A Águia de Ouro levantou a comunidade da Pompeia ao anunciar que vai homenagear o grande artista nacional, Benito di Paula, no carnaval de 2025. A agremiação que comemorou 48 anos de história na última semana, tem como enredo: “Em retalhos de cetim: A Águia de Ouro do jeito que a vida quer”. O artista dispensa apresentações, ele que no auge dos seus 82 anos, é um músico completo e segue em atividade. É cantor, compositor, pianista e escritor brasileiro, contém inúmeros hits de sucesso cantados como hinos em quadras das escolas de samba. Pois, um detalhe chamou atenção, Benito tem uma ligação histórica com a Águia de Ouro… Mas antes da descoberta, tem um suspense e o carnavalesco André Machado falou sobre o enredo.
“Foi muito engraçado, estava pesquisando o enredo, quando o Sidnei (presidente) meu deu um start de um enredo que estava pesquisando ele, no meio do processo ele disse ‘André, Águia de Ouro tem um enredo que eu queria que você desenvolvesse’, falei ‘pode falar, pode falar’ e ele falou ‘Benito di Paula’. Então tudo que eu estava pesquisando foi por água baixo, falei que tem ser o Benito di Paula, ainda mais em vida, tem oitenta e poucos anos, merece essa homenagem em vida. Ainda mais em uma escola de samba que tem retrospecto de fazer grandes homenagens e dar certo como aconteceu com João Nogueira, então tem tudo para fazer um grande carnaval. É uma escola tradicional do carnaval de São Paulo com um enredo tradicional e um cara que gosta de fazer um carnaval tradicional, estou feliz, contente demais, espero que a gente faça um grande desfile. Vim para o Águia de Ouro feliz, as pessoas que me acompanham nas redes sociais viram que meus posts mudaram, estou feliz demais, e isso está refletindo no meu trabalho, vontade de ir para o barracão, a vontade de desenvolver esse enredo, é por conta desse enredo e da escola que me recebem muito bem”.
O presidente Sidnei Carriuolo revelou sobre o enredo ser um sonho antigo que virou realidade para 2025: “Na verdade, era para a gente ter falado no ano passado, foi ventilado, de fazer o enredo dele. Mas não foi o momento, e esse ano resolvemos retomar o projeto. Após falar com ele, foi super atencioso conosco, é um cara maravilhoso, humilde, simples. Daí optamos por fazer o enredo dentro das obras, não vamos falar da vida dele, vamos falar das obras, que não foram poucas. E obras expressivas, obras que até hoje cantam, não interessa a idade. Acredito em um espetáculo legal, e acredito em um grande samba-enredo com esse enredo. E é nisso que vamos apostar”.
A diretora de carnaval, Jacque Meira, também comentou que o Benito di Paula era um sonho antigo da escola, mas que virou realidade para 2025: “Muito emocionada. Enredo que a gente já vem namorando há bastante tempo, o Benito tem história com a Pompéia, o Benito morava na rua de cima de onde nós ensaiávamos, na pracinha ainda. Então Benito é Águia de Ouro, ele merecia essa homenagem, é aquela coisa, flores em vida. Temos essa essência de aproveitar os momentos bons, enquanto temos tempo”.
Ligação do Benito com a Águia de Ouro nos anos 70
Um assunto que chamou a atenção de todos os presentes na quadra da Águia de Ouro foi quando o presidente Sidnei Carrioulo revelou que Benito di Paula tem uma ligação histórica com a agremiação nos tempos em que morava em São Paulo. Gerou curiosidade para maiores detalhes e conversamos com os personagens da escola para saber como foi essa relação.
O próprio presidente contou a ligação em conversa com o site CARNAVALESCO: “A escola foi fundada através de um time do futebol, e era ali perto da vila, um lugar que tinha para fazer ensaio que chamávamos de Bartinha, na verdade era uma praça que ficava no recorte de um morro e tinha a rua de cima e a rua debaixo, e nosso morro tinha um recorte Platu, e era ali que ensaiávamos. Ensaiamos lá até 87, carnaval de 87 ensaiamos lá, e o Benito morava na rua de cima, na rua Sinésio Rocha e de domingo, vira e mexe ele aparecia no ensaio. Na época ele estava no auge, fazia vários sucessos, tinha programa na Tupi. Então é uma coisa assim, pode ser uma coisa boba né? Mas é uma coisa que tem uma certa ligação, tem algum porquê. Quando falamos de 77, 78, se hoje é complicado para escola de samba, imagina naquela época, e ele foi, ia lá”.
