InícioGrupo EspecialAla "Holandeses" da Unidos da Tijuca representou a conquista de Salvador

Ala “Holandeses” da Unidos da Tijuca representou a conquista de Salvador

A oitava ala da Unidos da Tijuca, “Holandeses”, representa a conquista de Salvador pela Holanda no século XVII, como atributo ao mercado mundial da época. Os desfilantes estão caracterizados como marujos dentro de um barco. A fantasia agradou a maior parte dos componentes da ala, porém não foi unanimidade.

A fantasia tinha ferragens, brilhantes e lamê, também era bem colorida: vermelha, branca, laranja e dourada. Os desfilantes usam um chapéu brilhante com penas laranjas e azuis, uma roupa característica dos marujos da época, além de um barco na cintura. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, os componentes falaram como estão se sentindo já caracterizados.

Antônio Barroso, cabeleireiro de 65 anos, desfila na Unidos da Tijuca há dois anos. A princípio, Antônio achava que a fantasia poderia incomodar, mas se sentiu confortável ao vesti-la.

“Sim, está confortável. Não está incomodando. A princípio até achava que poderia incomodar por causa das ferragens, mas está tranquilo”, afirmou Antônio.

Rui de Mar, pai de santo de 60 anos, sai na Azul e Amarela do Borel há 20 anos. A caracterização também não atrapalhou na opinião de Rui.

“Está bom, está tranquilo. Vai dar para desfilar em paz (…) A expectativa para o desfile da Tijuca está boa como sempre. A escola vem animada”, disse Rui.

Isabel Tenório, advogada de 50 anos, está estreando como componente da Unidos da Tijuca. Isabel está na linha de Antônio e Rui: sem problemas com a fantasia.

“Vai dar para desfilar bastante. Gostei (dos detalhes), está tudo maravilhoso. A minha expectativa é bem grande. Vamos ganhar, se Deus quiser”, falou Isabel.

Na contramão dos outros componentes da ala, Lúcia de 57 anos, que preferiu não revelar seu sobrenome, revelou problemas com a fantasia. Ela teve problemas na logística para trazer todas as partes da caracterização e não se sentiu confortável quando a vestiu.

“A fantasia não é nada confortável. Os carnavalescos não pensam no pessoal que vai desfilar. É tanta coisa que a gente acaba passando mal na Avenida. Para levar no metrô foi difícil”, desabafou Lúcia.

- ads-

Confira a sinopse do enredo da Imperatriz Leopoldinense para o Carnaval 2025

O texto que apresento como enredo é fruto da escuta. Ele nasce da condição de ouvinte da sabedoria ancestral daqueles que guardam nas palavras...

Unidos de Bangu anuncia enredo em homenagem à resistência da Aldeia Maracanã no Carnaval de 2025

Símbolo de resistência na cidade do Rio de Janeiro, localizada nas proximidades do antigo Museu do Índio e ao lado do estádio do Maracanã,...

Diretor fala do pioneirismo da Mocidade ao abrir a nova terceira noite de desfiles do Grupo Especial em 2025

A Mocidade foi a décima colocada no carnaval deste ano. A expectativa para o próximo carnaval era de participar normalmente do sorteio da ordem...