728x90
InícioIntendenteAlegria da Zona Sul faz bom desfile sobre Caymmi, mas peca em...

Alegria da Zona Sul faz bom desfile sobre Caymmi, mas peca em evolução

Por Luiz Gustavo

A Alegria da Zona Sul entrou na avenida com o sol surgindo e dando o ar de sua graça, cenário perfeito para falar de Dorival Caymmi, que tanto cantou e exaltou o mar. E a escola fez um desfile bonito, colorido e de canto animado com o enredo “Dorival Caymmi: O mar e o tempo, nas areias de Copacabana”, porém problemas no quesito evolução deixam a escola em situação difícil na briga por uma vaga na série Ouro em 2024. A agremiação do Cantagalo foi a décima terceira escola a pisar na passarela da Ernani Cardoso no segundo dia de desfiles da série Prata.

alegria desfile23 3

Comissão de frente e Mestre-sala e Porta-bandeira

A comissão já abriu o desfile falando dessa relação de Dorival Caymmi com o mar, fazendo aparecer iemanjá em seu pequeno barco. Uma comissão com uma paleta de cores ideal para um desfile de manhã e de coreografia simples, mas bem trabalhada. Nas três cabines a comissão não apresentou problemas de execução. O casal realizou uma apresentação linear nas três cabines de jurados.

Enredo

Assim como a Cubango, a Alegria da Zona Sul reeditou um enredo apresentado anteriormente no grupo de acesso, neste caso em 2004. Marco Antônio Falleiros desenvolveu o enredo falando da relação de Caymmi com o mar, das pessoas que ele teve em volta durante a vida e da relação do compositor com o bairro de Copacabana, sede da Alegria da Zona Sul. Em algumas alas não se via uma homenagem ao universo de Caymmi com tanta clareza, mas o enredo foi dividido, principalmente aproveitando essa ligação de Dorival com o bairro da escola.

alegria desfile23 1

Samba

Um samba leve pra se desfilar, muito bem cantado por Ciganerey, que sustentou o samba durante todo o desfile. O samba foi um ponto forte da apresentação da Alegria, que veio animada muito pela trilha sonora que embalou o desfile.

Alegorias/Fantasias

Alegria apresentou um conjunto alegórico com bom acabamento, a última alegoria destoou em termos de concepção, o destaque foi o carro de xangô. As fantasias formaram um conjunto leve e bonito, com destaque para a bela ala de baianas. Foi um dos conjuntos mais lineares da noite.

alegria desfile23 2

Evolução/Harmonia

O calcanhar de aquiles do desfile da Alegria certamente é evolução. A escola abriu pequenos espaço entre suas alas e na demora de evolução do abre-alas um buraco se formou à sua frente, fazendo a escola travar pra não abrir um espaço ainda maior. A equipe da Alegria conseguiu resolver e apesar de apertada em relação ao tempo, a evolução voltou a ser sem sobressaltos, mas décimos preciosos podem ficar pelo caminho. O canto da escola funcionou bem nesse casamento com um samba leve, a escola passou animada e com o samba bem treinado, a obra não deixou o ritmo cair durante a apresentação.

Outros destaques

A bateria de mestre Victor Sergio animou o público presente com algumas bossas e arrancou aplausos empolgados dos jurados na segunda cabine.

- ads-

Nêgo vai ganhar homenagem no Carnaval

O cantor Nêgo será homenageado no desfile dos 50 anos da Banda do Central, na Praia de Icaraí, na manhã deste domingo, 23. Atual...

ibis Styles São Paulo Barra Funda oferece um excelente café da manhã e uma vasta culinária peruana nas demais refeições

O hóspede do ibis Styles São Paulo Barra Funda pode desfrutar de um café da manhã servido em forma de buffet, espetacular e muito...

Funcionamento do MetrôRio nesta sexta, sábado e domingo de ensaios técnicos

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para esta sexta, sábado e domingo, com ensaios técnicos e testes de som e luz na...