InícioGrupo EspecialA caravana está em festa! Imperatriz faz ensaio marcado por canto forte...

A caravana está em festa! Imperatriz faz ensaio marcado por canto forte da comunidade e show da bateria ‘Swing da Leopoldina’

Atual campeã mostrou a força de seus quesitos e parceria entre mestre Lolo e Pitty de Menezes impulsionou samba-enredo

O domingo já está marcado no calendário da Imperatriz como dia oficial da caravana gresilense se encontrar na Rua Euclides Faria para espalhar alegria e cantar com muito vigor. Neste domingo não foi diferente, a comunidade manteve o alto padrão apresentado em outros ensaios e a verde e branca de Ramos mostrou a força de seus quesitos, com destaque para a bateria de mestre Lolo, que ao lado do intérprete Pitty de Menezes foram fundamentais para que o canto dos componentes fosse espetacular.

O ensaio começou por volta das 18h e durou cerca de 1h10, nem mesmo o forte calor foi capaz de tirar a alegria do público e dos componentes que compareceram em peso. Há pouco mais de um mês para o desfile oficial, a Imperatriz mostrou desde a comissão de frente até a última ala que está disposta a brigar pelo bicampeonato.

Fotos: Luan Costa/CARNAVALESCO

O diretor executivo da escola, João Drumond, ressaltou que a expectativa em torno dos ensaios da escola é sempre a melhor possível, ele agradeceu a comunidade pela presença sempre maciça, assim como o público que acompanhou das calçadas. Para João, nessa reta final de preparação pouca coisa deve ser ajustada, o planejamento começou cedo e a escola se sente cada vez mais preparada. Em seu discurso, o diretor informou que as fantasias já estão prontas e o barracão será finalizado no próximo dia 20.

“A expectativa é positiva, a rua está cheia, os ensaios já estavam cada vez mais lotados, cada vez mais espectadores na rua, tudo é motivo de muita alegria pra gente ver as ruas de Ramos assim e a nível de expectativa de ensaio e projeção pro carnaval são ajustes finais, foi feito um planejamento muito esmiuçado, de muito tempo, estamos trabalhando desde abril então não tem nenhuma novidade pra gente, agora é a hora da arrancada final, do crescimento, todo o trabalho que a gente vem fazendo para que a gente chegue no ensaio técnico, no domingo, dia quatro prontos. E no dia do nosso desfile, fazer o que a gente planejou o ano inteiro, tenho certeza que vai ser um belo desfile pra gente poder brigar pelo campeonato novamente”, disse João Drumond.

Em 2024, a Imperatriz será a sexta e última escola a desfilar no domingo de Carnaval. A agremiação busca o bicampeonato com o enredo “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda”, do carnavalesco Leandro Vieira.

Comissão de Frente

O coreógrafo Marcelo Misailidis levou novamente parte do elenco da comissão para ensaiar na rua, foram dez componentes distribuídos em cinco casais, com grande sentimento e força de expressão, a dança dos bailarinos representou com excelência características da dança cigana. Misailidis falou sobre a importância de ensaiar na rua e contou que a coreografia apresentada é a mesma que será usada no ensaio técnico da Sapucaí.

“O que a gente sempre tenta promover é fazer com que o elenco da comissão de frente se integre a comunidade, trabalhe a importância do canto, isso ajuda também de uma certa forma a que a comunidade entenda o andamento da comissão de frente, que isso dá o deslocamento e nesse sentido o ensaio é muito importante nesse aspecto, basicamente tudo que nós fazemos no domingo é o que vai ser apresentado no ensaio técnico da Marquês de Sapucaí”, disse Marcelo.

Mestre-sala e Porta-bandeira

É sempre incrível acompanhar o bailado de Phelipe Lemos e Rafaela Teodoro, a dupla que
retornou a parceria no último carnaval, mostra dia após dia o entrosamento e cumplicidade que construíram ao longo. A dupla se apresentou com muita leveza e segurança, Phelipe estava predominantemente com roupas brancas, enquanto Rafaela usava uma blusa branca e saia verde, com detalhe para uma flor próxima ao pescoço.

No treino deste domingo o casal demonstrou muito vigor, mesmo com o forte calor, Phelipe e Rafaela se entregaram de corpo e alma, muita postura, leveza e destreza nos movimentos marcaram a apresentação, o público que acompanhava ficou encantado com a entrega de ambos.

“É muito caloroso você sentir essa energia da comunidade, ver que o carnaval tá chegando e todo mundo nesse espírito de carnaval, de festa, de folia, que é o que a gente ama. A gente particularmente não parou, as atividades na escola pararam, mas a gente não parou, a gente deu continuidade, porque sabemos que é muito importante, que é um período muito curto, mas você ter essa proximidade com a comunidade, com certeza te dá um gás, dá uma energia, te dá um calor, te dá mais segurança, uma firmeza para que a gente possa chegar no dia com maior entrosamento possível juntamente a comunidade com os seus segmentos e com muita energia, é isso que a Imperatriz trazendo pros ensaios de rua, de quadra, em apresentações, é uma escola feliz e com muita energia cigana”, comentou Rafaela.

