InícioGrupo EspecialGrande RioBaianas da Grande Rio encantam Sapucaí com manto Tupinambá

Baianas da Grande Rio encantam Sapucaí com manto Tupinambá

A fantasia foi influenciada pela artista Célia Tupinambá

As baianas da Grande Rio, quarta escola da noite, desfilaram de “Açoiaba Manto Tupinambá”, numa fantasia que representou, em forma de denúncia, o roubo de peças fundamentais para a compreensão da nossa história. A fantasia foi influenciada pela artista Célia Tupinambá, que acompanha o processo de negociação e retorno de mantos roubados do Brasil por viajantes europeus. Esses mantos eram utilizados pelos tupinambás desde tempos imemoriais em diversos rituais.

Muito colorida, a fantasia contava com colares em formato de presa, sob o manto. A parte frontal vinha com uma flor feita com penas falsas, tal qual o costeiro, e a saia com diversas cores. As costas em tons de vermelho, vinham como plumas diversas. Todas as baianas da Grande Rio vieram também com uma máscara de onça, de madeira, muito leve, além de um pequeno papagaio em cima do ombro esquerdo. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, algumas baianas conversaram sobre a fantasia com que desfilaram no enredo “Nosso destino é ser onça”.

Lenise Miranda, baiana de quarenta e cinco anos, adorou as cores vivas da fantasia, e em especial a saia: “Eu achei maravilhosa, coloridíssima e muito viva. Adorei, adorei mesmo. A saia está muito bonita esse ano, muito bonita mesmo. Todos os anos sempre está! A Grande Rio sempre arrebenta nas fantasias”, comentou ela, que vem pelo terceiro ano como baiana da escola, destacando a leveza da saia e da fantasia como um todo: “Esse ano a saia está com um diferencial muito confortável, e eu até pensei que esse ano ia vir bem pesada a fantasia, mas está bem tranquila. Até o chapéu também veio bem confortável. Está tudo ok”. Lenise continuou contando os detalhes que chamaram a atenção para ela: “Gostei dessas ombreiras e desses detalhes coloridos da saia, que está bem colorida, bem detalhada mesmo”.

Sandra Helena, de sessenta e um anos, baiana desde 2016, amou o carinho dado à confecção da fantasia: “Quem fez a fantasia, idealizou com muito carinho. É um carinho, uma mescla de cores, uma mescla de informação. Tá muito linda”. O que mais chamou a atenção dela na fantasia foram as costas: “Eu quase nem vejo, mas essas costas estão lindas. Está um manto. Eu diria que está a transformação da onça. Porque quando ela se camufla, você não vai ver essa frente. Ela se esconde atrás dessa capa”.

Janaína Helena, de quarenta anos, reforçou o amor das baianas pelo colorido da fantasia neste carnaval: “Eu achei um luxo, maravilhosa, representando muito a escola, colorida, feliz, alegria. É isso que representa, e eu gostei das cores, que eu acho que o colorido traz uma representatividade do carnaval”. Já o que mais chamou a atenção dela no conjunto foi a cabeça da fantasia, em com flores em tons vermelhos, além da representação dos tupinambás.

Silvânia do Nascimento veio pela primeira vez na ala das baianas da escola, e gostou da armação e da leveza da fantasia: “Linda, perfeita e impecável. A saia é perfeita, a armação dela não é tão pesada quanto eu imaginei que fosse, é bem confortávelzinha. Tem o seu peso, mas tá normal, eu achei que fosse mais pesada”. A nova baiana, de quarenta anos, gostou também da concepção e da perfeição da fantasia “Os designs arrasaram, ficou perfeito. A fantasia se encaixou perfeitamente dentro do enredo, dentro do que a escola vai mostrar pra vocês na avenida, todo mundo vai gostar. Nosso destino é ser onça hoje!”.

- ads-

Excelência consecutiva no Salgueiro! Nota 80 em Harmonia, Alemão do Cavaco fala do trabalho no carro de som da escola

O samba-enredo do Salgueiro foi muito comentando no pré carnaval, sendo considerado um dos melhores da safra de 2024. A obra ganhou popularidade após...

Unidos de Vila Isabel abre inscrições para cursos gratuitos na quadra

A Unidos de Vila Isabel já está com inscrições abertas para a nova fase do projeto social conduzido por meio do Instituto Celeiro de...

‘Roteiro dos Desfiles’: 15 anos promovendo o carnaval da informação’

O Roteiro dos Desfiles vestiu a fantasia e trouxe seus destaques para mais uma edição exclusiva da publicação mais querida da Sapucaí. Celebrou seus...