InícioEspecialKikito de Ouro de Ruth de Souza marca a passagem da bateria...

Kikito de Ouro de Ruth de Souza marca a passagem da bateria da Santa Cruz pela avenida

Por Juliana Cardoso

Com o enredo “Ruth de Souza – Senhora Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós”, a Acadêmicos de Santa Cruz levou para a avenida uma grande homenagem à atriz Ruth de Souza, um dos ícones da dramaturgia brasileira. A bateria da verde e branca da zona oeste carioca cruzou a Marquês de Sapucaí representando o prêmio Kikito de Ouro, um dos mais importantes no mundo do cinema e conquistado pela atriz em 2004, no Festival de Cinema de Gramado.

O festival tem como objetivo levantar discussões no campo cinematográfico. Na época, Ruth conquistou o prêmio de ouro por sua atuação no filme “As Folhas do Vento”, dirigido por Joel Zito Araújo. Além das premiações recebidas, ela também foi a primeira mulher negra a protagonizar uma novela nas telinhas e a primeira atriz negra a estar em um espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Neste sentido, o mestre Riquinho, que comandou a bateria da verde e branca de Santa Cruz nesta sexta-feira de carnaval, comemorou a homenagem da escola a uma artista de tamanho prestígio. Para ele, os carnavalescos da agremiação são muito merecedores deste reconhecimento.

O ritmista Júlio Porto, que toca tamborim, ainda lembrou a garra da escola em desfilar debaixo de temporal. “Mesmo com a chuva, as agremiações se entregaram e se esforçaram para fazer o melhor carnaval do Rio de Janeiro. Eu daria o ‘Óscar do carnaval’ para o Cahê Rodrigues, que está fazendo um trabalho bem bonito, mesmo com as dificuldades da Santa Cruz. Todos sabem que trabalhar no acesso é bem diferente de se trabalhar no grupo especial. Com os poucos recursos que temos, ele está fazendo um bom trabalho!”, elogiou.

Já outros integrantes da escola apontam a Ruth como merecedora do “Óscar do carnaval”. Segundo a ritmista Jack Cruz, não é à toa que a atriz virou enredo. “É uma honra realizar um desfile com a participação dela, que veio no abre-alas da escola, deixando o trono preparado para ela de lado e participando do desfile em sua cadeira de rodas”, disse ela sobre Ruth, que foi aplaudida pelo setor 1 da Sapucaí.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...