeiras grandes. Tinga com sua excelência de sempre foi quem conduziu o samba. O palco deu um show, não deixando cair em nenhum momento.O segundo refrão foi um espetáculo, passando bem demais. O refrão principal, assim como nos sambas anteriores foi bastante cantado pela torcida. Um outro ponto de destaque foi na chamada para o refrão de cabeça “Ela é Odara, Deusa da Canção, negra voz orgulho da nação”. Lequinho e parceria estão buscando chegar bem longe na disputa e pela apresentação forte não deixou dúvida que isso é possível.

Parceria de Fábio Martins: A quinta parceria foi composta pelos compositores Fábio Martins, Jean Amaral, Michel Alegria, Marcelo Pastor, Romeu D’malandro e Fagundinho Gaspar. A torcida veio em número menor comparando com as anteriores, mas fizeram bonito cantando bastante o samba e com inúmeras bandeiras tremulando para todos os lados. Pixulé e Grazzi Brasil deram conta do recado no palco, defendendo muito bem o samba. O refrão principal é um dos melhores da safra e isso ficou visível hoje na quadra. A melodia é muito bonita e correta também. A obra possui algumas variações melódicas como por exemplo “Traz na herança a vontade de vencer, tecendo compaixão amor de mãe”. Outro ponto de destaque da obra é a preparação para o segundo refrão, com uma senhora chamada “Meu tesouro, meu torrão”. A segunda parte realça bem a riqueza poética. Fábio Martins e parceria podem sim sonhar em chegar longe na disputa, pois fizeram um samba de qualidade.

Parceria de Moacyr Luz: Nono samba que se apresentou nessa noite foi composto pelos compositores Moacyr Luz, Pedro Terra, Gustavo Louzada, Karinah, Compadre Xico e Valtinho Botafogo. Outro samba que trouxe uma torcida apaixonada com inúmeras bandeiras. Evandro Malandro e Nina Rosa foram bem demais na condução do samba. A apresentação foi muito boa e contou com alguns destaques como por exemplo a cabeça que já começa bem ” A voz, negra voz, tem o sangue verde e rosa”. O segundo refrão é curto e potente. O início da segunda, assim como aconteceu no início da primeira, é outro ponto de destaque. O refrão de cabeça foi muito cantado pela torcida que se manteve animada o tempo todo. Moacyr e parceria nunca entram para brincar e irão brigar até o fim.

Parceria de Samir Trindade: Décimo samba da noite foi composto pelos compositores Samir Trindade, Lacyr D’Mangueira, Rômulo Presidente, Thiago Portela, Cristiano David e Vinicius Fernandes. A torcida fez uma festa danada na quadra com muitas bandeiras assim como as outras. A sintonia entre palco e torcida foi absurda e foi a obra que mais levantou a galera hoje. Igor Sorriso e Quinzinho foram os responsáveis por conduzir o palco e fizeram muito bem o trabalho. No palco tinha uma pessoa trajada de Alcione. O refrão de cabeça foi berrado pela galera. O segundo refrão também foi muito cantado. A levada foi outro destaque e isso foi notável pelas pessoas que acompanhavam. A chamada para o refrão de cabeça era forte também “Quem pisou na passarela é um pedaço de mim, todo mundo sabe ao longe pelo som do tamborim”. A apresentação foi muito forte do início ao fim mostrando ser um dos grandes favoritos.

Parceria de Jocelino: Penúltimo samba desse noite foi dos compositores Jocelino, André Karta Markada, Garrido, Ubaldo dos anjos, Sandro Nery e Rogério Garrafa. A torcida veio grande e fez um barulho danado com inúmeras bandeiras. Wic Tavares com sua bela voz e Leandro Santos foram bem na condução. O samba tem uma melodia diferente do habitual, difícil de pegar em algumas partes, mas isso não foi um problema para a torcida que lá estava e nem para o palco, fazendo com que o samba obtivesse uma regularidade. A letra chama atenção pela riqueza de detalhes. O grande destaque da melodia está na parte “Quero te envolver nas fitas” e acaba de envolvendo mesmo de tão bom que fica cantar essa parte.

Parceria de Bete da Mangueira: A última parceria foi dos compositores Bete da Mangueira, Ronie Oliveira, Márcio Bola, João Carlos, Giovani, Jotapê e participação especial de Karen Silva. A torcida da parceria também fez bonito agitando bandeiras para todos os lados. O intérprete da União de Maricá, Matheus Gaúcho, deu conta do recado na condução do samba. O obra é animada, principalmente, por conta do refrão do meio e do refrão de cabeça. Melodicamente o samba rende mais na segunda parte, onde tem algumas variações interessantes como por exemplo no verso “pra te aplaudir mais uma vez a brilhar na avenida”. É a grande surpresa dos sambas classificados.

- ads-

Frente Parlamentar busca organizar datas de pagamentos da subvenção da Prefeitura e criação de Escola Municipal do Carnaval

Em seu primeiro mandato como vereador, Felipe Pires (PT) é o responsável pela criação da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval. Em entrevista ao...

Fábio Ricardo celebra título do Rosas e se declara para São Paulo: ‘aqui vivo arte’

Há mais de uma década, o nome de um carnavalesco em específico está em evidência nas grandes escolas de samba. Mesmo com desfiles consagrados...

Sob novo comando de mestre Vitinho, bateria ‘Cadência de Niterói’ inicia ensaios nesta quarta

Dando o pontapé inicial nos preparativos para o carnaval de 2026, a bateria "Cadência de Niterói" realizará nesta quarta-feira uma reunião do segmento e...