O carnavalesco André Machado contou sobre a ligação e até um bastidor dito por Benito em conversa recente: “O presidente conversando comigo me falou (sobre essa ligação com a Águia) e ele me confirmou. O local onde nasceu a Águia de Ouro, quando ele veio morar para São Paulo logo no início, ele morava de frente, e ele ficava consternado de ver uma galera pequena se reunindo debaixo de chuva, e ele uma vez comentando disse que foi lá ‘vocês tem que ter barracão, tem que ter uma quadra’. Então assim, fazer essa homenagem não é nada por acaso, ele estava presente no início do Águia de Ouro, e isso é bacana, vamos mostrar na avenida”.
Em relação a ligação do Benito com a Águia de Ouro nos anos 70, o intérprete Douglinhas reforçou: “Na verdade, a Águia de Ouro, antes de vir para baixo do Viaduto Pompéia, ela ensaiava no miolo da Pompéia no parquinho, e o Benito quando morava em São Paulo, morava perto do Parquinho, aí ele ia no ensaio, então ele conhece a escola já desde aquela época de 76, 77, então já tinha essa ligação, ou seja, o destino contribuiu para que agora a gente se encontrasse todo mundo”.
Por fim, a diretora de carnaval, Jacque revelou um pouco da ligação e como ele recebeu o enredo: “Ele era nosso vizinho, ele tem muitas histórias, até mesmo com a escola. Ele falou que compadecia toda vez que vinha a gente ensaiando na chuva, e aí ele falava ‘não é possível não, mas essa rapaziada do bem quer fazer ritmo, samba, isso é incrível’. Ele se emocionou bastante, foi muito bom, foi lindo. Hoje ele não está aqui com a gente, pois está fazendo show em Nova Friburgo, na cidade dele, mas muito em breve estará aqui, receber esse amor da nossa comunidade que é uma comunidade maravilhosa que abraçou esse enredo com muita alegria e amor. Então tem tudo para dar certo”.
Quesitos comemoram o enredo e relação do Benito di Paula
Seguindo a linha, a diretora de carnaval comentou como Benito di Paula recebeu o enredo em reunião que durou cerca de quatro horas: ”É a escola que ele viu nascer praticamente, então foi incrível, a reunião foi maravilhosa, ele é muito fofo. Forneceu histórias, a reunião durou cerca de quatro horas, falamos de carnaval, ele contou muita história, ele tem muita história. Trouxe bastante conteúdo para criarmos o projeto, está extremamente feliz. Ele já tem uma idade, recebeu com muito carinho, afeto”.
O intérprete histórico da Águia de Ouro, Douglinhas Aguiar mostrou otimismo e reforçou a responsabilidade em homenagear um dos grandes nomes da música brasileira: “Se viu rapaz, que honra, a gente homenagear Benito di Paula e ele em vida, olha… Para a Pompéia, para o Águia de Ouro foi um presente muito grande que ganhamos. O Benito não podia ter dado um presente melhor para nós, e estamos muito felizes. Segundo Benito, a escola de coração dele é a Império Serrano, e alguns anos atrás ia homenagear ele, e ele não aceitou. Acho que por alguns momentos da carreira, não sei, mas aceitou aqui na Águia de Ouro. Então nos sentimos muito honrados de fazer essa homenagem. Espero que a Águia de Ouro faça essa homenagem à altura do que ele merece, e vamos fazer”.
O carnavalesco André Machado revelou sobre as conversas com o artista e a reação dele em reunião recente para definir o tema: “Uma semana depois que o presidente falou ‘vai ser Benito’, marcou uma reunião com ele na casa dele, fomos muito bem recebidos lá, uma pessoa super humilde. Ele tem até palpites bacanas de contar o enredo através da obra dele, ao invés de ser aquela coisa que todo mundo está acostumado a fazer de contar de uma forma cronológica, disse ‘conta de uma forma com minhas obras, mostra o quanto ela é importante’ e está na boca de todo mundo. Como o palco do Anhembi é nosso palco principal, vamos abrir as cortinas deste palco para ele fazer um grande espetáculo, que vai ser esse desfile”.
