Os critérios de julgamento que serão adotados nos desfiles das Escolas do Grupo Especial no Carnaval 2022 serão os mesmos que foram utilizados no último espetáculo, em 2020. A decisão foi tomada pelos presidentes das agremiações, que compõem a plenária da Liesa.
Resultado do Seminário realizado nas últimas semanas, no mesmo auditório, reunindo carnavalescos, diretores de carnaval, julgadores, presidentes e representantes da Imprensa, foram colocadas em votação as principais sugestões de mudanças apresentadas por este colegiado, destacando-se: o fechamento dos envelopes dos julgadores ao final dos desfiles de domingo; a concessão (facultativa) de 0,1 (um décimo) para a escola que o julgador considerasse a melhor entre as melhores no seu quesito, justificando o motivo de sua escolha; e a validade das notas de todos os 45 julgadores, sem descartes. Todas as sugestões foram discutidas, porém nenhuma teve a aprovação da maioria dos presidentes.
“Continuo considerando a iniciativa vitoriosa, pois foi a primeira vez em mais de três décadas, que a Liesa conseguiu reunir especialistas de notório conhecimento para analisar os atuais critérios de julgamento do espetáculo. Várias dessas propostas continuarão criando expectativa e poderão ser aproveitadas em futuros desfiles”, comentou o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.
Logo após a decisão, o coordenador de Julgadores, Júlio César Guimarães, adiantou que a próxima providência será levar para a aprovação do plenário os nomes dos 45 jurados que atuarão nos desfiles de 2022. Afirmou que o Curso de Jurados acontecerá em janeiro, com palestras de fixação de critérios de julgamento, reunindo julgadores e representantes das Escolas – entre eles diretores de carnaval, coreógrafos de comissão de frente e casais de mestres-salas e porta-bandeiras, mestres de bateria, etc.
O plenário considerou justa a sugestão apresentada ela Liesa de hospedar os julgadores e seus acompanhantes em um hotel do Centro da Cidade, nas proximidades do Sambódromo, nas duas noites de desfiles (Domingo e Segunda-Feira de Carnaval). Esta iniciativa evitará grandes deslocamentos dos micro-ônibus designados para levar os jurados em casa, no final dos dois dias de espetáculo.