Samba-enredo

O samba composto Renne Barbosa, Antonio Crescente, Miguel da Imperatriz, Luiz Brinquinho, Gabriel Coelho, Me Leva, Jeferson Lima, Rômulo Meirelles, Jorge Goulart, Silvio Mesquita, Carlinhos Niterói e Bello mostrou mais uma vez que a decisão de juntar duas obras foi acertada, mesmo que em um primeiro momento tenha causado estranhamento, a composição caiu nas graças da comunidade e segue crescendo a cada apresentação.

O mérito de tamanha evolução pode ser associado a “Swing da Leopoldina” que mais uma vez abrilhantou o ensaio da Imperatriz com bossas que levaram o público ao êxtase total. A parceria de mestre Lolo com o intérprete Pitty de Menezes também merece destaque, a forma que a dupla se entende é mágica, a combinação não podia dar em outra coisa a não ser um show de canto.

“O segredo é o trabalho e o amor, aqui na Imperatriz a gente trabalha com muito amor, a gente busca trabalhar muito e a comunidade confia muito no nosso segmento, na nossa diretoria. O samba está acontecendo por isso, o segredo é o amor”, disse Pitty.

Harmonia

Muitos são os motivos para festejar, seja pelo título conquistado em 2023, ou pelo enredo desse ano ser extremamente alegre e popular, o fato é que comunidade gresilense está mais feliz do que nunca, o clima na escola é o melhor possível, durante a concentração já é possível observar toda descontração e felicidade no rosto de cada componente. No ensaio, a harmonia novamente foi uma dos grandes destaques, como falado acima, o entrosamento do carro de som com a bateria impulsionou o samba e fez com que a comunidade explodisse, em nenhum momento o vigor diminiu. A comunidade abraçou o samba e o defendeu com unhas e dentes, a obra tem um charme diferente que dificilmente quem o escuta consegue ficar parado.

Evolução

A época de evoluções consideradas burocráticas ou até mesmo “certinha demais” parece ter chegado ao fim na escola de Ramos, o que tem se visto nos ensaios e se repetiu neste domingo é uma escola que evolui de forma leve, solta e descontraída. Nitidamente é possível observar o excelente trabalho realizado pelos diretores da escola, cada componente sabe exatamente o que fazer, mesmo em algumas áreas mais estreitas do circuito a evolução foi prejudicada. É bacana observar como a escola pulsa e sente o samba de uma forma espetacular, durante o trajeto não foi observado nenhum tipo de problema que pudesse ocasionar perda de pontos.

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o diretor de carnaval André Bonatte fez sua avaliação sobre o ensaio, para ele, foi a melhor apresentação da escola nesta temporada, ele ainda falou sobre a pressão em busca do bicampeonato.

“Eu acho que até os dez minutos antes de entrar na avenida eu sempre vou procurar o que que a gente pode fazer melhor. Tecnicamente falando pra mim hoje a gente teve o melhor ensaio em termos de evolução, em termos de andamento, tiramos dentro do tempo que tá previsto tirar lá na avenida, eu acho que a escola cantou muito bem, bateria saiu maravilhosamente bem, a apresentação do casal que eu vi nas cabines também sem nenhum tipo de problema, ou seja, uma boa apresentação. Eu acho que agora é sempre afinando, são detalhes que a gente vai afinando aqui, outro ali, a questão da bossa na hora que o casal se apresenta, eu quero que a bossa esteja junto, hoje conseguimos fazer com que isso acontecesse, mas tem que ficar consolidado. Enfim, a gente vai, na verdade, misturando um pouquinho aqui, outro ali pra ver resultado. O campeonato sim, sem dúvida nenhuma, traz um astral diferente no qual a comunidade volta a abraçar naturalmente a escola. Mas assim, nós saímos de um décimo lugar para um primeiro. Então, quando a gente foi pra avenida ano passado, a nossa responsa era num primeiro momento, ficar melhor do que na última posição, claro, tentando um campeonato mas buscando ali uma consolidação no time das campeãs. Esse ano a gente é a campeã. Nenhum resultado é melhor do que o próprio campeonato. O sarrafo ficou pra gente lá em cima, eu acho que a responsabilidade é muito maior. Acho que não facilita não. Pelo contrário. Agora todas as atenções são redobradas, sem querer parecer prepotente, mas eu penso que quando a Imperatriz terminar o desfile dela sendo a última de domingo, as pessoas têm que olhar e falar assim, com todo respeito, “fudeu”. É isso, estamos trabalhando pra isso”, disse Bonatte.

Outros destaques

A rainha da “Swing da Leopoldina”, Maria Mariá, mais uma vez, mostrou muito samba no pé e esbanjou simpatia, no final, a rainha sambou com algumas crianças da comunidade e recebeu todo o carinho da comunidade.

Vale destacar a energia maravilhosa presente no ensaio, ver a escola feliz a comunidade abraçando o projeto é sempre muito positivo. A Imperatriz segue empenhada em buscar o bicampeonato e com a força de seus quesitos e com a raça de seus componentes esse sonho pode se tornar realidade.

- ads-

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...

Elogiado e recomendado no passado por Laíla, Marquinho Marino fala da chegada na Beija-Flor: ‘sei do tamanho e magnitude’

Considerado um dos melhores diretores de carnaval do Rio de Janeiro, Marquinho Marino chegou na Beija-Flor. Em entrevista especial para o site CARNAVALESCO, ele...