728x90
InícioSérie OuroAcadêmicos de NiteróiBaianas da Niterói representam antigo bloco carnavalesco da cidade

Baianas da Niterói representam antigo bloco carnavalesco da cidade

Niteroi001A Acadêmicos de Niterói trouxe nesta sexta-feira, no desfile da Série Ouro, a ala de baianas com o tema Solteirinhas de Engenhoca. A escola representa o bloco, do carnaval de 1958, com baianas vestindo roupas leves. “São todas senhoras, elas precisam evoluir e não carregar peso”, explica o presidente da ala de baianas.

A roupa das baianas é branca e azul, os tecidos são finos e aparentam ser leves. De acordo com as baianas, o vestido é o mais leve que elas já vestiram. “Essa é a mais leve. Às vezes o tempo também prejudica, quando chove, fantasias pesadas ficam mais pesadas”, explica Darli Onias, costureira animada por desfilar pelo sexto ano consecutivo como baiana na escola.

Para o presidente da ala de Baianas, Amilio Magalhães, o fato da fantasia ser leve é o diferencial da ala. “No carnaval de hoje, as baianas vem pesadas e brutas. As baianas de Niterói não, elas são leves para poder brincar e se divertir”, diz Amilio.

Niteroi002A fantasia das baianas conta um pouco da história de Niterói. O bloco das Solteirinhas da Engenhoca era repleto de mulheres alegres e animadas que tinham uma grande especialidade em fantasias. As fantasias das baianas são leves em representação a esse carnaval de rua, que precisa ser leve e alegre.

“É uma alegria muito grande vestir essa fantasia, é autêntica porque conta nossa história. A gente tem que ensaiar tanto pra na hora colocarem uns 32kg em cima da gente. Esta não. Esta é leve e maravilhosa”, diz Lúcia Rêgo, baiana mais antiga da escola, com 33 anos de desfile na Sapucaí.

A escola é a sexta a desfilar na Sapucaí pelo Grupo de Acesso representando as festas da cidade de Araribóia como um marco do carnaval.

- ads-

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...