InícioGrupo EspecialComissão de Cultura do Senado aprova escolas de samba como manifestação da...

Comissão de Cultura do Senado aprova escolas de samba como manifestação da cultura nacional

Ao ler seu relatório sobre a matéria, Paulo Paim disse que não há dúvidas de que as escolas de samba são manifestações de indiscutível importância para a cultura brasileira

Em sessão realizada nesta segunda-feira, em Brasília, a Comissão de Cultura do Senado aprovou o Projeto de Lei PL 256/19, que reconhece as escolas de samba como manifestação da cultura nacional. A matéria ainda será votada no Plenário do Senado.

“Em tempos de tantos ataques a cultura, é importante preservarmos e valorizarmos este patrimônio que são as escolas de samba. As escolas de samba berço de tantas obras primas da cultura popular, e q consolidaram os espaços de afirmação da cultura negra e também do protagonismo das classes populares na cultura”, disse a deputada federal Maria do Rosário (PT).

A ementa do Projeto de Lei explica que ele reconhece as escolas de samba, com seus desfiles, músicas, práticas e tradições, como manifestação da cultura nacional, bem como atribui ao Poder Público a competência de garantir a atividade das escolas de samba e a realização de seus desfiles carnavalescos.

Maria Rosário revelou que o relator, o senador Paulo Paim (PT), indicou que a lei possa se chamar “Lei Nelson Sargento”.

“Uma homenagem muito justa ao baluarte da Mangueira e uma das maiores referências do samba, que nos deixou em maio por complicações da Covid-19”.

Ao ler seu relatório sobre a matéria, Paulo Paim disse que não há dúvidas de que as escolas de samba são manifestações de indiscutível importância para a cultura brasileira. Ele ressaltou ainda a importância das escolas de samba para a economia, com os lucros que geram no Carnaval.

“Como bem destaca a autora desse projeto, o Carnaval é um dos principais elementos que vêm à tona quando se indaga acerca dos símbolos constituintes de nossa cultura: os símbolos de “brasilidade”. As escolas de samba, nesse contexto, e os seus elementos (música, samba, dança, coreografias, desfiles, fantasias e tradição) são componentes imprescindíveis e indissociáveis do que hoje se conhece como Carnaval brasileiro. As escolas de samba surgiram na primeira metade do século passado, na forma de agremiações ou associações culturais. Trata-se de manifestações genuinamente nacionais, fruto da releitura das festas carnavalescas de origem europeia, com a fusão de elementos tropicais, africanos e ameríndios, entre outras manifestações”.

- ads-

Diego Falcão e Laryssa Victória formam o novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Arranco

O Arranco já tem o seu mais novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira! Diego Falcão e Laryssa Victória defenderão o pavilhão azul e...

Wallace Palhares é aclamado presidente da Acadêmicos de Niterói

A azul e branca da cidade sorriso já tem um novo gestor. Wallace Palhares foi aclamado Presidente da Acadêmicos de Niterói é administrará a...

No palco com Madonna! Ritmistas da Viradouro vivem ansiedade de tocar ao lado da ‘Rainha do Pop’: ‘Ficha ainda não caiu’

Sob o comando do músico Pretinho da Serrinha, que montou uma bateria com 20 crianças e jovens integrantes das escolas de samba para se...