InícioGrupo EspecialApoio acima de tudo! Bianca Monteiro ressalta valorização da comunidade no posto...

Apoio acima de tudo! Bianca Monteiro ressalta valorização da comunidade no posto de rainha de bateria

Nilópolis tremeu, semana passada, com o encontro de três grandes escolas de samba. A Beija-Flor, já de casa, recebeu a Portela e o Império Serrano para ensaios de rua. Cada uma teve a oportunidade de mostrar seu melhor individualmente e, como esperado, a avenida pareceu pequena para a quantidade de pessoas que foram prestigiar o momento. Nem mesmo os componentes das escolas conseguiram conter a emoção. Bianca Monteiro é a rainha da Tabajara do Samba, bateria da Portela, desde 2017. Após o final do ensaio, estava ofegante, mas distribuía sorrisos e fotos para os que pediam. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Bianca não poupou palavras de agradecimento.

Foto: Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

“Foi muito gostoso porque, além da Beija-Flor ser nossa afilhada, você vê Nilópolis cantando o samba da Portela e a comunidade gritando, levando muito amor e carinho para a escola. Eu me arrepiei várias vezes, inclusive agora. Me emocionei muito porque acho que o samba é isso. O samba é amor, verdade e união. Então, poder vir aqui e mostrar um pouquinho do que é a Portela e ver que esse respeito é recíproco é gratificante. Eu vou voltar para Madureira com o meu coração em festa”, afirmou.

Nascida e criada em Madureira, Bianca desfilou como passista por mais de uma década até o convite para ser rainha. Filha de um diretor de harmonia, a paixão pela escola fez seu sonho se tornar realidade. Em 2023, a Portela celebra o centenário da agremiação na Sapucaí, e Bianca garante que será uma ocasião inesquecível.

“Acho que a ficha não caiu ainda e só deve cair no ensaio técnico. Ser rainha da Tabajara do Samba, a primeira escola a completar 100 anos, é uma responsabilidade muito grande. Todo mundo que é Mangueira, Salgueiro… tem um pouquinho de Portela lá no fundo. Outras escolas também dizem que têm um carinho enorme pela Portela, acredito que o mundo do samba esteja alegre. Quando a Portela comemora 100 anos, são 100 anos de história, resistência e vitórias. Conseguimos manter isso firme e de pé. A minha ficha não caiu, mas fico feliz pelo presidente estar mantendo essa tradição de priorizar meninas da comunidade na frente da bateria. Espero que, quando eu não estiver mais… Claro, gente, espera um pouco que ainda dá! Daqui a uns 10 anos ou a um tempo, espero que entendam a importância de manter uma menina da comunidade na bateria”, comentou.

Sobre a valorização da comunidade, temos a própria Beija-Flor como o exemplo mais recente. Depois de 20 anos no cargo de rainha, Raíssa de Oliveira decidiu que seu reinado havia chegado ao fim. A escola, então, promoveu um concurso em que um dos requisitos era uma ligação prévia com a agremiação. A vencedora foi a jovem Lorena Raíssa, de apenas 15 anos. Desde então, Lorena mostra carisma e todas as suas habilidades nos eventos da escola. Seu primeiro desfile no posto ocorrerá no carnaval de 2023, mas ela já conta com o apoio e a admiração de grandes personalidades do samba.

“Vejo a Lorena como uma irmã. Às vezes olho ela sambando e falo ‘devagar, por favor, porque a titia tem mais idade’, mas todos vemos ela como uma menina, então damos conselhos. Toda vez que encontro com ela em fotos ou entrevistas, dou conselhos para que ela ainda seja menina e não perca a essência da juventude. Que ela brinque de boneca, se maquie, faça TikTok… enfim, que não perca isso porque o tempo passa muito rápido. Hoje ela está realizando um sonho e quero que ela aprenda, cresça, mas sendo quem que ela é. A mãe dela é uma pessoa muito carinhosa, a família também. A Lorena é uma menina educada demais. Acho que não tem concorrência. O trabalho é árduo para todo mundo. Só quem está ali na frente de uma bateria sabe como é ser rainha, então precisamos abraçar essa causa. Toda vez que a gente se encontra é só amor, troca de energia… eu, Lorena, Evelyn, Mayara e todas as outras. Acho que essa ligação é de amor mesmo e fico feliz por cada conquista delas. Uma torcendo pela outra porque sabemos que a luta pelo reconhecimento é realmente muito difícil”, disse Bianca.

- ads-

Rodrigo Meiners não é mais carnavalesco dos Gaviões da Fiel

A direção dos Gaviões da Fiel anunciou a saída do carnavalesco Rodrigo Meiners. Confira abaixo a publicação da escola. "Gostaríamos de informar que o carnavalesco...

Viradouro: arte do enredo de 2025 virá de Pernambuco

A arte do enredo da atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro será escolhida através de um concurso cultural promovido pela Viradouro em...

Festa de premiação do Estrela do Carnaval e Destaques do Ano em São Paulo revela espetáculo das escolas de samba

Por Gustavo Lima e Will Ferreira. Fotos de Fábio Martins/CARNAVALESCO Muitos pensam que toda segunda-feira é um dia frio, triste e melancólico. O último 22...