InícioGrupo EspecialTuiutiAlegoria do Tuiuti compara políticos com animais sujos e traz mascotes de...

Alegoria do Tuiuti compara políticos com animais sujos e traz mascotes de partidos

Por Lucas Lunus

Depois do sucesso do carro dos vampiros de 2018, que criticava os políticos brasileiros os comparando a “chupas sangue”, o Tuiuti mais uma vez trouxe um carro para denunciar as ações dos parlamentares e o envolvimento com corrupção.

Dessa vez, aproveitando o enredo dedicado ao Bode Ioiô, a escola fez alusão a animais repulsivos como ratos e envolvidos com sujeira como os porcos, além de trazer algumas mascotes que tem relação com o símbolo de partidos políticos, como por exemplo o tucano, apelido do PSDB.

A alegoria “A fauna eleitoral”, quarta no desfile da Amarela e Azul de São Cristóvão, fazia referência ao que foi chamado de um zoológico presente nas eleições de 1992 em Fortaleza, o pleito que elegeu o bode. A ideia é criticar o fato de ter existido todo o tipo de animal dentro da política na República Velha e só o bode era impedido de entrar.

Sara Mishuti estava no último carro de 2018 que trazia os políticos como vampiros, o ex-presidente Michel Temer, inclusive. Este ano, compondo o carro da “Fauna eleitoral”, Sara acredita ser válida a crítica aos parlamentares.

“Acho ótimo porque mostra sempre o estado que o país está. Sempre foi assim e continua acontecendo. É o lado mais sujo da nossa sociedade”, aponta.

Outra foliã que desfilou no carro número quatro do Tuiuti, Cátia Oliveira, entende que a crítica bem-humorada feita pela escola pode levar as pessoas a refletirem sobre a situação atual do Brasil.

“Acho interessante essa crítica. Acredito que uma escola como o Tuiuti trazer este tema leva as pessoas a pensarem sobre a corrupção e tudo mais que acontece no país.”

- ads-

Sambistas rasgam elogios ao espetáculo ‘O Som do Morro’, de Patrick Carvalho

Durante a estreia do espetáculo “O Som do Morro”, do coreógrafo Patrick Carvalho, no SESC Copacabana, diversos sambistas estiveram marcando presença e reverenciando o...

Conheça o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Vigário Geral invoca as letras de Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, jornalista descendente de escravizados que jogou luz sobre as frestas da...

Imperatriz Leopoldinense atualiza calendário de concurso de samba-enredo

Com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) indicando que o "calendário do carnaval" será antecipado em um mês, por exemplo, com os...