InícioGrupo EspecialArretada! Imperatriz faz ensaio de rua forte nos quesitos de comunidade e...

Arretada! Imperatriz faz ensaio de rua forte nos quesitos de comunidade e reforça posição de protagonista no Carnaval 2023

Por Cristiano Martins e Raphael Lacerda

Nem o temporal parou a Rainha de Ramos. No ensaio de rua, na tarde de domingo, a rua Euclides Faria virou uma Marquês de Sapucaí, destacando a força do chão da escola, o poder do samba enredo – que contagiou o público presente – e reforça a ideia que a Imperatriz Leopoldinense com o enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”, irá, neste carnaval, brigar pelo campeonato. A agremiação será a quarta escola a desfilar no próximo dia 20.

Fotos de Nelson Malfacini/Divulgação Imperatriz

A presidente da Imperatriz, Cátia Drummond, e o diretor de carnaval, André Bonatte, em entrevista ao CARNAVALESCO, falaram sobre o balanço do pré-carnaval da escola de samba.

“Balanço super positivo. A escola está mostrando que está se organizando e vai fazer um grande carnaval. A Imperatriz vem gigante em busca do campeonato. Tem sempre alguns acertos a se fazer. O que está bom pode ficar melhor, é sempre assim”, disse a presidente da escola.

“A gente fica satisfeito. A sensação é que a escola está pronta. Tem mais quinze dias pela frente e temos mais um ensaio de rua domingo que vem. Eu acho que a escola está pronta, se chegarmos lá e não errar, temos tudo para quarta-feira feira de cinzas estar comemorando”, revelou o diretor de carnaval.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O casal Phelipe Lemos e Rafaela Theodoro se apresentou com muita conexão. Destaque para o momento em que o desfile chegou em frente ao Batalhão dos Bombeiros de Ramos, onde foi simulada a cabine dos julgadores. Lá, houve uma apresentação mais completa, repleta de carisma, muita dança, troca de olhares, sorrisos e sincronia. Nem o asfalto molhado por conta da chuva foi capaz de atrapalhar o casal.

“Eu, particularmente, gosto de tentar chegar na perfeição, então quanto mais você ensaia fica mais próximo de alcançar essa perfeição. Não é hora de relaxar, o corpo pede a gente precisa, mas seguramos um pouco para não ter nada perto do desfile e vamos cuidando dos detalhes para que no dia seja perfeito”, disse a porta-bandeira.

“Na perfeição a gente sempre tenta chegar, estamos fazendo esse ensaio de rua justamente para isso, para que nosso corpo fique cada dia mais em sintonia com a nossa coreografia com o que vamos apresentar na avenida, eu acho que perfeição nem na quarta-feira feira de cinzas, mas se chegarmos próximo dela, estaremos comemorando”, completou o mestre-sala.

Comissão de Frente

Cantando muito forte ao longo de todo o ensaio, a comissão de frente deu um show com muito sincronismo nas coreografias e nos passos. O ensaio da escola de samba foi aberto com grande imponência pelo grupo.

Harmonia

O chão da escola veio forte e tornou o ensaio de rua um dos melhores deste ano. Cantando cada verso do samba com muita vontade, se torna difícil destacar apenas uma única ala. Todas cantaram cada verso do samba – que foi entoado com ainda mais força ao longo das bossas. Juntamente com a comunidade, a Imperatriz demonstrou um pouco do espetáculo que será apresentado no Sambódromo. Destaque para o intérprete Pitty que durante uma bossa mais ‘nordestina’, foi à frente da bateria da escola, destacando o ótimo entrosamento entre carro de som e ritmistas.

“Maravilhoso. O ensaio é isso aí: a gente vir para treinar e fazer a parte técnica do desfile. A comunidade vem, também, para se divertir. Todo mundo está muito leve e cantando muito. Fizemos com muito amor e a comunidade ‘desceu’ toda, abraçou a escola e está cantando demais. Não só quem desfila, mas as pessoas de fora também. Pudemos ver o pessoal das casas e dos prédios, todos, saindo para torcer para a Imperatriz. A Imperatriz fez um pré-carnaval muito forte, com ótimos ensaios e um barracão maravilhoso. Sempre tem alguma coisa para acertar, mas são detalhes mínimos. A Imperatriz está no caminho certo para colocar a mão nesse caneco e trazer para Ramos. Sobre essa bossa em que eu vou à frente da bateria, é muito sensacional. Tudo com o mestre Lolo fica muito fácil, ele dispensa comentários. A gente não ‘batizou’ essa bossa ainda não, mas eu chamaria de ‘Forró xaxado’. A gente vai fazendo o som nordestino”, declarou o intérprete.

Evolução

A evolução do ensaio ocorreu de forma perfeita, sem qualquer erro e dentro do tempo previsto. O estilo da rua Euclides Faria deu muita liberdade para a escola desfilar. Um dos pontos interessantes foram as ruas transversais que se tornaram o primeiro e o segundo recuo da bateria. Destaque para a direção de harmonia, que conduziu o desfile de forma impecável.

Samba-Enredo

Não é novidade que o samba pegou na comunidade. É um samba muito alegre e com uma ótima melodia. Ainda assim, o chão da escola mais uma vez surpreendeu cantando cada verso do samba-enredo. Destaque para todos do carro de som, que foram fundamentais para tornar o ensaio leve e incrível. Na pegada adotada pelos ritmistas e vocais, a leopoldinense cangaceira promete conquistar toda a Marquês de Sapucaí.

Outros destaques

A rainha Maria Mariá, à frente da “Swing da Leopoldina”, esbanjou carisma, dando atenção a toda comunidade e com muito samba no pé. A bateria, por sua vez, foi impecável e caprichou nas bossas.

“A escola vem em uma crescente, graças a Deus, estamos trabalhando o ano todo, pegamos esse samba e fizemos um bom trabalho em cima. Hoje posso dizer que nossa bateria junto com o samba e da comunidade que nos abraçou está 100% e tudo dando certo vamos fazer um excelente desfile. Agora não tem o que acertar, é só brincar e se divertir, mas levando tudo a sério, porque o trabalho está pronto, vamos usufruir de todo nosso esforço dentro da avenida”, ressaltou o mestre Lolo.

- ads-

Opinião: Chegou a vez dele! Gabriel David mexeu no jogo do carnaval, plantou novidades e colheu frutos para o futuro

A semana do feriadão de São Jorge marca também uma nova era na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), através da eleição presidencial,...

Mangueira lança enredo para o Carnaval 2025 na quinta-feira e começa campanha de divulgação

A Estação Primeira de Mangueira está nas vésperas de revelar seu enredo para o Carnaval 2025. Para isso, ao longo desta semana está divulgando...

Mauro Quintaes estreia ‘Quintas Com Quintaes’ na TV Alerj

Fazendo parte das comemorações de seus 20 anos de fundação, a TV Alerj através de seu diretor geral, Luciano Silva, traz para a sua...