InícioSérie OuroBaianas da Unidos da Ponte comentam sobre ancestralidade e conexão com a...

Baianas da Unidos da Ponte comentam sobre ancestralidade e conexão com a escola

Ponte01 1Segunda escola a desfilar neste sábado de carnaval a Unidos da Ponte apresentou-se com o enredo “Liberte Nosso Sagrado: O Legado Ancestral de Mãe Meninazinha de Oxum”. Em um enredo que homenageia uma mãe de santo é claro que a ala de baianas seria um dos pontos alyos da apresentação. As senhoras de São João de Meriti enalteceram o figurino.

“Sou bisneta de uma africana e neta de uma indígena, então é uma mistura de culturas. Não poderia me sentir mais conectada e orgulhosa das minhas origens”, afirmou Alda Melo, de 65 anos. Ela desfilou como baiana na Unidos da Ponte.

A ala, intitulada “Saberes Silenciados no Culto de Iorubá À Ifá”, além de apresentar o culto de Ifá, saudou Orunmilá, o Deus da adivinhação e da sabedoria.

Ponte02 1Suas fantasias, repletas das cores branco e dourado, formavam um belo conjunto na Sapucaí. “As fantasias estão belíssimas e esplendorosas”, comentou Alda.

Já Lucy Souza, de 66 anos, aproveitou a oportunidade para demonstrar sua gratidão por fazer parte do desfile. “Meu coração é inteiro da Unidos da Ponte. Sou doada para a comunidade”, abordou.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...