InícioGrupo EspecialPorto da Pedra‘Amazonas, um rio de história e mistérios': Segunda alegoria da Porto da...

‘Amazonas, um rio de história e mistérios’: Segunda alegoria da Porto da Pedra destaca o maior rio em volume de água do mundo

No carnaval de 2023, a Vermelha e Branca apresentou o enredo “A invenção da Amazônia”, do experiente carnavalesco Mauro Quintaes. A segundo alegoria da escola, intitulada “Amazonas, um rio de história e mistérios”, destacou o Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água.

Dentro do enredo, a segunda alegoria do Tigre de São Gonçalo teve a missão de apresentar a história mística que envolve o Rio Amazonas, unindo civilizações, nações e seres espirituais. O carro colaborou para a mensagem de preservação à natureza do enredo da escola, como comenta a componente Eliane Farias, de São Gonçalo. “O enredo passa essa mensagem importante, devemos ter consciência, passar essa consciência para todas as pessoas e é isso que a Porto da Pedra vai passar na avenida. O Tigre será campeão”.

Visualmente, a alegoria não deixou nada a desejar. O carro apresentou um grande e esculturas bem feitas, como um índio grande na frente e alguns menores nas laterais. A saia da alegoria foi revestida de palha e com cores quentes constituindo os detalhes.

Único destaque da escola residente do município de São Gonçalo, o educador Ton Bricio reforçou a importância da mensagem passada pelo enredo da escola. Desde 1994 frequentando a quadra da escola, o gonçalense defende a preservação da Amazônia para as gerações futuras.

“Atualmente, nós temos que pensar em todo tipo de preservação, a Amazônia é nossa, nossa riqueza, nosso poder e temos que preservar para o mundo, não só agora, mas para os próximos que virão”, ressaltou.

Porto da Pedra desde criança, a jovem Francine Montibelo também destacou a importância do enredo. Para ela, tratar de um tema importante no carnaval é fundamental para alertar a população sobre sua relevância. “Essa mensagem que a escola está passando é importante para todo mundo, uma consciência que todos devem ter e muitos não tem. Transmitir isso no carnaval é muito forte e a Porto da Pedra está sendo bem falada”.

- ads-

Opinião: Chegou a vez dele! Gabriel David mexeu no jogo do carnaval, plantou novidades e colheu frutos para o futuro

A semana do feriadão de São Jorge marca também uma nova era na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), através da eleição presidencial,...

Mangueira lança enredo para o Carnaval 2025 na quinta-feira e começa campanha de divulgação

A Estação Primeira de Mangueira está nas vésperas de revelar seu enredo para o Carnaval 2025. Para isso, ao longo desta semana está divulgando...

Mauro Quintaes estreia ‘Quintas Com Quintaes’ na TV Alerj

Fazendo parte das comemorações de seus 20 anos de fundação, a TV Alerj através de seu diretor geral, Luciano Silva, traz para a sua...