
A Portela se apresentou neste domingo no Baródromo, o “bar do carnaval”, e transformou o espaço em uma grande celebração azul e branca. A presença expressiva de portelenses lotou o estabelecimento e mostrou a força de uma comunidade apaixonada, que acompanha a escola por onde passa. Entre canto forte e muita animação, o encontro foi marcado pela emoção de apresentar o samba de 2027 a um público que já demonstra intimidade com a obra. A bateria “Tabajara do Samba” foi um dos grandes destaques da apresentação e levantou o público com a força de sua batucada.
O encontro também reforçou a importância de levar o samba para além dos ensaios e dos espaços tradicionais das escolas, aproximando a obra de diferentes públicos e antecipando o clima do carnaval. Para o intérprete Bruno Ribas, a recepção do público representa a própria essência do samba: uma manifestação cultural que nasce e cresce no contato com as pessoas. O cantor destacou que a apresentação no Baródromo deu ainda mais dimensão à obra portelense.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
“O samba é da rua e a rua faz a coisa movimentar, faz tudo crescer. Hoje, aqui no Baródromo, esse samba tomou uma proporção imensurável e tomará conta do Brasil. A responsabilidade do evento de hoje não é nossa, é do povo que está aqui”, afirmou.

A presença da Portela também foi celebrada pelo diretor de carnaval, Dudu Falcão, que destacou a oportunidade de apresentar o trabalho da escola a diferentes públicos, unidos pela paixão pelo carnaval. Para o dirigente, o encontro teve um significado especial por reunir pessoas que valorizam a cultura do samba.
“É um momento mágico estar hoje aqui. Este momento nos permite apresentar o samba da Portela para vários tipos de pessoas diferentes, mas todas elas que amam carnaval. Aqui temos pessoas que de fato valorizam a nossa cultura e é muito especial ter essa oportunidade de retribuir com a Portela. Para 2027, a expectativa é a melhor possível. Estamos ensaiando muito para fazer um ótimo carnaval”, declarou.

O presidente da Portela, Junior Escafura, também ressaltou a força da torcida portelense e a capacidade de mobilização da comunidade. Segundo o dirigente, a presença expressiva no Baródromo já se tornou uma marca das visitas da escola ao estabelecimento e demonstra o alcance da agremiação entre os apaixonados pelo carnaval.
“A importância desse encontro é muito grande. Toda vez que a Portela vem ao Baródromo é isso aqui: lotado! Não tem espaço para nada. Isso mostra a força da Portela, como tem uma torcida apaixonada que a acompanha onde quer que ela vá. Nossa escola tem realizado feijoadas e lotamos o Jockey Club no mês passado com 5 mil pessoas no local. Isso mostra a força da Portela e a quantidade de torcedores espalhados. Em 2027, vamos fazer um grande carnaval. Estamos em um trabalho diário e o samba já está na boca do povo”, afirmou.

A movimentação no Baródromo também foi vista como parte da preparação para o próximo desfile. Com o lançamento do álbum oficial, a apresentação permitiu que a escola sentisse de perto a resposta dos sambistas à obra escolhida para 2027. O mestre de bateria, Vitinho, destacou a importância de ocupar esse tipo de espaço e manter o contato direto com o público.
“Aqui é a bolha do carnaval, o pré-carnaval já começa aqui. As pessoas vêm curtir a resenha do carnaval com os amigos. Então, é de extrema importância a Portela estar aqui com o público. Não tinha como faltar esse ambiente, ainda mais após o lançamento do álbum”, explicou.

Portela mira retomada no Carnaval 2027
Além da celebração, a apresentação também serviu para reafirmar os objetivos da escola para o próximo desfile. Vitinho reconheceu que o resultado de 2026 ficou abaixo das expectativas da agremiação, mas ressaltou que a experiência serviu de aprendizado para o planejamento da temporada seguinte.

“O carnaval de 2026 não foi como imaginamos, porém tudo é aprendizado. É muito ruim passar por isso, mas vamos mudar e superar. Estamos com um planejamento melhor. Em 2027, estamos mais maduros e vamos apresentar um samba perfeito, da forma como o povo merece”, declarou.
A confiança no trabalho também foi reforçada pelo presidente Escafura e pelo diretor de carnaval Dudu Falcão, que destacaram a preparação diária e a expectativa de construir um grande desfile. Enquanto os ensaios avançam, a escola segue aproveitando encontros como o do Baródromo para fortalecer a relação com a torcida e ampliar a circulação do samba.
Mais imagens do evento











