Eu vi! Meninos e meninas, eu vi o Império Serrano fazer seu melhor desfile na Marquês de Sapucaí neste século. A apresentação de 2023 foi espetacular. Coloco entre as maiores aberturas do Grupo Especial, inclusive, concorrente com a Imperatriz 2022, Império da Tijuca 2014 e a União da Ilha 2010. Rebaixamento? Injusto e que manchou o julgamento de 2023, que considero correto na campeã e nas demais que voltaram no sábado, mas que foi falho em outras colocações. Isso será tema de outro artigo. Hoje, o Império é o dono do lugar.

artigo imperioserrano2023
Foto: Tata Barreto/Riotur

O apresentado na pista foi emocionante e técnico. É verdade! A escola conseguiu fazer um desfile técnico. Não houve nenhum erro grave, como buraco, alegorias quebradas ou qualquer problema que manchasse a volta do Reizinho. Assim, é inacreditável e inaceitável o último lugar no Grupo Especial.

Desde o pré-carnaval, na Cidade do Samba, o barracão do Império já mostrava algo totalmente diferente. Sem dúvida, o trabalho do carnavalesco Alex de Souza era um dos cinco melhores. Quando o conjunto alegórico chegou na área de concentração, na Avenida Presidente Vargas, o suspiro de alegria aumentou. A concretização veio na hora do desfile. A escultura do Arlindo Cruz foi uma das imagens do Carnaval 2023. Alex de Souza mostrou todo o talento que possui. O artista merece muitos aplausos. A bizarrice não foi no trabalho alegórico imperiano. Foram as notas. A escola recebeu 9.8, 9,7, 9.8 e 9.9. A menor foi descartada. Discordo totalmente dessa avaliação. Fica claro que quem abre o carnaval do Grupo Especial já sabe que não receberá nota 10 em Alegorias e Adereços. Certamente, não daria nota máxima para todas, mas um 10 já estaria premiando o trabalho do carnavalesco Alex de Souza.

Passando para o conjunto de Fantasias foi estarrecedor ouvir o 9.5 do primeiro julgador. Em uma disputa tão séria como a do Grupo Especial do Rio de Janeiro sou totalmente favorável ao uso de todas notas, principalmente, de 9.4 até o 10. A minha questão é que geralmente percebemos erros absurdos serem pouco despontuados e quando o peso é de bandeira ou por abrir os desfiles a escola foi “espancada” em todos os módulos de julgadores. O Império com a nota 9.5 sendo descartada, por ser a mais baixa, foi penalizado em 0,7 décimos. Apenas a Mocidade teve a mesma penalização. A agremiação de Padre Miguel será tema de outro texto, mas por todas dificuldades no pré-carnaval, é aceitável o julgamento dela no quesito, porém, se o desfile é comparativo, o Império Serrano que teve um melhor conjunto alegórico não poderia ter recebido os mesmos descontos.

imperio serrano desfile 2023 59
Fotos: Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

É preciso ressaltar o bom julgamento do quesito Bateria. Mestre Vitinho, como já esperado, foi bem demais. A Sinfônica perdeu apenas 1 décimo, descartado (ainda bem), e, não houve nenhuma pré-avaliação dos jurados. Foram corretos, analisaram o que passou na pista e não tiveram receio de reconhecer que a bateria imperiana foi uma das melhores de 2023. Ponto para direção do Império, quando não teve dúvida ao trocar o comando da Sinfônica, antes de 2022, e, após dois carnavais, a decisão ficou comprovada que foi correta. Mestre Vitinho é realidade no carnaval.

Cabe também parabenizar o trabalho da direção de carnaval. Wilsinho Alves arrumou o Império Serrano. Infelizmente, em anos anteriores, a gente já esperava erros bobos da verde e branco em evolução e harmonia. O trabalho de casa foi muito bem feito. Com a direção de Junior Escafura, em 2022, a harmonai foi magistral. Wilsinho não ficou para o ano que vem, mas José Escafura sabe o caminho para manter o Império desfilando corretamente nos quesitos técnicos.

Esse ano, a escola optou pelo intérprete Ito Melodia. Das notas recebidas (três 9.8 e um 9.7) considero um meio-termo entre bom e regular sobre a avaliação o julgamento. Talvez, eu daria um 9.9 e três notas 9.8. O caminho foi por aí. Gosto muito do trabalho do Ito, acho que foi bem na condução do samba, mas entendo e respeito a análise do quesito na pista. Gostando ou não, os jurados estão mais técnicos. Se queremos mudanças é necessário que aconteçam nas reuniões pré-carnaval. Após um estudo dos quesitos, que a Liesa faça atualiza completa dos critérios, inclusive, e, principalmente, dos textos de cada categoria julgada no Grupo Especial.

imperio serrano desfile 2023 25

Também respeito e concordo com a análise do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Infelizmente, o rendimento na pista não foi o melhor do que já foi feito pela dupla em outras agremiações. Marlon e Danielle já gabaritaram o quesito em anos anteriores. Do vídeo que vi acredito que a fantasia não tenha ajudado ao desenvolvimento da dança. Porém, no meu achismo, sem a técnica de julgamento, prefiro concordar com o julgamento. Acredito que foi um ano atípico e que certamente o casal estará em outra escola e conseguirá dar nota, como fizeram em outros carnavais. No mesmo contexto, coloco a comissão de frente. Gostei do trabalho apresentado, o julgamento não considero falho.

imperio serrano desfile 2023 73
Foto: Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Na parte final sobre o Carnaval 2023 do Império Serrano coloco que consideraria uma classificação justa, se a escola estive entre sétimo e décimo lugar. Seria o reconhecimento de um trabalho que enfrentou descrédito e calou a boca dos tradicionais abutres do carnaval. Não posso aceitar que é do jogo carnavalesco e faz parte da política esse resultado. O que é feito “lá” não pode ter o mesmo troco de “cá”. Esse resultado final é prejudicial ao carnaval. Não existem vencedores. Os derrotados são todos que vivem o dia a dia das escolas de samba o ano inteiro. É desmoralizante para Liga-RJ os rebaixamentos de 2022, mas também é para Liesa ver o julgamento de quem abre os desfiles no domingo de carnaval. Espero, realmente, chegar o ano em que passaremos pela quarta-feira de cinzas satisfeitos com o julgamento correto do que foi apresentado na pista.

serrano concentra23 19

O que vem pelo futuro?

A decisão do presidente Sandro Avelar em não concorrer novamente no pleito imperiano soou esquisita. O trabalho foi muito bom. Como é uma situação pessoal é preciso respeitar. Possivelmente, no domingo, dia 26 de março, Flavio França, o Flavinho, será aclamado novo presidente. É do mesmo grupo. Então, a mudança deve ficar apenas de quem está de frente, ou seja, nas entrevistas e etc. O comando é do grupo que resgatou o Império Serrano.

imperio serrano desfile 2023 03

As especulações, nenhuma confirmada ainda, é que o cantor Tem-Tem Jr. será o novo intérprete, cogitam que o casal que estava na Unidos de Bangu chegará e que Alex de Souza deve permanecer como carnavalesco. Obviamente, a bateria é de mestre Vitinho. Tudo sendo concretizado é a escola seguindo forte. Espero e torço que o pensamento continue o mesmo, ou seja, de manter o Reizinho gigante no passado, presente e futuro.