InícioGrupo EspecialCacique de Ramos abre inscrições para o Projeto Frutos da Tamarineira

Cacique de Ramos abre inscrições para o Projeto Frutos da Tamarineira

Sucessos do Grupo Fundo de Quintal inspiram metodologia do programa sociocultural no Doce Refúgio.

O projeto Frutos da Tamarineira oferece aulas gratuitas de: violão (6 e 7 cordas), cavaquinho, banjo, repique, tantã e pandeiro. A metodologia deste programa sociocultural do Cacique de Ramos tem como base os sambas imortais criados no bloco e grandes sucessos do Grupo Fundo de Quintal, o que facilita o aprendizado e auxilia na formação e despertar de talentos.

Foto: Nayra Cezari/Divulgação

Uma oportunidade para jovens e adultos aprenderem a tocar os tradicionais instrumentos musicais e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação extracurricular e até uma opção profissional. Esse é o objetivo do projeto Frutos da Tamarineira.

As novas turmas estão previstas para o início de agosto, mas as vagas são limitadas. Os alunos também terão acesso a atividades culturais, palestras, rodas de samba, e a história do bloco carnavalesco para explorar a criatividade e estimular as habilidades técnicas e evolução de cada aluno.

O projeto é realizado em parceria com o Rapha Paulista, responsável pela metodologia e conceito do curso oferecido na sede do Cacique de Ramos. Produtor, arranjador, músico e compositor, Rapha Paulista é totalmente comprometido com a música. Sua rica trajetória reúne trabalhos especiais, interação com alunos do mundo inteiro e produções nacionais e internacionais. Além disso, o engajamento em causas sociais mobilizou o professor e pesquisador a fundação do projeto “Casa de Cultura, Esporte e Vida Feliz – Juntos no Bem”, no Jardim Munhoz, em Guarulhos/SP. Depois de levar sua arte para diversos lugares, recentemente se estabeleceu no Rio de Janeiro para atender a demanda de novos trabalhos e aproveitou a oportunidade para apresentar a proposta do Frutos da Tamarineira. A ideia ganhou força com adesão imediata de Márcio Nascimento, gestor do Cacique de Ramos, que impulsionou a iniciativa e o desenvolvimento do curso de instrumentos musicais. A curadoria é assinada por Bira Presidente, líder caciqueano que dispensa apresentações por toda sua história e carreira artística.

A pré-inscrição para o próximo período do Frutos da Tamarineira pode ser feita através do forms https://forms.gle/RnjbtcoeSaCYX4ic6 até às 14h, do dia 10 de agosto de 2022. A data será marcada também pela apresentação do conteúdo do projeto na aula inaugural que acontecerá a partir das 15h, no Doce Refúgio do Samba, o Cacique de Ramos. Mais Informações: [email protected] ou pelo telefone 21 97111-9911 (WhatsApp).

SERVIÇO
Projeto Frutos da Tamarineira – Aulas de violão, cavaquinho, banjo e percussão
GRATUITO
Inscrições: De 25/07/22 a 10/08/2022 até às 14h
Início das aulas: 10/08/2022 – 15h
Formulário de pré-inscrições em https://forms.gle/RnjbtcoeSaCYX4ic6
Cacique de Ramos: Rua Uranos, 1326 – Olaria -RJ.

- ads-

Confira a sinopse do enredo da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2025

O texto que apresento como enredo é fruto da escuta. Ele nasce da condição de ouvinte da sabedoria ancestral daqueles que guardam nas palavras...

Unidos de Bangu anuncia enredo em homenagem à resistência da Aldeia Maracanã no Carnaval de 2025

Símbolo de resistência na cidade do Rio de Janeiro, localizada nas proximidades do antigo Museu do Índio e ao lado do estádio do Maracanã,...

Diretor fala do pioneirismo da Mocidade ao abrir a nova terceira noite de desfiles do Grupo Especial em 2025

A Mocidade foi a décima colocada no carnaval deste ano. A expectativa para o próximo carnaval era de participar normalmente do sorteio da ordem...