InícioSérie OuroSão ClementeCrítica e arte da São Clemente trouxeram uma sátira carnavalizada para Sapucaí

Crítica e arte da São Clemente trouxeram uma sátira carnavalizada para Sapucaí

A São Clemente optou por seguir a interpretação de uma vertente de carnaval para além de uma espaço de manifestação artística, uma oportunidade ampla de manifestação social e política. Se posicionar e assumir um lugar de denúncia, mas claro carnavalizando a ideia. Com o enredo “O Conto do Vigário” desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira a preta e amarela da Zona Sul trouxe um enredo de amplitude temática, desde de uma abordagem mais histórica para o surgimento da atuação dos “vigaristas” como voltada para uma análise crítica do cenário político da sociedade brasileira e de escândalos famosos do mundo atual.

Todas as alas da escola marcaram esta posição de forma contundente, irreverente e com uma linha de crítica em forma de sátira. Dentre as alas que mais afirmaram tais questões estão a “Seu voto por dentadura” que representou a ruína da política nacional que facilmente aceita troca seu voto por reles dentaduras, a “La Garantia Soy Yo” a que retrata a pirataria de produtos muito comercializados no país.

Mara Nascimento, 47 anos, é uma veterana de Sapucaí mas que desfilou pela primeira vez na São Clemente. A estreante desfilou na ala 14, “Seu voto por dentadura”

“O desfile estava perfeito. Era tudo o que queríamos. Criticar com arte e humor. Eu adorei mesmo e achei o melhor enredo. A minha fantasia é bem clara e auto-explicativa, desse povo vendido, que vai atrás de fake news. Eu achei a fantasia ótima, apesar de parecer pouco prática não é mesmo, é bem tranquila de usar. Ela é bem colorida, gostei disso, bem Brasil mesmo em todos os sentidos” contou.

Tatiane Flor, 36 anos, pisou na Avenida pela primeira vez com a São Clemente e integrou a ala 5, denominada “Lote Funerário” e ressaltou a importância da crítica forte do enredo.

“É mesmo uma crítica bem forte tanto do enredo como da nossa fantasia, uma crítica em relação a este momento horrível que estamos passando nesse país. Mesmo com tom de diversão, nós entramos na Avenida para fazer mesmo um protesto. Gostei bastante da fantasia, estava muito bonita e divertida e a proposta também”, explicou.

- ads-

Com amor, festa e aniversário, Estrela do Terceiro Milênio lança enredo para o Carnaval 2025

Por Will Ferreira e Lucas Sampaio O sábado foi de festa no Grajaú. Com um dia de antecedência, a Estrela do Terceiro Milênio comemorou os...

Ei, psiu! Emerson Dias é o novo intérprete da Botafogo Samba Clube

A Botafogo Samba Clube já tem uma nova voz oficial para a sua estreia na Marquês de Sapucaí. Emerson Dias será o intérprete oficial...

Diego Falcão e Laryssa Victória formam o novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Arranco

O Arranco já tem o seu mais novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira! Diego Falcão e Laryssa Victória defenderão o pavilhão azul e...