Há 22 anos na Liesa, o vice-presidente Hélio Motta conversou com Milton Cunha na abertura da transmissão dos ensaios técnicos na noite de domingo. O dirigente falou sobre o trabalho na Liga. “É uma nova mentalidade na Liga. A gente conseguiu imprimir uma mentalidade mais reformista. Pensando o fora da pista, a experiência do público. As escolas se renovam dentro da pista. Todo ano tem algo novo. A Liesa está tentando fazer o mesmo. Estamos fazendo um grande trabalho operacional para o público ter uma melhor experiência. Para os próximos três anos estamos vendo um crescimento muito bom”, disse.
Em 2022, a novidade é que os desfiles das campeãs, no sábado, será transmitido ao vivo pelo canal Multishow. O vice-presidente da Liga disse que a ação faz parte da estratégia de renovar o público. “O projeto de renovação do público é muito importante. O Multishow conversa muito bem com esse público mais jovem. Será uma pegada mais dinâmica. É um modo da gente ter um teste legal e quem sabe a gente consegue adotar para outros carnavais”, frisou.
Ele respondeu como surgiu o convite para ser vice-presidente da Liesa e falou das novidades. “Fui convidado para fazer parte do novo projeto de mudança da Liesa. Não existia o departamento de marketing. Estava no estatuto, mas não de fato. A gente agora está formatando e envelopando o espetáculo de modo comercial, buscando novas empresas, para darmos mais fôlego financeiro para que todas escolas façam grandes desfiles”.
Hélio Motta contou que o desafio da Liesa no Sambódromo é resolver questões e depois pensar no futuro. “O Sambódromo é muito grande, com grandes entradas. A gente quer normatizar algumas coisas. Por exemplo, reduzimos em 40% toda quantidade de geradores na Sapucaí. Fomos otimizando. Essa é a grande palavra. Primeiro, a gente tem que estabilizar, aprimorar e depois progredir”.
O dirigente elogiou os ensaios técnicos e frisou que a Liesa tem que ouvir cada vez mais os sambistas. “O ensaio técnico é tão bom quanto o carnaval. A gente antecipando montagem pode fazer isso como um segundo carnaval com muito mais força. Está aqui o público que é do samba. Quem consome carnaval o ano inteiro. Temos que pensar mais nesse público. Vejo a Liga como grande porta-voz do sambista. Temos que ouvir mais e saber o que ele quer. Também temos que transformar a Cidade do Samba com calendário. Tudo tem que ter planejamento”.
Por fim, Hélio Motta ressaltou o sucesso da abertura do “Rio Carnaval”, na Cidade do Samba. “A abertura do “Rio Carnaval” foi maravilhosa. O sambista ficou muito contente. Vale a reflexão do que podemos aprimorar em termos de organização. Precisamos criar um calendário cultural para Cidade do Samba”.