Seguindo a mesma linha, o presidente Sidnei ressaltou que o artista lembrou da ligação com a escola e está otimista com a homenagem: “Lembrou, lembrou, uma boa parte da conversa foi sobre isso mesmo, na Sinésio Rocha é praticamente de frente da praça de onde ensaiávamos. Ele recordou algumas coisas, muito legal para aquela época, e isso ajudou muito para optarmos”.
Ligação do Benito di Paula com escolas e possível presença de grandes nomes
O artista que tem vários hinos cantados em quadras de escola de samba, afinal tem canções citando situações do carnaval, como ressaltou o presidente Sidnei em relação a contribuição do Benito: “Material não estou pensando em nada, o que estamos vendo é que tem muito artista que estão contentes com a homenagem, talvez, a gente consiga fazer o espetáculo com vários convidados. Mas isso aí é coisa que está engatinhando nas ideias. Estamos fazendo por merecimento, pela história que ele tem no samba. Mas você vê que várias músicas que citam o carnaval não é só retalhos de cetim. Sempre tem do bloco, meu violão, é um cara que tem ligação direta com nossa cultura do samba e das escolas de samba também”.
Na apresentação do enredo, grandes nomes do carnaval e do samba apareceram no telão felizes com a escolha do enredo, entre eles Neguinho da Beija-Flor, Xande de Pilares, Arlindinho, Ivo Meirelles, Dudu Nobre, Andrézinho (Grupo Molejo), Altair Veloso, Marquinho Sathan. Expectativa de que nomes possam aparecer no desfile, o Xande mesmo citou que quer estar presente.
Quando o Benito terá contato com a comunidade da Águia?
A diretora de carnaval, Jacque Meira, revelou que não foi possível ter Benito di Paula neste dia de lançamento do enredo, mas que já está tudo pronto para receber o homenageado: Quando que o Benito vem para cá: “Ele vem em breve, está fazendo esse show em Nova Friburgo, a pedido da prefeitura de lá se nem me engano, e ele estava até ansioso para estar aqui com a gente, mas acredito que muito em breve estará aqui para receber esse calor que recebemos hoje, flores em vida”.
Chegada do André Machado na Águia de Ouro
Após dois carnavais na Mancha Verde, André Machado faz sua estreia na Águia de Ouro e falou sobre a chegada na agremiação da Pompéia: “Estou muito feliz, recepção foi muito bacana, a repercussão foi ótima. Escola que tenho maior carinho, sou amigo do Sidnei França que já fez carnavais gloriosos. Estou contente pela forma que me receberam, é uma escola muito familiar. Foram três anos da Águia tentando desenvolver esse carnaval do Benito di Paula, cara que eu sempre vi, desde pequeno acompanho o trabalho dele e estou contente, vai ser grandioso, pois ele merece”.
A chegada do carnavalesco André Machado movimentou a escola e era a cada minuto andando com ele pela quadra, uma foto, um abraço, e sua felicidade. A diretora de carnaval Jacque Meira falou sobre o início do profissional: “Que presente, que presente mesmo para a gente. André Machado é um cara maravilhoso, incrível, e está super animado, amou enredo, vocês viram, ficou super empolgado. Já fez muita coisa, pesquisa, olha, André Machado é o cara que vai para cima, estamos felizes também. Acreditamos muito, muito mesmo. É um cara sério, humilde, centrado, focado, feliz, está feliz com a comunidade e feliz de ter chegado aqui no Águia. Então voltamos a falar, quando estamos felizes, o resultado vem naturalmente, então estamos levando tudo com muita felicidade. Desde as contratações, das equipes que estamos montando, até nosso enredo, ver nossa quadra lotada, só agradecer. Estamos comemorando 48 anos de história, de batalha, histórias boas, outras nem tanto, a vida é feita disso mesmo, então estar aqui com nosso povo, comunidade, é motivo de alegria, de gratidão, de verdade”.
Em relação ao samba-enredo
Responsabilidade de homenagear uma lenda e como vai ser samba-enredo segundo Douglinhas Aguiar: “Estamos estudando essa parte, mas de uma coisa tenho certeza, vai ser um grande samba”.
Na última quinta-feira, dia 9 de maio, a agremiação da Pompéia completou 48 anos de história, e comemorou junto com sua comunidade neste dia marcante do lançamento do enredo para 2025.
No dia 18 de maio terá a definição da ordem dos desfiles para o carnaval de 2024, a Águia de Ouro, que ficou na 10ª colocação no último ano, será uma das últimas a escolher sua posição de desfile.