728x90
InícioSão PauloBarracões Acesso 2 SP: Primeira da Cidade Líder levará ao Anhembi a...

Barracões Acesso 2 SP: Primeira da Cidade Líder levará ao Anhembi a história centenária da Portela através de seus baluartes

Objetivo da escola é seguir aprendendo com gigantes do carnaval brasileiro para construir o próprio legado

A centenária águia altaneira inspira a Primeira da Cidade Líder para o desenvolvimento de seu desfile para o carnaval 2024. Após os bons resultados obtidos nos anos anteriores, a escola da Zona Leste se prepara para levar ao Sambódromo do Anhembi a história da maior campeã do carnaval carioca através do enredo “Salve ela! A Majestade do Samba Portela!”, assinado pelo carnavalesco Ewerton Visotto.

cidadelider barracao24 3
Fotos: Lucas Sampaio/CARNAVALESCO

Contar a história tão vencedora de uma agremiação que esteve presente em todas as fases daquele que hoje é conhecido como “o maior espetáculo da Terra” é um desafio que requer criatividade, afinal como dizia Monarco: “Se for falar da Portela hoje não vou terminar”. O caminho escolhido pela Líder é narrar a jornada da comunidade de Oswaldo Cruz e Madureira através de seus baluartes desde a fundação até chegar nos tempos atuais. A equipe do site CARNAVALESCO esteve presente no barracão da Primeira e conversou com Ewerton e o vice-presidente Rodrigo Minuetto sobre os preparativos para o desfile.

A sede de conhecimento da Primeira da Líder

A repercussão do desempenho da Primeira da Cidade Líder no desfile anterior sobre os 70 anos de outra escola carioca, o Salgueiro, foi positiva. O samba foi aclamado como um dos melhores de 2023 e na Avenida a história de uma das entidades mais vanguardistas do carnaval foi contada de maneira digna. A Líder gostou de beber da fonte de conhecimento proporcionada por essa experiência, e de acordo com Ewerton Visotto, surge daí a vontade de falar novamente de uma gigante agremiação.

cidadelider barracao24 2

“A ideia surgiu de aprender com gigantes. A gente teve uma experiência em 2023 bastante assertiva com os 70 anos de Salgueiro em que a comunidade comprou a ideia, cantou, foi a campo e a gente enriqueceu com isso entendendo sua vanguarda. Para 2024 a gente vai fazer com o mesmo gabarito, com o mesmo teor, agora com os 100 anos de Portela entendendo sua tradição. A Portela trouxe essa questão para a escola com o seu centenário. Como que ela funciona, como não funciona e como ela cresceu nesse cenário todo, respeitando o carnaval que veio da rua até chegar nesse profissionalismo que está hoje. A gente quer aprender com os gigantes e a Portela está nos ensinando a trabalhar em cima desse crescimento. A expectativa era alta, e a aceitação da comunidade foi muito grande. Conseguimos surpreender com essa dinâmica de trazer ‘Salve ela, a Majestade do Samba Portela’. Trabalhando esse enredo para 24, a gente espera atender uma expectativa muito grande não apenas de quem é da comunidade, mas do carnaval como um todo”, declarou o carnavalesco.

A história da Portela contada através dos baluartes

A Portela foi fundada em 11 de abril de 1923 por Paulo da Portela, Antônio Caetano e Antônio Rufino, originalmente como um bloco chamado Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz, passando a ter o atual nome nos anos 1930. O azul e branco do pavilhão portelense é em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da escola, e a águia foi escolhida como símbolo por Caetano por ser em sua visão “a ave que voa mais alto”. O desfile parte dessas simbologias para referenciar aos primeiros baluartes que serão o fio condutor do enredo.

cidadelider barracao24 4

“A gente trabalhou a questão dos ícones da Portela nesses cem anos, com as suas referências a cada ano trabalhado. A gente vem dividindo a escola nesse cenário, trabalhando essa construção em quatro tempos. Desde a inspiração, que é a questão do manto sagrado da padroeira até chegarmos a Clara Nunes lá na ponta. Ela vem nessa divisão de personagens da Portela que marcaram a escola e que a gente vem contando nesse cenário todo. A gente fala de Monaco, de Clara Nunes, de Paulo, Caetano e Rufino, que estão no começo da letra do samba. Natal, Candeia, Tia Surica, Paulinha da Viola, Manacéia e entre outros. A gente tenta fazer um apanhado de todos os grandes baluartes da Portela, que são muitos”, explicou Ewerton.

