O Grupo Especial de São Paulo contará com a presença de uma tradicional escola de samba de São Paulo. Após beirar o fechamento de suas portas, a Colorado do Brás volta a compor a elite da folia paulistana depois de 25 anos. O jovem carnavalesco Leonardo Catta Preta é o responsável pelo desenvolvimento do enredo: “Hakuna Matata – Isso é viver”, tema que busca contar a história e características do país do continente africano, o Quênia.

barracao colorado2019 5“Muitas pessoas confundem, elas acham que a gente vai fazer uma cópia do Rei Leão, na verdade o Hakuna Matata vem muito antes do filme da Disney. A Hakuna Matata é uma música queniana, eles criaram essa canção depois da quebra das correntes pra chamar os turistas pro país. O nosso enredo começa nessa questão de mostrar o país para o mundo, a gente abre esses olhos para a África e mostramos todo o continente dentro desse olhar do queniano. Ano passado eu fiz um enredo que era afro, subimos com uma temática de camdomblé, e esse eu ano eu não quis um tema pesado, esse enredo tem leveza. É uma África leve, sem palhas, buzios e nem com dentes, fiz uma coisa lúdica. É uma África infantil, esse é o carnaval da Colorado em 2019”, afirma.

barracao colorado2019 11Leonardo conta que a proposta não é dele e diz que está honrado com desenvolvimento pelas diversas opções que o tema proporciona..

“A proposta chegou do Thiago Monganti e ele me apresentou esse enredo, na verdade já tinha outro tema pra Colorado. Quando vi esse enredo, lembrei que foi primeiro filme que assisti no cinema com os meus pais e me encantei. Tenho uma forma de trabalho diferenciada, essa forma das cores e as diversas possibilidades que o enredo me deu, optei pelo tema. Foi um presente e na hora eu abracei a causa”.

Durante a pesquisa de elaboração da sinopse, o carnavalesco ressalta que informações pouco divulgadas sobre a África e a possibilidade de trabalhar com cores diferentes foi o que mais cativou.

barracao colorado2019 10“A gente acha que um país da África só tem savana, mas o Quênia é banhado por oceanos. A maior concentração de cavalos marinhos é no Quênia, então isso também abriu meus olhos. Eu gostei da pesquisa porque a África tem de tudo um pouco, eu começo na savana mas tem a parte tropical das matas, do mar. Eu pude misturar as cores, fiquei encantando tanto na pesquisa quanto na elaboração do trabalho”.

E sobre o cronograma, Leonardo diz: “A Colorado está com grande parte do carnaval pronto, agora é só a parte final. Atrasos a gente sabe que sempre tem, mas no final sempre da certo. É só concentrar e finalizar essas metas que falta cumprir”.

Aranha gigante promete impactar sambistas

Durante a entrevista, Leonardo Catta Preta revelou que terceiro setor contará com uma alegoria que vai impactar os foliões presentes no sambódromo do Anhembi. As antigas lendas africanas será tema do terceiro setor, e nela a aranha Anansi será retrata através de uma grande alegoria.

O carnavalesco se mostra cauteloso sobre ponto alto e acrescenta outro destaque para o desfile.

barracao colorado2019 9“A aranha é um dos pontos altos, mas eu também tenho uma responsabilidade com a ala das baianas, eu crio uma coisa específica pra elas e nesse ano vai ser um ponto forte. Peguei referências das roupas do Quênia e as minhas baianas tem uma variedade de cor bem extensas, são oito ou noves cores diferentes, uma coisa que São Paulo nunca presenciou. Cada baiana vem com uma roupa própria, são peças únicas e isso também acho que vai ser um diferencial”, revela.

barracao colorado2019 12A agremiação do Brás se mantém numa crescente histórica. Em 2011 a Colorado desfilou no grupo três da UESP, e precisou de apenas sete anos para chegar ao grupo especial. Acredita-se que a força da comunidade elevou o patamar da escola.

Leonardo confirma conteúdo dos comentários e afirma que escola ainda tem onde aprimorar.

“É uma missão do pessoal de harmonia de trabalhar nesse quesito, que é tão importante e o que releva o carnaval. Acho que a Colorado vem num progresso de crescimento, são degraus a subir e a escola vem numa escalada. A Colorado tem coisas a aprimorar”.

Conheça o desfile

1° SETOR – QUEBRA DAS CORRENTES

barracao colorado2019 4“A nossa comissão de frente mostra a questão do queniano como escravo dele mesmo durante a Guerra Civil. Depois eu venho com a grande savana vermelha, que o primeiro clipe da música não tinha cor, era tudo vermelho. Isso bateu com as cores da escola, então o nosso abre-alas é essa grande savana brilhante.

2° SETOR – CULTURA AFRICANA

“Depois eu venho com essa grande religião afro, com a questão da cultura africana”.

3° SETOR – LENDAS AFRICANAS

barracao colorado2019 8“No meu terceiro setor eu conto todas essas lendas africanas, não só no Quênia mas de todo o continente. Nesse setor tem uma parte que eu gosto muito que é a Anansi, uma aranha africana, que pra mim essa alegoria vai ser a surpresa do carnaval. Uma grande aranha na avenida.

4° SETOR – REI LEÃO

“Não podia falar de Hakuna Matata e não citar o filme. Então nesse setor vamos falar sobre isso que popularizou e estourou para o mundo”.

barracao colorado2019 25° SETOR – COROAÇÃO

“No último setor eu venho coroando o carnaval da Colorado. É como se a Colorado vivesse sem problemas e voltando ao especial”.

Ficha técnica

5 alegorias
1 tripé
22 alas
2.150 componentes

História do Leonardo Catta Preta

barracao colorado2019 6“Eu meu trabalho começou na Império de Casa Verde, eu vim como assistente do Alexandre Louzada. Foram três anos, sendo que no último eu assinei como carnavalesco, fiz o carnaval dos sonhos A minha base foi toda feita nessa agremiação, escola que eu respeito muito. Depois tive uma passagem pela X-9 Paulistana, fui assistente do André Machado de criar a proposta do enredo sobre o Açai. Nesses três último anos estou na Colorado, na verdade a Colorado virou a minha família, voltamos para o especial juntos, depois de três anos eu também estou voltando para o especial. A escola está numa gana em abrir o carnaval de São Paulo, que também é um desafio pra mim e pra escola. A gente está preparando um carnaval lúdico, realmente fazer coisas diferentes, a gente que uma coisa de impacto no carnaval. Trabalhamos em cima da proposta de abertura”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui