728x90
InícioGrupo EspecialArtigo: 'Vi na pista uma das maiores aberturas do carnaval. Foi do...

Artigo: ‘Vi na pista uma das maiores aberturas do carnaval. Foi do Império Serrano, patente alta, infelizmente, alvo de bizarrices’

Alberto João, responsável pelo site CARNAVALESCO, escreve sobre o Império Serrano de 2023 e o que pode vir para 2024; escola completa hoje 76 anos.

Eu vi! Meninos e meninas, eu vi o Império Serrano fazer seu melhor desfile na Marquês de Sapucaí neste século. A apresentação de 2023 foi espetacular. Coloco entre as maiores aberturas do Grupo Especial, inclusive, concorrente com a Imperatriz 2022, Império da Tijuca 2014 e a União da Ilha 2010. Rebaixamento? Injusto e que manchou o julgamento de 2023, que considero correto na campeã e nas demais que voltaram no sábado, mas que foi falho em outras colocações. Isso será tema de outro artigo. Hoje, o Império é o dono do lugar.

artigo imperioserrano2023
Foto: Tata Barreto/Riotur

O apresentado na pista foi emocionante e técnico. É verdade! A escola conseguiu fazer um desfile técnico. Não houve nenhum erro grave, como buraco, alegorias quebradas ou qualquer problema que manchasse a volta do Reizinho. Assim, é inacreditável e inaceitável o último lugar no Grupo Especial.

Desde o pré-carnaval, na Cidade do Samba, o barracão do Império já mostrava algo totalmente diferente. Sem dúvida, o trabalho do carnavalesco Alex de Souza era um dos cinco melhores. Quando o conjunto alegórico chegou na área de concentração, na Avenida Presidente Vargas, o suspiro de alegria aumentou. A concretização veio na hora do desfile. A escultura do Arlindo Cruz foi uma das imagens do Carnaval 2023. Alex de Souza mostrou todo o talento que possui. O artista merece muitos aplausos. A bizarrice não foi no trabalho alegórico imperiano. Foram as notas. A escola recebeu 9.8, 9,7, 9.8 e 9.9. A menor foi descartada. Discordo totalmente dessa avaliação. Fica claro que quem abre o carnaval do Grupo Especial já sabe que não receberá nota 10 em Alegorias e Adereços. Certamente, não daria nota máxima para todas, mas um 10 já estaria premiando o trabalho do carnavalesco Alex de Souza.

Passando para o conjunto de Fantasias foi estarrecedor ouvir o 9.5 do primeiro julgador. Em uma disputa tão séria como a do Grupo Especial do Rio de Janeiro sou totalmente favorável ao uso de todas notas, principalmente, de 9.4 até o 10. A minha questão é que geralmente percebemos erros absurdos serem pouco despontuados e quando o peso é de bandeira ou por abrir os desfiles a escola foi “espancada” em todos os módulos de julgadores. O Império com a nota 9.5 sendo descartada, por ser a mais baixa, foi penalizado em 0,7 décimos. Apenas a Mocidade teve a mesma penalização. A agremiação de Padre Miguel será tema de outro texto, mas por todas dificuldades no pré-carnaval, é aceitável o julgamento dela no quesito, porém, se o desfile é comparativo, o Império Serrano que teve um melhor conjunto alegórico não poderia ter recebido os mesmos descontos.

imperio serrano desfile 2023 59
Fotos: Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

É preciso ressaltar o bom julgamento do quesito Bateria. Mestre Vitinho, como já esperado, foi bem demais. A Sinfônica perdeu apenas 1 décimo, descartado (ainda bem), e, não houve nenhuma pré-avaliação dos jurados. Foram corretos, analisaram o que passou na pista e não tiveram receio de reconhecer que a bateria imperiana foi uma das melhores de 2023. Ponto para direção do Império, quando não teve dúvida ao trocar o comando da Sinfônica, antes de 2022, e, após dois carnavais, a decisão ficou comprovada que foi correta. Mestre Vitinho é realidade no carnaval.

Cabe também parabenizar o trabalho da direção de carnaval. Wilsinho Alves arrumou o Império Serrano. Infelizmente, em anos anteriores, a gente já esperava erros bobos da verde e branco em evolução e harmonia. O trabalho de casa foi muito bem feito. Com a direção de Junior Escafura, em 2022, a harmonai foi magistral. Wilsinho não ficou para o ano que vem, mas José Escafura sabe o caminho para manter o Império desfilando corretamente nos quesitos técnicos.

Esse ano, a escola optou pelo intérprete Ito Melodia. Das notas recebidas (três 9.8 e um 9.7) considero um meio-termo entre bom e regular sobre a avaliação o julgamento. Talvez, eu daria um 9.9 e três notas 9.8. O caminho foi por aí. Gosto muito do trabalho do Ito, acho que foi bem na condução do samba, mas entendo e respeito a análise do quesito na pista. Gostando ou não, os jurados estão mais técnicos. Se queremos mudanças é necessário que aconteçam nas reuniões pré-carnaval. Após um estudo dos quesitos, que a Liesa faça atualiza completa dos critérios, inclusive, e, principalmente, dos textos de cada categoria julgada no Grupo Especial.

imperio serrano desfile 2023 25

Também respeito e concordo com a análise do casal de mestre-sala e porta-bandeira. Infelizmente, o rendimento na pista não foi o melhor do que já foi feito pela dupla em outras agremiações. Marlon e Danielle já gabaritaram o quesito em anos anteriores. Do vídeo que vi acredito que a fantasia não tenha ajudado ao desenvolvimento da dança. Porém, no meu achismo, sem a técnica de julgamento, prefiro concordar com o julgamento. Acredito que foi um ano atípico e que certamente o casal estará em outra escola e conseguirá dar nota, como fizeram em outros carnavais. No mesmo contexto, coloco a comissão de frente. Gostei do trabalho apresentado, o julgamento não considero falho.

imperio serrano desfile 2023 73
Foto: Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Na parte final sobre o Carnaval 2023 do Império Serrano coloco que consideraria uma classificação justa, se a escola estive entre sétimo e décimo lugar. Seria o reconhecimento de um trabalho que enfrentou descrédito e calou a boca dos tradicionais abutres do carnaval. Não posso aceitar que é do jogo carnavalesco e faz parte da política esse resultado. O que é feito “lá” não pode ter o mesmo troco de “cá”. Esse resultado final é prejudicial ao carnaval. Não existem vencedores. Os derrotados são todos que vivem o dia a dia das escolas de samba o ano inteiro. É desmoralizante para Liga-RJ os rebaixamentos de 2022, mas também é para Liesa ver o julgamento de quem abre os desfiles no domingo de carnaval. Espero, realmente, chegar o ano em que passaremos pela quarta-feira de cinzas satisfeitos com o julgamento correto do que foi apresentado na pista.

serrano concentra23 19

O que vem pelo futuro?

A decisão do presidente Sandro Avelar em não concorrer novamente no pleito imperiano soou esquisita. O trabalho foi muito bom. Como é uma situação pessoal é preciso respeitar. Possivelmente, no domingo, dia 26 de março, Flavio França, o Flavinho, será aclamado novo presidente. É do mesmo grupo. Então, a mudança deve ficar apenas de quem está de frente, ou seja, nas entrevistas e etc. O comando é do grupo que resgatou o Império Serrano.

imperio serrano desfile 2023 03

As especulações, nenhuma confirmada ainda, é que o cantor Tem-Tem Jr. será o novo intérprete, cogitam que o casal que estava na Unidos de Bangu chegará e que Alex de Souza deve permanecer como carnavalesco. Obviamente, a bateria é de mestre Vitinho. Tudo sendo concretizado é a escola seguindo forte. Espero e torço que o pensamento continue o mesmo, ou seja, de manter o Reizinho gigante no passado, presente e futuro.

- ads-

Série Barracões SP: em aquarela, Dragões da Real canta o ciclo da vida

O carnaval de São Paulo foi imensamente impactado no dia 16 de abril de 2024. Jorge Marcos Freitas Neto, o Jorginho Freitas, filho de...

Série Barracões SP: A grande jogada da Rosas de Ouro para contar a história dos jogos

A Rosas de Ouro convida o mundo do samba a conhecer a história dos jogos. Buscando o reflorescer para voltar aos tempos áureos, a...

Série Barracões SP: Primeira da Cidade Líder exalta Oxóssi nos 40 anos do renascimento de Pai Tinho no candomblé

Quatro décadas do nascimento espiritual de um babalorixá muito querido pelos sambistas paulistanos. No carnaval de 2025, a Primeira da Cidade Líder levará para...