cidadelider barracao24 5

“No início, a gente conta a fundação da Portela através de Paulo, Caetano e Rufino. Paulo da Portela, o grande mestre de tudo isso, chega em Madureira com a irmã e com a mãe, e vai morar em Madureira, na Estrada do Portela, onde tem a ideia da fundação. Logo em seguida, a gente conta do Natal, que foi um grande precursor para as coisas acontecerem na Portela também. A gente, em seguida, também fala de Candeia, que foi um grande poeta da Portela, consagradíssimo. Logo em seguida a gente também passa por Clara Nunes, Monarco, que foi o presidente de honra há alguns anos atrás. E a gente finaliza fazendo uma menção ao centenário da Portela, a esses baluartes e aos enredos. Não dá pra citar todos, mas a gente vai tentar citar os mais importantes, os que fizeram mais história. São 100 anos, 22 títulos, a maior campeã do carnaval carioca. Imagine para gente como foi destrinchar a forma de falar da Portela. Para nós foi bem difícil, então a gente escolheu alguns baluartes para contar esse determinado período de que eles fizeram história na Portela”, detalhou Rodrigo Minuetto.

“É uma celebração que a gente pretende trazer dessa essência da alegria da Portela com o que a Líder propõe na Avenida. Ninguém é Líder por acaso, então venha! Vamos cantar e vamos acontecer! A gente destaca esses principais momentos, a influência da Portela nesse carnaval brasileiro, essa alegria contagiante, as cores vibrantes. A gente propõe fazer jus a essa grandiosidade que a Portela tem buscando encantar agora o público do Anhembi. A gente vem ousando aprender com essa gigante que com 100 anos de história permitiu que a gente buscasse entender como ela fez história e como a gente pode construir a nossa. Essa é a linha do pensar”, completou o carnavalesco.

O carinho da Portela com a homenagem da Líder

Quando uma escola de samba é homenageada por outra, é inevitável que hajam questionamentos a respeito da forma como ela irá reagir e se comportar diante dessa homenagem. Os portelenses não apenas receberam a homenagem de maneira positiva como também se demonstraram animados e dispostos a participar do desfile da Primeira da Cidade Líder, algo que Rodrigo fez questão de destacar.

cidadelider barracao24 1

“Além de tudo isso eu queria falar da recepção que a Portela fez para a nossa escola lá no Rio de Janeiro. Foi uma coisa sensacional. O presidente Fábio Pavão, o vice-presidente Junior Escafura, o diretor de carnaval Higor Machado, o Felipe do financeiro, a Nilce Fran. Muita gente nos recebeu muito bem quando fomos até lá pedir para fazer o enredo sobre a Portela. Algum tempinho atrás nós fomos visitar eles lá na Feijoada e a gente foi muito bem recebido. Fomos com o nosso casal, cantamos samba lá no palco. Fizemos umas entrevistas com personalidades da Portela como a Tia Surica, o próprio presidente Fábio Pavão deu uma entrevista para nós. De verdade, está todo mundo muito empolgado. Eles confirmaram a presença. Se bobear, a galera vai vir toda de lá para desfilar a gente. Está todo mundo muito empolgado não só aqui na escola, mas a galera de lá também está todo mundo muito empolgada para participar. O presidente Fábio Pavão disse que vem para participar do nosso desfile, então a gente está muito feliz com essa recepção que eles tiveram com a gente. Então é isso, vamos arrebentar se Deus quiser”, exaltou.

“Não é só uma homenagem. É mais um respeito e amor a essa escola de samba pelo que ela contribuiu. De novo, a gente está aprendendo com os gigantes. O desafio está aí. O que encantou a gente foi a receptividade deles, até em permitir que a gente cantasse o samba lá. Foi esplendoroso a ponto de serem convidados para o desfile e aceitarem vir aqui ficar com a gente”, concluiu Ewerton.

Ficha técnica
Enredo: “Salve ela! A Majestade do Samba Portela!”
700 componentes
2 alegorias
13 alas
Ordem de desfile: Oitava escola a desfilar no dia 3 de fevereiro de 2024 pelo Grupo de Acesso 2

- ads-

Tripé, iluminação e interação! Coreógrafo do Salgueiro revela detalhes da comissão de frente para o desfile oficial

O CARNAVALESCO conversou com o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Paulo Pinna, que falou sobre o acolhimento da escola e a parceria...

Nos 30 anos do ‘Jegue’ e ‘Gosto que me enrosco’, integrantes de Portela e Imperatriz relembram o desfile de 1995

Todo sambista que se preze continua cantando ao ouvir alguém entoar "Balançou, não deu certo, não, pois não passou de ilusão..." ou "Bate o...

De olho nos quesitos: Liesa flexibiliza uso de cacos no quesito Harmonia e alas coreografadas em Evolução

Em toda apuração, quando Jorge Perlingeiro anuncia a leitura das notas dos quesitos Harmonia e Evolução, dirigentes e integrantes das escolas sentem um frio...