InícioGrupo Especial‘Samba Didático’: Dos caminhos que a levam à Avenida: Beija-Flor, a ‘Deusa...

‘Samba Didático’: Dos caminhos que a levam à Avenida: Beija-Flor, a ‘Deusa da Passarela’, tomará a rua para si

beijaflor samba2020 2

Por Gabriella Souza

Estrada sem fim. A Beija-Flor se propõe para o Carnaval 2020 retratar a história da humanidade olhando seus passos, desde os nômades e andarilhos ao apogeu das grandes civilizações. A jornada da humanidade passará caminhando pela Avenida do samba em tom de memória, sambando nos devaneios do destino, resgatando suas histórias e se juntando ao povo como dona da rua. Ruas diversas, ruas do mundo, ruas que a história já passou.

O enredo “Se Essa Rua Fosse Minha” conta com a assinatura dos carnavalescos Alexandre Louzada e Cid Carvalho, ambos já obtiveram títulos na azul e branco. A escola aposta na parceria da casa para o carnaval de 2020. Já a obra que irá representar a Beija-Flor na Avenida é dos compositores Magal Clareou, Diogo Rosa, Jlio Assis, Jean Costa, Dario Jr e Thiago Soares.

O site CARNAVALESCO dando continuidade à série de reportagens intitulada “Samba Didático” entrevistou o compositor Júlio Assis, o carnavalesco Cid Carvalho e o diretor de carnaval Dudu Azevedo para saber mais sobre os significados e as representações por trás de alguns versos e expressões presentes no samba da azul e branca nilopolitana. Confira abaixo a análise feita pelos entrevistados de alguns versos e trechos do samba:

‘LAROYÊ INA MOJUBÁ’

“Saudação a Exu” esclareceram o carnavalesco Cid Carvalho e o diretor de carnaval Dudu Azevedo.

‘ADAKÊ EXU ÔÔÔ’

“Uma expressão para saudar Exu”, declarou Júlio Assis.

‘Ô CORRE GIRA QUE A RUA É DO BEIJA-FLOR’

“Caminha que a rua é do pássaro Beija-Flor. É o complemento da saudação a Exu, o que indica que Exu está caminhando pelas ruas, cuidando do caminho do Beija-Flor”, elucidaram Cid Carvalho e Dudu Azevedo.

“Foi bacana essa sacada. Em uma das reuniões, um de nossos parceiros, o Junior Fionda, apareceu com esse ditado antigo e compramos a ideia na hora. Todos acharam o máximo. O “Corre” significa “avisa lá que…”; já o “Corre gira” é para “espalha para todo mundo que…”, completou Júlio Assis.

‘ODARA Ê! REINA FIRME NA ENCRUZILHADA’

“Senhor das ruas, que busca positividade e caminhos abertos para o Beija-Flor”, declarou Cid Carvalho. “Nesse caso estamos dizendo que o bem reina nos caminhos da Beija-Flor” acrescentou Júlio Assis.

‘A VELA QUE ACENDE A DOR QUE SE APAGA’

“Fazer uma oração com fé, pode nos trazer resultados surpreendentes. Tendo fé, quando a vela se acende, a dor se acaba”, disse Júlio Assis.

‘E ÀS VEZES, PERDIDO, EU ME ENCONTRO EM TUAS ASAS, BEIJA-FLOR’

“O amor do nilopolitano. Sempre se encontra no seu refúgio, que se encontra na Beija-Flor”, explicou Dudu Azevedo.

Beija-Flor 2020

Décima primeira colocada no carnaval de 2019, a Beija-Flor irá em em busca, em 2020, de seu décimo quinto campeonato, com o enredo “Se Essa Rua Fosse Minha” dos carnavalescos Alexandre Louzada e Cid Carvalho. A azul e branca nilopolitana será a sexta e última escola a desfilar pela Marquês de Sapucaí na segunda-feira, dia 24 de fevereiro.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...