InícioGrupo EspecialGrande RioBaianas da Grande Rio vibram com espetáculo propiciado pela escola na avenida

Baianas da Grande Rio vibram com espetáculo propiciado pela escola na avenida

GR02A ala das baianas, uma das de maior prestígio das Escolas, da Tricolor de Caxias trouxe a representação “Ventou no Canavial”. Um dos principais destaques para a fantasia é que a cana-de-açúcar, Irèké, é um alimento associado à Exu e é muito utilizado em oferendas e rituais específicos. Maria de Fátima, que está em seu primeiro ano pela escola de Caxias após sua promessa de sobreviver à pandemia se concretizar, em entrevista ao site, comentou sua opinião sobre desfilar nesta ala e sobre a fantasia.

“É maravilhoso, nós nos sentimos como se fossemos rainhas. A fantasia está dez, muito bem feita, bem acabada, tecidos de boa qualidade, o que garante a nossa estabilidade como baiana.”

Inspirada em uma narrativa recorrente de terreiros, segundo o qual Exu fuma cachimbo, toca flauta, chupa cana e assovia ao mesmo tempo. Os ventos de Oyá, unidos ao poder de transformar de Exu, possam espalhar por todos os canaviais contemporâneos as chamas da magia capaz de quebrar o medo, a dor, o obscurantismo e a opressão.

Em variações de combinações de cores da escola, as baianas entrelaçadas ao sincretismo presente no samba para saudar Exu enquanto a força que, juntamente com a justiça de Xangô e à intempestividade de Iansã, conduziu milhares de escravizados à lutar pela liberdade. Maria de Fatima Carvalho, desfilante há 8 anos como baiana na Escola, contou, em entrevista para o site, a importância de trazer essa fantasia à Sapucaí.

“Nós somos as colhedoras de cana, da lavoura de cana que faz a cachaça. Exu não é o que o povo fala, Exu é do bem. As pessoas têm que procurar coisas boas, não para ruindade. Se vai procurar a ruindade, Exu faz. Tem que pedir muito, Exu é coisa divina.”, concluiu.

- ads-

Conheça o enredo da Estácio para o Carnaval 2026

A Estácio de Sá anunciou o enredo para o Carnaval de 2026. A escola levará para Sapucaí "Tata Tancredo - O Papa Negro no...

Botafogo Samba Clube anuncia contratação do intérprete Nêgo

A Botafogo Samba Clube contará com a experiência de Nêgo para conduzir a comunidade alvinegra no carnaval de 2026. O intérprete assume o microfone...

Camila Prins não é mais rainha de bateria da Colorado do Brás

A rainha de bateria, Camila Prins, sinônimo de resistência por sua luta LBGTQIAPN+, deixa a Colorado do Brás após vários anos reinando à frente...